quarta-feira, 9 de junho de 2010

705 - INVASÕES BÁRBARAS

História do Mundo Home | Cursos Online | Publicidade | Fale Conosco | Escola Kids | BuscaBusca: Artigos
Curiosidades
CronologiaPré-História

Idade Antiga

Idade Média

Idade Moderna

Idade Contempôranea

História Infantil

CivilizaçõesÁrabe

Assíria

Asteca

Babilônia

Cartaginês

Celta

Chinesa

Egípcia

Fenícia

Francesa

Germânica

Grega

Inca

Inglesa

Indiana

Japonesa

Maia

Olmeca

Persa

Rapa-Nui

Romana

Russa

Suméria

Turca

Viking

História do Mundo » Idade Antiga » Invasões Bárbaras
Invasões Bárbaras

Invasões bárbaras, processo que encerra a Idade Antiga.

A desordem política e a disseminação do cristianismo foram dois fatores que, somados às Invasões Bárbaras, foram responsáveis pela crise do Império Romano. Esse processo de ocupação foi realizado pelos bárbaros, povos que eram assim chamados pelos romanos por viverem fora dos territórios do Império e não falarem latim. Foi com a introdução das tradições dos bárbaros, também chamados germânicos, que o mundo feudal ganhou suas primeiras feições.

Habitando as regiões fronteiriças ao Império Romano, os povos bárbaros foram penetrando os territórios de Roma em um processo lento e gradual. Inicialmente, dado o colapso da estrutura militar e as constantes guerras civis, os imperadores romanos realizavam acordos, pelos quais os bárbaros ganharam o direito de habitar essas regiões. Em troca, eles defendiam a fronteira da invasão de outros povos. Esses primeiros bárbaros, incorporados ao mundo romano, ficaram conhecidos como federados.

Somente nos séculos IV e V que esse processo de invasão ganhou feições mais conflituosas. Com a pressão exercida pelos tártaro-mongóis (hunos), os povos bárbaros começaram a intensificar o processo de invasão do Império Romano. Entre os principais povos responsáveis pela fragmentação do Império podemos destacar os visigodos, ostrogodos, anglo-saxões, francos, suevos e turíngios. Com a invasão dos hérulos, em 476, houve a deposição do último imperador romano, Rômulo Augusto, que já tinha descendência germânica.

O processo das invasões bárbaras foi de grande importância para que o Império Romano e seu conjunto de valores e tradições passassem por um processo de junção com a cultura germânica. Dessa maneira, a Idade Média, além de ser inaugurada pelo estabelecimento dos reinos bárbaros, também ficou marcada pela mistura de instituições e costumes de origem romana e germânica.

Idade Antiga


História do Mundo
História do Mundo © Copyright Portal BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévio da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais. Veja Também: História do Brasil | Vestibular


TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASILESCOLA.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas