terça-feira, 8 de junho de 2010

694 - DALMÁCIA (ESTADO TAMPÃO)

Portal Vermelho Brasil, terça-feira,
08 Junho 2010Cadastre-se UF EX AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO Enviar
Fale conosco Quem somos RSS Todas Notícias Índice Página Inicial América Latina Brasil Cultura Economia Geral Mídia Movimentos Mundo Partido Vivo Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Paraíba Paraná Pará Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins Especiais do Vermelho Especial Construcao Civil Especial Copa 2010 Hip-Hop a Lápis Prosa @ Poesia Rádio Vermelho Trabalho Escravo Buscar Cadernos Estaduais
TV VermelhoRadio VermelhoMais conteúdo
Galeria de Imagens Biblioteca Marxista Linha do Tempo Hip-Hop a Lápis Prosa@Poesia Fala Povo Logotipo do Vermelho Manual da Redação Manifesto Vermelho Quem Somos Anuncie Vermelho Anterior Revista Princípios PCdoB - www.pcdob.org.br Alagoas: Bomfim (PCdoB) será candidato da base de Lula ao Senado
PCdoB lança nota sobre anticomunismo na Polônia




--------------------------------------------------------------------------------

Parceiros




Anterior Pausa Próxima 20h25Miguel Página Inicial >> Mundo A A A Mundo
26 de Novembro de 2009 - 15h39
Em 1918, Montenegro aprovava unificação com Sérvia
Em 26 de novembro de 1918, depois de encerrada a Primeira Guerra Mundial, a assembléia nacional de Montenegro aprovou uma moção para unificar o pequeno principado balcânico ao vizinho maior, o Reino da Sérvia. Nasceu naquele momento a semente da união de nações eslavas dos Bálcãs que viria a ser a Iugoslávia.

Por Pedro Aguiar, para o Opera Mundi
Montenegro foi um dos menores estados independentes no Leste Europeu e um dos mais antigos, atravessando séculos como nação soberana, desde a Idade Média. Nasceu da Dúclia, uma antiga província greco-romana que recebeu independência do Império Bizantino em 1042. O principado montanhoso - cujo nome faz referência aos picos ricos em minérios, como carvão - resistiu aos turcos e, mesmo anexado ao Império Otomano, manteve certa autonomia na condição de Estado vassalo. Recuperou a plena independência no mesmo ano que a Sérvia, em 1878.

O país sempre esteve estreitamente ligado à Sérvia. Em verdade, o próprio povo de Montenegro é sérvio (não existindo algo como "etnia montenegrina"), o idioma é sérvio (ou servo-croata) e a religião é o cristianismo ortodoxo da Igreja Ortodoxa Sérvia. Assim, a unificação com a vizinha maior, proposta dentro do movimento pan-eslavista da Belle Époque, parecia natural.

A dinastia reinante, da Casa de Petrovic, era composta por uma curiosa linhagem de príncipes-bispos (no termo local, "vladika") ao mesmo tempo seculares e clericais. O último rei, Nicolau I, casou sua filha Zorka com o rei Pedro I da Sérvia, selando assim a união entre as famílias reais. Seu filho e herdeiro, Danilo, não lhe deu netos. A sucessão, desta forma, levaria inevitavelmente à união das duas monarquias.

Durante a Primeira Guerra, que começou justamente com o ataque da Áustria-Hungria à Sérvia, Montenegro foi aliado de primeira hora do reino vizinho, e chegou a ser invadido e devastado pelos austríacos. Com o final do conflito, o país tinha poucas condições de se sustentar economicamente. Por outro lado, a Sérvia precisava de uma saída para o mar, o que Montenegro poderia proporcionar. Além disso, ganhava força a idéia de unificação das nações eslavas, o que soou particularmente interessante para os aliados vencedores como forma de punir os impérios centrais derrotados, Áustria-Hungria e Otomano. Assim, ao redesenharem o mapa europeu no Tratado de Versalhes, criaram um país-tampão entre os dois impérios, unificando os povos eslavos antes separados. Nasceria ali a "terra dos eslavos do sul", ou Iugoslávia (do radical 'iug', que significa "sul" nas línguas eslavas).

A unificação no novo país, sob a coroa do rei da Sérvia, foi aprovada democraticamente em cada região. Em Montenegro, os parlamentares se reuniram em 26 de novembro de 1918 na assembléia de Podgorica, a capital, e aprovaram por aclamação a anexação ao governo de Belgrado. Aos poucos, à união de Montenegro com a Sérvia, foram-se juntando a Croácia, a Eslovênia, a Dalmácia, a Voivodina e a mais diversificada das regiões balcânicas: a Bósnia.

Montenegro ficou como província no Reino da Iugoslávia, considerada uma extensão do território etnicamente sérvio. Apenas ganhou um contorno e uma identidade nacional específica com o fim da Segunda Guerra, quando o regime socialista de Josip Broz Tito redividiu a Iugoslávia internamente e transformou cada nação em uma república federada. Montenegro passou a existir internamente em pé de igualdade com os demais entes federados. Como símbolo dessa gratidão, o nome de Podgorica foi alterado para Titogrado.

Quando a Iugoslávia começou a se dissolver, em 1991, Montenegro foi a única das repúblicas onde a separação não foi nem cogitada. O longo e violento processo de desintegração federal durou toda a década de 1990, até 1999, quando a Iugoslávia foi bombardeada pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e perdeu o controle sobre o Kosovo (província sérvia de maioria étnica albanesa).

Em 2003, uma solução patrocinada pelo então secretário-geral da Otan, Javier Solana, alterou o estatuto federal da Iugoslávia para uma confederação efêmera entre as duas repúblicas restantes: Sérvia e Montenegro.

Em maio de 2006, após resistir incólume às sangrentas guerras civis que assolaram a Iugoslávia, Montenegro votou num plebiscito para deixar a confederação e voltar a ser independente, após quase 90 anos. Um dos países mais antigos da Europa passava então a ser o mais jovem.

0 comentários
Voltar Comente este artigo Imprimir Enviar para alguém Seções / NotíciasBrasilMídiaEconomiaAmérica LatinaMovimentosMundoGeralCulturaPartido Vivo

Notícias relacionadas a:> História do século 20
20/04/2010
19h46 Tiradentes e a atualidade da Questão Nacional

16/04/2010
15h46 História: Lenin volta do exílio para organizar Revolução

03/03/2010
16h09 Obra recupera análises de Mariátegui sobre o fascismo

16/01/2010
15h55 Iphan vai preservar locais por onde a Coluna Prestes passou

10/01/2010
21h57 Única irmã viva de Lampião comemora 100 anos em SP

Mais textos
Últimas Notícias:08 / 06 / 2010
20h46 EUA pressionam por aprovação de sanções contra Irã

20h25 Miguel Jorge: investimento industrial cresceu 133% no trimestre

20h16 Alarmismo contra crescimento visa justificar nova alta dos juros

19h54 Chico Lopes destaca popularidade de Lula no Ceará

19h26 Aldo Rebelo apresenta razões para mudar Código Florestal

19h04 "Um país sem cinema é como um povo sem eletricidade"

17h41 Exército de Israel vai "investigar" ataque a frota humanitária

17h39 Sky desata campanha de mentiras aos clientes para barrar o PL 29

17h37 Inflação desacelera em maio, segundo pesquisa do Diesse

17h30 Brasil e Argentina terão satélite binacional

Mais notícias





COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas