terça-feira, 8 de junho de 2010

683 - DÁCIA ROMANA

Anuncie Fale Conosco Indique o Portal Home Cultura da Romênia << voltar Cultura da Romênia







Arte e Cultura da Romênia
A Romênia atual tem estado habitada desde tempos remotos, a prova são os machados de silex encontrados na zona dos Cárpatos, entre os rios Arges e Olt e que datam de aproximadamente 600 mil anos, assim como as pinturas rupestres das grutas próximas a Cuciulat e que segundo se conta são do ano 10.000 a.C.

Arquitetura
Se algo pode caracterizar a Romênia no relativo a sua arquitetura é a profusão de igrejas e mosteiros (muitos são construídos por Estaban o Grande).

Entre as construções mais relevante, dada sua antigüidade, destacam as pequenas igrejas dos século XI e XII de Tara Hategului e que representam admiráveis exemplos de uma arquitetura de dimensões modestas. A Igreja de Streisangeorgiu, parece ser a mais velha construção de muralha que se conserva no país. Seu volume, de uma simplicidade perfeita, contem uma nave sobre a que se eleva uma torre campanário e um pequeno altar no que ainda se conservam fragmentos da pintura original que data do ano 1313.



As igrejas de Santamarie Orlea e a Igreja de Steri, ambas edificadas ao redor do ano 1279, apresentam umas dimensões reduzidas e distinguem-se por ter a nave separada do altar e a torre campanário, situada na entrada, é de uma clara influência românica. Porém, é a pequena Igreja de Densus uma das construções mais interessantes do país e a que melhor representa a arquitetura de aquela época.

Construída no século XIII, com a pedra extraída das ruínas da antiga capital da dacia Romana, possui umas dimensões modestas, coroadas por uma torre central. Ainda podem ver-se fragmentos de pedras romanas esculpidas, sobretudo nas muralhas exteriores, enquanto que no interior ainda se conservam partes da pintura mural do século XV. Estes detalhes fazem com que o templo seja uma das mostras mais representativas das construções de culto bizantino.

Por outro lado, na região de Transilvânia e dado que a madeira é o principal elemento de construção, muitas das antigas edificações não sobreviveram ao passo do tempo. Porém, os templos que chegaram a nossos dias, sofreram remodelações. Entre as igrejas de madeira mais relevantes encontram-se as de Marmures, ao longo dos vales dos rios Iza, Mara e Covsau, as igrejas de Cuhea, Leud, Sieu, Barsana, Budesti Susania ou Glod e na zona de Chosaru, as igrejas de Calinesti e Glod.

Estaban o Grande
Estaban o Grande, príncipe de Moldavia entre 1457 e 1504, junto a Miguel o Valente foram uns dos mecenas das artes mais importantes de Romênia. Sob seu patrocínio e impulso se desenvolveu em Moldavia uma atividade construtiva de grande amplitude.

Não só foram os mosteiros fortificados que constituíam um conjunto defensivo, nem as construções tão imponentes como o Castelo de Bran, perto de Brasov o que diferenciou a Estaban o Grande, e sim as mais de 30 igrejas construídas sob seu mandato o que lhe outorgou o respeito e o título de mecenas da arquitetura e a arte de Moldavia.

A Igreja de Patrauti (1487), a primeira das fundações do príncipe, anuncia o novo estilo caracterizado pelas reduzidas dimensões mas de remarcáveis proporções. O volume, abarcando segundo o modelo bizantino "pronaos" e "naos" com absides laterais e altar, é coroado por um precioso telhado alto. Os arcos, ao sesgo, que sustentam e lançam a torre, passariam a formar parte do repertório da arquitetura de Moldavia.



Outro exemplo significativo é a Igreja de Sf.Ille, perto de Suceava (1488) que apresenta as muralhas sustentadas por contrafortes maciços e um especial tratamento da fachada na que os nichos de tijolo alternam com zonas cobertas.

Porém, uma das mais interessantes construções patrocinadas por Estaban é a Igreja do mosteiro de Neamt, na que às zonas rituais se lhes acrescenta um corredor fechado e uma "gropnita", espaço entre pronaos e naos, destinado às túmulos do fundador e de sua família. Coberto por cores policromos elegantes, este exemplo de arquitetura representa a sínteses da arte construtiva da época. Destacan, ademais, as igrejas de Vaslui (1490), Bacau (1491), Harlau (1492) ou a de Dorohoi (1495).

Cabe mencionar, por outro lado, as famosas Igrejas Pintadas no exterior como as de Arbora, Probota, Humorou Voronet, nas que, esplendidas pinturas vissem a totalidade das paredes exteriores, ilustrando cenas da bíblia.



Finalmente deve-se dizer que João de Hunedoara, que governava Transilvânia na época de João de Arco, reconstruiu o castelo de Corvin, perto de Deva, com uma arquitetura grandiosa. As modas do Renascimento e do barroco, importadas de Áustria, foram adaptadas a uma realidade romêna, principalmente pelo governante de Valáquia o Príncipe Constantim Brancoveanuem no século XVII, quem deu seu nome ao estilo ilustrado por seu próprio palácio Brancoveanu, perto de Bucarest. No ano de 1778 o Barão Samuel Brukentha, governador de Transilvânia começaria a construção de um palácio barroco em Sibiu, reunindo uma coleção de arte. Um século depois, o rei Carlos edificaria o Castelo de Peles em Sinaia.

Música
Os instrumentos musicais tradicionais de Romênia incluem o "cimpoi" (gaita), o "cobza" (um laúd com a forma de pêra), o "nai" (espécie de flauta de pão), diversas flautas como a ocarina, fabricada em cerâmica e a "tilinca" (particular flauta sem orifícios para os dedos). Porém, o violino é o instrumento folclórico mais popular de Romênia.

A "doina" é uma canção de amor improvisada, uma espécie de blues que incorpora temas sociais ou românticos. Em cambio, a "balada" é uma canção coletiva em onde se narram histórias de diferente conteúdos, principalmente de caracter histórico.

Nas danças populares os casais podem dançar em círculos, semi círculos ou bem, em linha. No "sirba", os homens e as mulheres dançam a ritmos rápidos em círculos muito próximos com as manos sobre os ombros da pessoa que encontra-se a seu lado. O "hora" é outra das danças em círculos que se desenvolvem de forma muito rápida, enquanto que no "briu" ou a "dança do cinto", os dançantes formam uma fila segurando-se na cintura.



A música moderna dos ciganos tem absorvido muitas influências e é freqüente encontrar-se aos músicos profissionais tocando por qualquer lugar. É também muito comum ver aos "lautari", que não são outra coisa mais que músicos, tocando nos casamentos, aniversário, batismos ou nos funerais. A música da região de Transilvânia, onde há mais presença húngara, é muito mais solene e seria.

Esportes na Romênia


Futebol
O futebol é o esporte mais popular na Romênia. O futebol por ser muito popular no mundo, cria constantemente heróis nacionais. Um do mais conhecidos é Gheorghe Hagi. A equipe romanian do soccer tornou-se famosa após a Copa Mundial de 1994 nos EUA, quando alcançou as quartas de final. As equipes do clube mostraram também um bom desempenho internacional, culminado que em 1986 o Steaua Bucareste ganhou a Copa Européia de Campeões. Muitos jogadores romenos estão atuando agora no exterior, na Italia, na Espanha, na Inglaterra ou nos Países Baixos.

Ginástica
O Mundo recorda ainda Nadia Comaneci, a famosa ginasta romena que ganhou a medalha de ouro olímpica nos Jogos Olímpicos de 1976 em Montreal, marcando a primeira nota 10 na história dos jogos. O sucesso de Nadia abasteceu os sonhos das centenas da juventude romenas. Desde então Romênia esteve sempre no alto do ranking das ginastas no mundo. Recentemente, os nomes como Lavinia Milosovici fizeram também história. A concentração das ginastas romenas é na cidade de Deva.

NADIA COMANECCI


Da noite para o dia a romena se transformou em sensação mundial, graças ao brilhante desempenho conseguido nos Jogos Olímpicos de Montreal, no Canadá. Era o ano de 1976 e o mundo começava a se acostumar a acompanhar os embates olímpicos pela televisão, agora totalmente a cores e transmitindo as competições ao vivo. A diminuta garotinha assombrou o mundo com a sua intimidade nas barras assimétricas e paralelas. Era impressionantes seus vôos, seus movimentos precisos, sua audácia e destemor. Sua exibição no cavalo com alças arrancou aplausos e suspiros da multidão. Nádia Comanecci, então com 14 anos, foi a primeira ginasta a tirar a nota máxima, dez. Seus movimentos seguros e a total intimidade com que se exibia perante o ginásio lotado, lhe garantiram quase todas as manchetes dos jornais e noticiários de televisão do dia seguinte.

Sua imagem de garotinha frágil ajudou a conquistar o público. Mas toda movimentação em torno de sua figura não era nenhuma novidade para ela. Um ano mais tarde, Nádia já havia surpreendido os europeus ao conquistar quatro importantes medalhas de ouro no campeonato continental. Poucos são aqueles que tiveram a oportunidade de assisti-la no auge de sua forma física e desempenho que poderão esquecer seu excepcional talento. Durante três anos Nádia manteve a boa forma física e tornou-se figura quase que obrigatória em todos os grandes torneios e apresentações da modalidade. Na época, a pequena Nádia representava as cores de um país comunista. E isso também ajudava para aumentar ainda mais o interesse sobre ela.

Fonte: Livro 1000 esportistas do século

Caiaque e Canoagem
Por muitos anos a Romênia teve uma das melhores equipes de caiaque e canoagem no mundo. Os maiores sucessos foram com o múltiplo campeão olímpico Ivan Patzaikin.

Tênis
Os jogadores Ilie Nastase e Tiriac foram os primeiros jogadores romenos de tênis a receber a atenção internacional. Após seu sucesso, representaram a Romênia na Copa Davis tornando-se hoje um esporte muito popular no País. Atualmente, muito de nossos atletas ou tem conservado, ou tem melhorado seu ranking de posições na avaliação da ATP.

Fonte: www.consuladoromenia.com.br

Cultura da Romênia






Arte e Cultura da Romênia
A Romênia atual tem estado habitada desde tempos remotos, a prova são os machados de silex encontrados na zona dos Cárpatos, entre os rios Arges e Olt e que datam de aproximadamente 600 mil anos, assim como as pinturas rupestres das grutas próximas a Cuciulat e que segundo se conta são do ano 10.000 a.C.

Arquitetura
Se algo pode caracterizar a Romênia no relativo a sua arquitetura é a profusão de igrejas e mosteiros (muitos são construídos por Estaban o Grande).

Entre as construções mais relevante, dada sua antigüidade, destacam as pequenas igrejas dos século XI e XII de Tara Hategului e que representam admiráveis exemplos de uma arquitetura de dimensões modestas. A Igreja de Streisangeorgiu, parece ser a mais velha construção de muralha que se conserva no país. Seu volume, de uma simplicidade perfeita, contem uma nave sobre a que se eleva uma torre campanário e um pequeno altar no que ainda se conservam fragmentos da pintura original que data do ano 1313.

As igrejas de Santamarie Orlea e a Igreja de Steri, ambas edificadas ao redor do ano 1279, apresentam umas dimensões reduzidas e distinguem-se por ter a nave separada do altar e a torre campanário, situada na entrada, é de uma clara influência românica. Porém, é a pequena Igreja de Densu uma das construções mais interessantes do país e a que melhor representa a arquitetura de aquela época. Construída no século XIII, com a pedra extraída das ruínas da antiga capital da dacia Romana, possui umas dimensões modestas, coroadas por uma torre central. Ainda podem ver-se fragmentos de pedras romanas esculpidas, sobretudo nas muralhas exteriores, enquanto que no interior ainda se conservam partes da pintura mural do século XV. Estes detalhes fazem com que o templo seja uma das mostras mais representativas das construções de culto bizantino.

Por outro lado, na região de Transilvânia e dado que a madeira é o principal elemento de construção, muitas das antigas edificações não sobreviveram ao passo do tempo. Porém, os templos que chegaram a nossos dias, sofreram remodelações. Entre as igrejas de madeira mais relevantes encontram-se as de Marmures, ao longo dos vales dos rios Iza, Mara e Covsau, as igrejas de Cuhea, Leud, Sieu, Barsana, Budesti Susania ou Glod e na zona de Chosaru, as igrejas de Calinesti e Glod.

Estaban o Grande
Estaban o Grande, príncipe de Moldavia entre 1457 e 1504, junto a Miguel o Valente foram uns dos mecenas das artes mais importantes de Romênia. Sob seu patrocínio e impulso se desenvolveu em Moldavia uma atividade construtiva de grande amplitude. Não só foram os mosteiros fortificados que constituíam um conjunto defensivo, nem as construções tão imponentes como o Castelo de Bran, perto de Brasov o que diferenciou a Estaban o Grande, e sim as mais de 30 igrejas construídas sob seu mandato o que lhe outorgou o respeito e o título de mecenas da arquitetura e a arte de Moldavia.

A Igreja de Patrauti (1487), a primeira das fundações do príncipe, anuncia o novo estilo caracterizado pelas reduzidas dimensões mas de remarcáveis proporções. O volume, abarcando segundo o modelo bizantino "pronaos" e "naos" com absides laterais e altar, é coroado por um precioso telhado alto. Os arcos, ao sesgo, que sustentam e lançam a torre, passariam a formar parte do repertório da arquitetura de Moldavia. Outro exemplo significativo é a Igreja de Sf. Ille, perto de Suceava (1488) que apresenta as muralhas sustentadas por contrafortes maciços e um especial tratamento da fachada na que os nichos de tijolo alternam com zonas cobertas. Porém, uma das mais interessantes construções patrocinadas por Estaban é a Igreja do mosteiro de Neamt, na que às zonas rituais se lhes acrescenta um corredor fechado e uma "gropnita", espaço entre pronaos e naos, destinado às túmulos do fundador e de sua família. Coberto por cores policromos elegantes, este exemplo de arquitetura representa a sínteses da arte construtiva da época. Destacan, ademais, as igrejas de Vaslui (1490), Bacau (1491), Harlau (1492) ou a de Dorohoi (1495). Cabe mencionar, por outro lado, as famosas Igrejas Pintadas no exterior como as de Arbora, Probota, Humorou Voronet, nas que, esplendidas pinturas vissem a totalidade das paredes exteriores, ilustrando cenas da bíblia.

Finalmente deve-se dizer que João de Hunedoara, que governava Transilvânia na época de João de Arco, reconstruiu o castelo de Corvin, perto de Deva, com uma arquitetura grandiosa. As modas do Renascimento e do barroco, importadas de Áustria, foram adaptadas a uma realidade romêna, principalmente pelo governante de Valáquia o Príncipe Constantim Brancoveanuem no século XVII, quem deu seu nome ao estilo ilustrado por seu próprio palácio Brancoveanu, perto de Bucarest. No ano de 1778 o Barão Samuel Brukentha, governador de Transilvânia começaria a construção de um palácio barroco em Sibiu, reunindo uma coleção de arte. Um século depois, o rei Carlos edificaria o Castelo de Peles em Sinaia.

Música
Os instrumentos musicais tradicionais de Romênia incluem o "cimpoi" (gaita), o "cobza" (um laúd com a forma de pêra), o "nai" (espécie de flauta de pão), diversas flautas como a ocarina, fabricada em cerâmica e a "tilinca" (particular flauta sem orifícios para os dedos). Porém, o violino é o instrumento folclórico mais popular de Romênia.

A "doina" é uma canção de amor improvisada, uma espécie de blues que incorpora temas sociais ou românticos. Em cambio, a "balada" é uma canção coletiva em onde se narram histórias de diferente conteúdos, principalmente de caracter histórico.

Nas danças populares os casais podem dançar em círculos, semi círculos ou bem, em linha. No "sirba", os homens e as mulheres dançam a ritmos rápidos em círculos muito próximos com as manos sobre os ombros da pessoa que encontra-se a seu lado. O "hora" é outra das danças em círculos que se desenvolvem de forma muito rápida, enquanto que no "briu" ou a "dança do cinto", os dançantes formam uma fila segurando-se na cintura.

A música moderna dos ciganos tem absorvido muitas influências e é freqüente encontrar-se aos músicos profissionais tocando por qualquer lugar. É também muito comum ver aos "lautari", que não são outra coisa mais que músicos, tocando nos casamentos, aniversário, batismos ou nos funerais. A música da região de Transilvânia, onde há mais presença húngara, é muito mais solene e seria.

Fonte: www.rumbo.com.br

Cultura da Romênia






A população romena tem o costume de freqüentar feiras em vez de ir às lojas. Essas feiras são geralmente artesanais. A Roménia é um país com um grande número de castelos, sendo alguns constituídos de madeira e muito bem conservados ao longo dos séculos. Esses castelos atraem muitos turistas durante todo o ano. O castelo mais visitado é o famoso Castelo de Bran onde, segundo a tradição, viveram o Conde Drácula e Elisabeth Bathory.

Fonte: pt.wikipedia.org
Home Cultura da Romênia << voltar Europa
Albânia
Alemanha
Andorra
Armênia (*)
Áustria
Azerbaijão (*)
Bielorrússia
Bélgica
Bósnia e Herzegovina
Bulgária
Cazaquistão (*)
Chipre (*)
Croácia
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Escócia
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Geórgia (*)
Hungria
Irlanda
Irlanda do Norte
Inglaterra
Islândia
Itália
Letônia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Moldávia
Mônaco
Montenegro
Noruega
Países Baixos
País de Gales
Polônia
Portugal
Reino Unido
República Tcheca
Romênia
Rússia (*)
Turquia (*)
São Marinho (San Marino)
Sérvia
Suécia
Suíça
Ucrânia
Vaticano
(*) Países que podem ser classificados também em outros continentes (transcontinentais)



COPYRIGHT RESERVADO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas