segunda-feira, 7 de junho de 2010

650 - QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO

Principal Cursos Online Contato Empregos Livros
--------------------------------------------------------------------------------
InfoEscola » Literatura » Livros »
Declínio e Queda do Império Romano
Por Ana Lucia Santana

A grandiosa obra Declínio e Queda do Império Romano – no idioma inglês, The History of the Decline and Fall of the Roman Empire -, escrita pelo historiador britânico Edward Gibbon, foi lançada entre 1776 e 1778, em seis livros. Esta publicação se transformou imediatamente em um clássico do gênero. Até hoje é considerada um marco inaugural na historiografia moderna.

Ela aborda três importantes eras da história de Roma. A primeira enfoca os governos de Trajano e dos Antoninos (aproximadamente 100 d.C.) e desemboca na erradicação do império romano na região ocidental, quando Alarico domina Roma, em 410. A segunda se detém sobre a gestão de Justiniano na esfera oriental e vai até a consolidação do Sacro Império Germânico, tarefa empreendida pelo soberano Carlos Magno.

O terceiro período revela o ressurgimento do império de Roma no Ocidente e conclui com a conquista de Constantinopla. Nestes volumes o leitor tem a chance de testemunhar, através da mediação de Gibbon, o gradual declínio de um dos impérios mais importantes e duradouros de toda a história ocidental.

Gibbon integra uma estirpe de historiadores que, antes do advento da Arqueologia, era refém das fontes literárias. Ele poucas vezes utilizava bibliografia historiográfica de segunda ordem ou de escritores já mortos, optando sempre por autores mais recentes. Sua obra sobreviveu à passagem do tempo, em grande parte, pelo cuidado em avaliar criteriosamente os textos que alimentariam sua produção intelectual.

Ele não se importou, na criação destes volumes, com o tempo que despendeu para concluir esta tarefa; dedicou a maior parte da sua existência ao cumprimento desta missão. Nela o autor se desvencilha das justificativas transcendentais para os fatos históricos, buscando-as nas esferas política, social e cultural. Gibbon rompe com o antigo costume de procurar as causas de tudo no âmbito religioso. Sua visão foi sempre secular e analítica, orientada pelo uso da Razão.

Por apresentar este diferencial, esta obra provocou inúmeras polêmicas na época de seu lançamento, pois, além de rejeitar o ponto de vista dos intelectuais cristãos, Declínio e Queda do Império Romano ainda discorre sobre os primeiros momentos do Cristianismo sob um ângulo nada propício a esta religião.

No Brasil foi lançada, pela editora Companhia das Letras, uma versão compacta, de bolso, editada pelo organizador Dero A. Saunders, que encaminha o leitor na compreensão da trajetória do Império Romano, mantendo o foco principal na primeira era, que revela a crescente debilitação de Roma, a vitória dos bárbaros e da esfera religiosa em detrimento dos valores romanos cultuados pelo autor. A tradução fica por conta do genial poeta e tradutor José Paulo Paes.

Edward Gibbon nasceu na cidade de Putney, próxima da capital inglesa, no ano de 1737, em uma família abastada. As conquistas intelectuais do historiador devem muito ao seu estilo autodidata. Esta obra-prima foi criada sem que ele recorresse a outros peritos neste tema, o que conferiu a ela um toque de intensa originalidade.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Hist%C3%B3ria_do_Decl%C3%ADnio_e_Queda_do_Imp%C3%A9rio_Romano
http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=2221

Declínio e Queda do Império Romano
Editora: Companhia de Bolso
Autor: EDWARD GIBBON
ISBN: 8535907440
Origem: Nacional
Ano: 2005
Edição: 1
Número de páginas: 608
Acabamento: Brochura



Data de publicação: 28/05/2010
Categorias: Livros Imprimir | Recomendar | Link



Nenhum comentário sobre "Declínio e Queda do Império Romano". Clique aqui para adicionar um comentário.
Deixe um Comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Você precisa estar logado para comentar este texto.

Pesquisa personalizada

ConteúdoAdministração Artes Astronomia Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia





--------------------------------------------------------------------------------
Política de Privacidade | Feed RSS | Twitter | Facebook | XML Sitemap
Copyright 2006-2010 - Todos os direitos reservados. É proibida a cópia do conteúdo deste site, exceto para trabalhos escolares. (Lei 9610/98).

COPYRIGHT DEVIDO AOS AUTORES DESTE SITE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas