segunda-feira, 7 de junho de 2010

568 - IMPÉRIO ROMANO

Diário Universal

Uma Vida não questionada não merece ser vivida – Platão

Início
Contactos
Eu Apoio o Diário Universal
Posts Comentários Império RomanoArquivo de
Caio Júlio César
Published: 15 de Março de 2010



Busto de Júlio César, em Roma
Caio Júlio César, nascido no dia 13 de Julho do ano 100 a.C., foi um patrício, líder militar e político romano, transformando a República Romana no Império Romano.

César foi eleito Questor pela Assembleia do Povo em 69 a.C., com apenas trinta anos de idade, como estipulava o cursus honorum romano. No sorteio subsequente, calhou-lhe um cargo na província romana da Hispania Ulterior, situada mais ou menos nos modernos Portugal e sul de Espanha, cargo que ocupou durante 4 anos. No regresso a Roma, César prosseguiu a carreira como advogado até ser eleito Edil em 65 a.C., o primeiro cargo do cursus honorum a deter imperium, ou seja, autoridade. As funções de um Edil podem ser equiparadas às de um moderno Presidente da Câmara Municipal e incluíam a regulação das construções, do trânsito, do comércio e outros aspectos da vida diária.

Mas o cargo poderia ser um presente envenenado, pois incluía a organização dos jogos no Circo Máximo, o que, dado o limitado orçamento público, exigia a aplicação dos fundos privados do Edil. Isto era especialmente verdade no caso de César, que pretendia realizar jogos memoráveis para impulsionar a sua carreira política. César aplicou todo o seu engenho para o conseguir, chegando até a desviar o curso do Rio Tibre para uma representação no circo, mas acabou o ano com dívidas na ordem das várias centenas de talentos de ouro, o equivalente a vários milhões de euros actuais.

As suas conquistas na Gália, já como governante próspero e respeitado, estenderam o domínio romano até ao Oceano Atlântico, um feito de consequências profundas na História da Europa. No fim da sua vida, Júlio César lutou numa guerra civil com a facção conservadora do Senado romano, cujo líder era Pompeu. Depois da derrota dos Optimates, tornou-se ditador vitalício e iniciou uma série de reformas administrativas e económicas em Roma.

O seu assassinato nos idos de Março de 44 a.C., mais precisamente no dia 15 de Março, por um grupo de senadores travou o seu trabalho e abriu caminho a uma instabilidade política que viria a culminar no fim da República e início do Império Romano. Os feitos militares de César são conhecidos através do seu próprio punho e de relatos de autores como Suetónio e Plutarco.
Schmalkalden Bund
Published: 27 de Fevereiro de 2010



Mapa Político durante a Guerra de Schmalkaldic, em 1547
A Liga de Esmalcalda ou de Schmalkalden era uma aliança defensiva constituída por vários Príncipes protestantes do Sacro Império Romano-Germânico, criada no dia 27 de Fevereiro de 1531. Recebeu o nome da cidade de Schmalkalden, na Turíngia, onde foi proclamada.

A Liga foi fundada por Filipe I de Hesse e João Frederico, Eleitor da Saxónia, que se comprometeram a defender-se mutuamente caso os seus territórios fossem atacados por Carlos V, Sacro Imperador Romano. Os integrantes da Liga concordaram em fornecer um total de 10.000 soldados e 2.000 cavaleiros.

Em 1532, a Liga aliou-se à França e, em 1538, à Dinamarca. A Liga raramente provocava Carlos de maneira directa, mas confiscou terras da Igreja, expulsou Bispos e Príncipes católicos e apoiou a propagação do Luteranismo no norte da Alemanha.

Em 1544, Carlos celebrou a paz com a França, no entendimento de que esta denunciaria a aliança com a Liga. Carlos e o Papa Paulo III começaram então a reunir um exército em 1546, enquanto os integrantes da Liga se desentendiam, incapazes de se unir em sua própria defesa, como originalmente proposto.

Carlos derrotou a Liga na Batalha de Mühlberg, a 24 de Abril de 1547, capturando muitos dos seus dirigentes. Entretanto, novas ligas protestantes foram criadas, o que levou à celebração da Paz de Augsburgo, em 1555.
Batalha da Ponte Mílvia
Published: 27 de Outubro de 2009
A Batalha da Ponte Mílvia teve lugar a 28 de Outubro de 312, entre os Imperadores romanos Constantino I e Maxêncio. Com a vitória de Constantino, o rumo da História da Europa e, por extensão, do Ocidente, seria alterado radicalmente.

A tradição sustenta que, ao anoitecer de 27 de Outubro, quando os exércitos se preparavam para a batalha, Constantino teve uma visão das letras gregas XP (Chi-Rho, as primeiras duas letras de Χριστός, “Cristo”) entrelaçadas com uma cruz, juntamente com a inscrição “In Hoc Signo Vinces”, que significa “Sob este signo vencerás”.


A Batalha da Ponte Mílvia, ocorrida a 27 e 28 de Outubro de 312, ilustrada por Pieter Lastman no 1613.

Constantino, que era pagão na altura, colocou o símbolo nos escudos dos seus soldados. Após vencer esta batalha, o Imperador converteu-se ao Cristianismo e tornou esta religião a oficial de todo o Império Romano do Ocidente.
Batalha da Floresta de Teutoburgo
Published: 9 de Setembro de 2009


Monumento de "Hermann" na Floresta de Teutoburgo, datado do século XIX.
A Batalha da Floresta de Teutoburgo ocorreu durante o Outono de 9 d. C. na Floresta de Teutoburgo, Alemanha perto da actual cidade Bramsche. Este conflito deflagrou a 9 de Setembro.

Uma aliança de tribos germânicas chefiada por Hermann, da tribo dos Queruscos, criou uma emboscada e dizimou três legiões romanas, lideradas por Públio Quintílio Varo, que o consideravam até então como aliado. Como resultado da batalha, Roma estabeleceu o Rio Reno como fronteira do Império Romano pelos séculos seguintes, facto que estabeleceu uma importante distância entre as culturas romana e germânica, assim como o declínio da influência romana na região e a perda de estatuto e respeito perante outras tribos nórdicas que, até então, temiam o Império.
A Batalha de Actium
Published: 2 de Setembro de 2009


Representação da Batalha de Actium, ocorrida a 2 de Setembro de 31 a.C.. Este quadro foi pintado por Lorenzo A. Castro, em 1672.
A Batalha de Actium teve lugar no dia 2 de Setembro de 31 a.C., perto da Grécia, durante a Guerra Civil Romana, esta ocorrida entre Marco António e Octaviano. A frota de Octaviano era comandada por Marcus Vipsanius Agrippa e a de António apoiada pelos barcos de guerra da rainha Cleópatra do Egipto. O resultado foi uma vitória decisiva de Octaviano, que findou a oposição ao seu poderio crescente. Esta data é por isso usada para marcar o fim da República e início do Império Romano, sendo o seu primeiro Imperado renomeado César Augusto.

Durante a batalha, Cleópatra e Marco António fugiram do local. Porém, a fuga do comandante não foi descoberta e a luta prosseguiu até Agrippa conseguir incendiar e afundar a frota de António. Cerca de um ano depois destes eventos, Octaviano invadiu o Egipto, sendo que António e Cleópatra suicidaram-se. Uma referência à batalha é feita na Eneida de Virgílio.
Published: 28 de Agosto de 2009
No dia 28 de Agosto de 475, o General Germânico (Bárbaro) Orestes expulsa o Imperador Romano do Ocidente Júlio Nepos da capital do decadente Império, a cidade de Ravena, e coloca o seu próprio filho, Rómulo Augusto, no seu lugar.


Saque de Roma pelos Vândalos, em 455. Quadro pintado por Heinrich Leutemann.

A cidade de Ravenna foi a terceira cidade a ser a capital do Império Romano do Ocidente, de 402 a 476, depois de Roma e de Milão. Foi também nesta cidade que o último Imperador, Rômulo Augusto, foi destronado por Odoacro, que o humilhou publicamente, fazendo-o desfilar prisioneiro, vestido de camponês, antes de ordenar a sua execução em Roma, a gloriósa capital milenar do Império Romano, agora totalmente caído e em extinção.
O Fim da Pompeia Romana
Published: 24 de Agosto de 2008


A 24 de Agosto do ano de 79, Pompeia foi destruida pelo Vulcão Vesúvio. Vários dos seus habitantes ficaram para sempre presos nas últimas posições em que se encontravam, como mostra a imagem.

Titus Flavius Vespasianus
Published: 23 de Junho de 2008
Titus Flavius Vespasianus, o Imperador Vespesiano, nasceu no dia 17 de Novembro do ano 9 e faleceu no dia 23 de Junho de 73 depois de Cristo, tendo sido o primeiro da Dinastia Flávia, que ocupou o Poder em 69 d.C., logo após o suicídio de Nero e o atribulado Ano dos Quatro Imperadores, tendo sido proclamado Pontifex Maximus em Alexandria pelos soldados da sua Legião.



Durante o seu mandato, a Britânia foi conquistada por Gneu Júlio Agrícola. Foi também durante o seu reinado como Imperador que ocorreu a grande revolta dos Judeus, em Israel, durante um ano de intensos combates e motins. Jerusalém foi destruída, meio milhão de Judeus morreram e 100.000 foram escravizados. Um arco do triunfo entre o Fórum e o Coliseu celebrou a vitória sobre os Judeus.

O periodo que esteve no poder ficou marcado por profundas reformas económicas e políticas, a nível das contas públicas e do Senado, o que trouxe prosperidade e crescimento em todo o Império, tendo reorganizado as províncias administrativas, adaptando-as às novas realidades da altura, tendo também angariado fundos para a construção do templo dedicado a Júpiter Capitolino e para o Coliseu de Roma. Vespasiano morreu dez anos após ter sido declarado Imperador, tendo sido um reinado benéfico para o seu povo. Foi sucedido pelo filho mais velho Tito.

Newsletter – Diário Universal
Vote neste Blogue:
Visite também:
Publicidade
A sua Opinião Conta




Costuma visitar Museus frequentemente?

Sim
Não
Apenas Museus Grátis
Nunca fui a um Museu


Resultados

Loading ...Networked Blogs – Facebook

Follow this blogArquivos Históricos
Seleccionar Mês Março 2010 Fevereiro 2010 Janeiro 2010 Dezembro 2009 Novembro 2009 Outubro 2009 Setembro 2009 Agosto 2009 Julho 2009 Abril 2009 Dezembro 2008 Setembro 2008 Agosto 2008 Julho 2008 Junho 2008 Maio 2008 Abril 2008 Março 2008 Fevereiro 2008 Janeiro 2008 Dezembro 2007 Novembro 2007 Outubro 2007 Setembro 2007 Agosto 2007 Julho 2007 Junho 2007 Maio 2007 Abril 2007 Março 2007 Fevereiro 2007 Janeiro 2007 Dezembro 2006 Novembro 2006 Outubro 2006 Publicidade
Apoie o Diário Universal
Avatars by Sterling Adventures
O Diário Universal e o Autor nas Redes Sociais
NOTA:
Todos os conteúdos deste site pertencem ao Grupo Diário Universal, de acordo com as licenças de partilha em vigor segundo as fontes bibliográficas apontadas.

Diário Universal | 2010


COPYRIGHT DEVIDO AO DIARIO UNIVERSal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas