segunda-feira, 7 de junho de 2010

564 - IMPÉRIO ROMANO

Assine E-mail SAC Canais






www.arqueologyc.hpg.com.br

www.arqueologia.com.br.tf

Portal Arqueologia
Arqueologia, o teu portal de conhecimento na internet!


Arqueologia Menu Principal

Explore o Sítio

Povos e Costumes

Grécia Antiga

Mesopotâmia

Arqueólogo e escavação

Arqueologia Brasileira

Arte Rupestre

A Dádiva do Nilo
República Romana
Império Romano
Povos Bárbaros
Prêmio Arqueologia
Bate Papo Arqueológico
Links Favoritos
Arqueologia Subaquática
Contato
Prêmios


Império Romano
O que fazemos em vida... ecoa na eternidade -GLADIATOR-.
O Império Romano ficou conhecido pelo seu poderio militar implacável que subjugou diversos povos da antiguidade. Saiba mais sobre uma das mais importantes civilizações da antiguidade clássica



Como tudo começou

Há 2 mil anos, um único governo e seu estilo de vida dominavam a maior parte da Europa ocidental, do Oriente Médio e da costa da África. O Império Romano baseava-se numa organização rígida e na centralização do poder. Cidades situadas em países diferentes eram projetadas exatamente da mesma maneira. Uma rede de estradas pavimentadas com pedras (algumas existentes até hoje) ligavam todas as localidades a Roma. O governo do primeiro imperador, Augusto, iniciou um longo período de estabilidade, conhecido como Pax Romana, que durou cerca de duzentos anos. Fortificações guardadas pelo exército romano protegiam as fronteiras do Império, enquanto um habilidoso regime civil o governava. O comércio prosperava e o povo era muito unido. O Império Romano atingiu seu apogeu em cerca de 200 d.C. e, a partir daí entrou em decadência, dividindo-se em dois em 284. Constantino I, o Grande, ordenou a construção de Constantinopla, que tornou-se capital do Império Romano do Oriente, já no ano de 476, tribos bárbaras conquistaram o Império Romano do Ocidente, sediado em Roma. O Império do Oriente sobreviveu até 1453, quando Constantinopla foi invadida pelos Turcos Otomanos.

Maior império já visto... da Bretanha ao Egito. Por quê?

Em seu auge, o Império Romano estendia-se da Bretanha até o Oriente Médio. Povos de diferentes raças e idiomas viveram sob o domínio de Roma. O poder do Império Romano baseava-se em seu exército profissional. Os soldados de uma legião (grupamento com cerca de 5 mil homens) eram rigorosamente treinados e equipados com lanças, escudos e espadas(gladios). Além de lutar, os legionários construíam estradas e fortalezas para manter as conquistas de Roma. Os romanos celebravam seus êxitos militares com paradas e representavam-nas em relevos esculpidos. Por exemplo, relevos apresentando a conquista da Romênia, então chamada de Dácia, adornam a coluna de Trajano, em Roma. Podemos, de maneira ilustrada, ver o Império de Roma da seguinte maneira: Suas centenas de estradas são veias, e o esmagador exército é o sangue que por ali corre dando vida ao Império.
Foram criadas em Roma, novas tecnologias em equipamentos, bélicos, como os gladios, que eram pequenas espadas afiadíssimas, que davam grande mobilidade ao soldado, além de servirem como eficaz instrumento de execução. A biga romana, inspirada em modelos mais antigos, porém muito possante e forte representou grande medo para aqueles que se impuseram contra o maior poderio militar do mundo antigo.

Nero, o temível regente

Nero, o imperador romano que adquiriu fama de um monstro. Teria ele ateado fogo em Roma? Nero matou sua própria mãe, era um louco...será? Pesquisas mais recentes, indicam um outro Nero, um Nero que amava as artes e a música, andava pelo mundo grego para participar de concursos musicais, conferia à Grécia grande respeito, tanto que tornou-a independente de Roma. Nero inclusive passava por humilhações, como no dia em que foi para a sacada do palácio e cantou para o povo. Na opinião dos políticos romanos, ele não tinha a devida postura de um imperador. Nero foi vítima de um complô histórico? Afinal, ele chegou a proibir as lutas entre gladiadores, isto deve ter irritado muitos senadores, que teriam então conferido a ele inúmeras barbariedades. Porém uma pergunta ainda ecoará por gerações: Quem foi realmente Nero?



Veja!
Os doze Césares Seguem os nomes do doze homens que...




COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas