segunda-feira, 7 de junho de 2010

557 - IMPÉRIO ROMANO

Home Resumos de Livros Baixar Livros Exercícios Guia de Profissões
Busca por trabalhos:

Trabalhos escolares, livros e resumosBom dia. segunda, 7 de junho de 2010 Cola da Web » História » Invasão do Império Romano

► Invasão do Império Romano

A Invasão do Império Romano do Ocidente Pelos Povos Germânicos

A partir do século III, o território dos Romanos começou a ser invadido pacificamente ou a força.

Os povos invasores eram de origem Germânica, dentre todos eles se destacavam: os anglos, os saxões, os francos, os lombardos, os suevos, os burgúndios, os vândalos, e os ostrogodos.

Os Romanos chamavam esses povos de Bárbaros, porque eram totalmente diferentes deles.

Mas graças a essas diferenças surgiu uma nova estrutura social. Nela estão tanto elementos da cultura Romana quanto dos povos Germânicos. Essa sociedade durou pelo menos mil anos.

Os Romanos passaram a viver pacificamente com os povos invasores, onde havia trocas comerciais e o exército Romano pôde contar com o grande apoio dos povos invasores.

Os primeiros grupos que invadiram o território Romano entraram de forma pacífica em busca de riqueza e clima pacífico. Para os Romanos aceitarem a oferta de recebê-los, eles se ofereciam para serem soldados ou agricultores.

Mas no século IV isso acabou e houve guerras que acabaram por destruir a unidade do Império Romano.

A causa dessa guerra foi a chegada dos hunos a Europa.

Depois de se estabelecerem no território Romano, os povos invasores organizaram suas sociedades, cada um em seu território.

O Império Bizantino

Na Europa Ocidental o Império Romano não resistiu a invasão dos povos Germânicos, mas, no Oriente o Império conseguiu sobreviver até o século XV.

Durante esse tempo ele perdeu uma boa parte do seu território e de seu costume. Por sua vez, recebeu influência dos assírios, judeus, armênios, egípcios e persas.

O Império Romano do Oriente é conhecido como Império Bizantino, que é marcado por sua religião ( O cristianismo ).

No século IV, graças a crise do Império, o Imperador Constantino decidiu transferir a capital para o Oriente, ele escolheu Bizâncio, antiga colônia grega.

Bizâncio era situada na costa ocidental do estreito de Bósforo, entre o mar Negro e o mar de Mármara.

Bizâncio foi construída em 657 a.C e foi muitas vezes invadida no passado.

Durante quase seis anos essa cidade foi reformada e decorada, foi inaugurada em 11 de maio de 330. Ela deveria se chamar “Nova Roma”, porém, em homenagem ao Imperador Constantino, ela recebeu o nome de “Constantinopla”.

Muitas pessoas foram morar em Constantinopla, e para aumentar a segurança da cidade o Imperador mandou construir 20 quilômetros de Muralhas Tríplices.

Após a morte do Imperador, o Império foi invadido pelos Europeus.

O Império Islâmico

O Mundo Árabe é muito familiar a nós, nos hábitos alimentícios, como a alface, a cana-de-açúcar e o café e na literatura, em obras como: As mil e uma noites.

A principal paisagem da península Arábica é o deserto. Esse cenário era ocupado por diversos povos de origem semita até o século VII. Alguns desses povos habitavam o Deserto e outros a região litorânea.

Os povos que habitavam o deserto tinham vida ocupada e sobrevivem da criação de animais, como: Ovelhas, cabras e camelos.

Os povos que habitavam o litoral eram sedentários e viviam do comércio.

A Arábia, até o século VI não tinha unidade política, mas em 630, Maomé organizou o islamismo, e a Arábia passou a possuir unidade política. Em torno da religião os árabes construíram um estado único.

Quando Maomé morreu, em 632, iniciou-se um movimento para expandir o Islamismo, pregando guerra santa contra os fiéis, em pouco tempo eles conquistaram: a Síria, a Pérsia, o Turquestão, o Egito e a África do norte.

Em 711, conquistaram quase toda a península Ibérica e foram derrotados pelos francos em 732.

Autoria: Bruno Gruber

Veja mais:

► Realeza Romana

► República Romana

► Império Romano

► Cultura Romana

► Civilização Romana





Compartilhe, imprima ou guarde este conteúdo
Envie este artigo para um amigo

+ VisitadosDownload de LivrosResumos de LivrosMapa-MúndiTradutor On-LineExercícios ResolvidosComo Fazer?Guia de ProfissõesComunidades Trabalhos EscolaresArtes
Astronomia
Biologia
Educação física
Filosofia
Física
Geografia Geral
Geografia do Brasil
História Geral
História do Brasil
Informática
Inglês
Literatura
Matemática
Português
Psicologia
Química
Redação
Sociologia
Trabalhos AcadêmicosAdministração
Arquitetura
Contabilidade
Direito
Economia
Engenharia
Farmácia
Marketing
Medicina e Enfermagem
Pedagogia
PesquisasAutores
Biografias
Continentes
Corpo Humano
Cultura
Curiosidades
Doenças
Drogas
Estados Brasileiros
Globalização
Guerras
Países
Política
Mapas
Mitologia
Religião
Saúde
VestibularENEM - ProUni
Exercícios Resolvidos
Universidades
Guia de Profissões
UtilidadeBibliotecas
Como fazer
Dicas de estudo
Dicionários
Tradutor
Programas
LivrosDownload de Livros
Resumos de Livros
Política de Privacidade Anuncie Aqui Fale Conosco Enviar Trabalho © 2000 - 2009 Todos os direitos reservados à Cola da Web.comInteração: O Cola da Web facilita sua vida escolar e acadêmica ajudando você em suas pesquisas, trabalhos escolares e de faculdade.... O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos assim como NÃO apóia e NÃO APROVA a quem quer comprar Trabalhos Prontos, nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.



COPYRIGHT DEVIDO A COLA DA WEB.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas