segunda-feira, 7 de junho de 2010

556 - IMPÉRIO ROMANO

Conteúdo
Navegação
Mais conteúdo
Cabeçalho
Busca
Selecione dentre 30 idiomas

--------------------------------------------------------------------------------
A Empresa
Imprensa
B2B
DW-Akademie
DW-STORE
Expediente
Ajuda
Parcerias
Mapa do Site
Arquivo
BuscaProcurar por Buscar Busca Avançada
Do centro da EuropaChoose from 30 LanguagesChoose from 30 Languages Choose from 30 Languages English German Chinese Spanish Portuguese for Brazil Arabic Russian Persian Albanian Amharic Bengali Bosnian B/H/S Bulgarian Croatian Dari French Greek Hausa Hindi Indonesian Kiswahili Macedonian Pashto Polish Portuguese Romanian Serbian Turkish Ukrainian Urdu Choose from 30 Languages 07.06.2010
--------------------------------------------------------------------------------
PÁGINA INICIALFATOS EM DESTAQUE
Alemanha
Brasil
Europa & MundoAmérica Latina
Cultura
Ciência e Tecnologia
Economia
Meio Ambiente
Esportes
Calendário Histórico
CONHEÇA A ALEMANHA
Faces da Alemanha Cidades & Roteiros
Estudar na Alemanha
História
Dados Geográficos
Estrutura Política
Estrutura Econômica
Vida Cultural
Vida Social
Alemanha na Rede
Mapas
Tempo
CURSOS DE ALEMÃO
Aprender alemão
Deutsch unterrichten
Deutsch XXL
DW-RADIO
Programa
Áudio
Contraste
Learning by Ear
Frequências
DW-TV
Em Inglês
INTERATIVIDADE
Newsletter
Podcasting
RSS & Serviços
DW no Celular
Sua Opinião

Especial: Especial: Os Europeus
1- Batalha de Salamina decidiu destino da Europa em 480 a.C.
4- Um código faz história: o "Corpus Iuris Civilis" de 529

2- "Mãe de todas as Constituições" promulgada em 287 a.C. em Roma
5- Coroação de Carlos Magno marcou início do "Renascimento carolíngio"


União Europeia | 03.05.2009
Cristianismo tornou-se religião de Estado do Império Romano em 380 d.C.

Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Efígie de Teodósio 1ºO decreto do imperador bizantino Teodósio 1º teve consequências abrangentes ao unir à Antiguidade clássica as raízes judaico-cristãs do continente europeu. Com bons e maus desdobramentos. Nº 3 da série "Os Europeus".

Até o Concílio de Niceia, no ano de 325 d.C., igrejas eram incendiadas, cristãos eram caçados e tinham seus bens confiscados. As perseguições se agravaram sobretudo sob o imperador Diocleciano (cerca de 245-316). Este pretendia reviver a velha cultura pagã, tornando-a religião de Estado. Porém sua política anticristã fracassou e foi abolida pelo sucessor, o imperador Constantino 1º (cerca de 285-337).

O aparato militar e administrativo funcionava bem no Império Romano. Um espaço econômico comum trouxera prosperidade. Os direitos civis concedidos a todas as pessoas que habitavam o território estatal romano promoviam a coesão – menos no tocante à prática da religião.

O Concílio de Niceia

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Tessalônica hoje
No dia 19 de junho de 325, o imperador Constantino interferiu num conflito eclesiástico. Para pacificá-lo, ele convidou os bispos cristãos para um concílio em Niceia, nas proximidades da atual Istambul. A meta desse encontro, de que participaram mais de 300 representantes, não era a imposição do cristianismo como religião estatal, mas sim o estabelecimento de uma paz religiosa, a fim de estabilizar o Império Romano.

Após longos debates, Constantino 1º aceitou o consenso segundo o qual Deus e Jesus constituiriam uma mesma entidade. Com a assinatura dessa definição pelos religiosos presentes, teve fim a perseguição dos cristãos.

Porém notícias ainda melhores esperavam os adeptos da fé cristã. Pois em 27 de fevereiro de 380 o imperador bizantino Teodósio 1º (347-395) promulgou um decreto declarando o cristianismo religião de Estado e punindo o exercício de cultos pagãos.

"Cunctos populos"

A assinatura se deu em Tessalônica, na presença do imperador do Ocidente, Valentiniano 2º (371-392), e do meio-irmão e corregente Graciano (359-383).

Porém o texto do decreto "Cunctos populos" não confirmava apenas a posição privilegiada do cristianismo, como também a persecução aos adeptos de outras fés:

"Todos os povos sobre os quais exercemos regência bondosa e moderada devem (...) converter-se à religião comunicada aos romanos pelo divino apóstolo Pedro (...) e claramente professada pelo pontífice Damásio, como também pelo bispo Pedro de Alexandria (...).
Isto significa que nós, segundo a indicação apostólica e a doutrina evangélica, cremos numa divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, em igual majestade e em santa trindade.
Apenas aqueles que obedecem a esta lei poderão (...) chamar-se cristãos católicos.
Os demais, que declaramos verdadeiramente tolos e loucos, carregarão a vergonha de uma seita herética. Tampouco poderão ser chamados igrejas seus locais de reunião.
Por fim, que os persiga primeiramente o castigo divino, porém depois também nossa justiça punitiva, a nós outorgada por sentença celestial."

Simbiose entre Antiguidade e Cristianismo

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: 'Teodósio e Santo Ambrósio' em quadro de Rubens (1577-1640)
Os praticantes de outras fés passaram então a ser atormentados com a mesma intensidade com que o eram antes cristãos e judeus. A prática de cultos pagãos passou a ser tratada como alta traição. Templos e relíquias foram destruídos, da mesma forma que o Oráculo de Delfos, lendário local de profecia da Grécia antiga.

Entretanto, o 27 de fevereiro de 380 constitui um marco da história europeia, pois nesse dia as raízes judaico-cristãs uniram-se à Antiguidade greco-romana, numa simbiose que perdura até hoje. A prévia história greco-romana do continente e a religião judaico-cristã definiram decisivamente a Europa – no bom como no mau sentido.

Pois nos séculos seguintes, sob a cruz de Cristo, não apenas se deu de comer aos pobres, como também foram assassinados críticos e dissidentes em nome do Senhor.

Autor: Matthias von Hellfeld
Revisão: Rodrigo Abdelmalack




Comentário » | Enviar para alguém » | Imprimir »

Mais artigos sobre o tema

Divulgue este artigo
O que é social bookmarking?
DW-WORLD.DE
Batalha de Salamina decidiu destino da Europa em 480 a.C.

Na batalha naval de Salamina, em outubro de 480 a.C., a frota grega venceu a armada persa. A vitória sobre os persas criou as bases para o florescimento da Grécia e da Europa. (26.04.2009)

"Mãe de todas as Constituições" promulgada em 287 a.C. em Roma

Quando os plebeus se retiraram da cidade de Roma, em 287 a.C., escreveu-se um capítulo da história constitucional europeia: a introdução do plebis scitum deu origem ao atual referendo popular. (29.04.2009)
Comentário
Sua opinião nos interessa. Escreva-nos!

--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

Página Inicial
Governo alemão busca formas de economizar 10 bilhões de euros ao ano

Recuperação ambiental no Golfo do México irá durar anos, diz Pnuma

Tráfico humano aumenta em todo o mundo

Produtores italianos de seda enfrentam tempos duros

Parque é patrimônio da humanidade entre Alemanha e Polônia

Diretor João Moreira Salles reflete em Berlim sobre práticas documentais

Estudantes brasileiros relatam vantagens de viver em Berlim

Cotação real-euro e outros indicadores econômicos

Nosso continente

Leia mais (em alemão)




Especial

Os Europeus
Historiador Matthias von Hellfeld traça os caminhos desde a Antiguidade até a Europa unida.
© DW 2010
A Deutsche Welle não se responsabiliza pelo conteúdo de links externos.
English German Chinese Spanish Portuguese for Brazil Arabic Russian Persian Albanian Amharic Bengali Bosnian B/H/S Bulgarian Croatian Dari French Greek Hausa Hindi Indonesian Kiswahili Macedonian Pashto Polish Portuguese Romanian Serbian Turkish Ukrainian Urdu

COPYRIGHT A MATTHIAS VON HELLFELD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas