domingo, 6 de junho de 2010

505 - IMPÉRIO ROMANO

Colégio Web
Home Plantão de Dúvidas TV iPED Adicionar aos favoritos Twitter
Matérias Biologia Física Geografia História História do Brasil Inglês Literatura Matemática Português Química Conteúdo Infantil Especiais Aquecimento Global Biblioteca viva Biografias Curiosidades Datas comemorativas Sexualidade Guia de Atuação Exatas Humanas Biológicas Faculdades Procurar por nome Procurar por cidade Cursinho Vestibular Biologia Geografia História Física Química Português Matemática Cursos Online Cursos para escritório Cursos de idiomas Cursos de informática Cursos de design Cursos de programação Cursos para Crianças Ciências Geografia História Matemática Português Inglês Professores Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Superior O Império RomanoInício » História Geral » Roma » O Império Romano
O IMPÉRIO ROMANO



Otávio tornou-se o primeiro Imperador, governando de 27 a.C. a 14 d.C. Suas primeiras medidas tinham por finalidade reestruturar a administração do novo Estado Imperial: restringiu as funções do Senado; criou uma nova ordem administrativa (as prefeituras); melhorou as formas de cobranças de impostos; instituiu a guarda pretoriana com a função de garantir a proteção do imperador.

Na economia, Otávio incentivou a produção e protegeu as rotas comerciais. Empreendeu a construção de várias obras públicas, o que gerou muitos empregos aos plebeus.

Para ganhar popularidade, Otávio adotou a política do “pão e circo”.

A paz, a prosperidade e as realizações artísticas marcaram o governo de Otávio Augusto. O século I, em que transcorreu seu governo, ficou conhecido como “a pax romana”.

Após o governo de Otávio, o Império Romano foi governado por várias dinastias:

1. Dinastia Júlio-Claudiana (do ano 14 ao 68).

2. Dinastia dos Flávios (do ano 69 ao 96).

3. Dinastia do Antoninos (do ano 96 ao 192).

4. Dinastia dos Severos (do ano 193 ao 235).

CRISE E DECADÊNCIA DO IMPÉRIO
O império Romano, no século III, foi afetado pela crise geral do escravismo, iniciada nos reinados dos últimos Antoninos. A prosperidade romana estava alicerçada na agropecuária e, nessa época, ocorreu uma decadência na produção de técnicas agrícolas, sobretudo na Itália. Somou-se a isso a interrupção da expansão romana no Ocidente, que levou à falta de mão-de-obra escrava, barateando,assim, o trabalho livre e assalariado. Os proprietários passaram a arrendar suas terras aos colonos, instituindo o “sistema de colonato” (a permanência do camponês na terra).

Desses fatores, resultou a diminuição da arrecadação de tributos, levando o Estado a dificuldades de manter a máquina administrativa, principalmente o exército, o que culminou com as invasões bárbaras.

O DOMINATO

O Dominato era uma monarquia despótica e militar, semelhante ao helenístico, ou seja, o poder do governante tinha uma fundamentação religiosa. O nome dessa instituição derivou de dominus (senhor), que foi como passaram a se intitular os imperadores a partir de Diocleciano.

No governo de Diocleciano, foi criada a Tetrarquia. Para melhorar a defesa das fronteiras, principalmente com a pressão dos bárbaros, o Império foi dividido em quatro partes, cada uma delas com governo próprio. Na economia, Diocleciano tentou reduzir a inflação, por meio do Edito Máximo que consistia na fixação dos preços máximos para os produtos comercializados e um limite de ganhos sobre a jornada de trabalhos.

Em 313, Constantino assumiu o poder e restabeleceu a unidade imperial, valorizando a idéia de que a base do Império estava fundada nas províncias do Oriente. Estabeleceu, em 330, a capital do Império Romano na antiga colônia grega de Bizâncio, rebatizada com o nome de Constantinopla. Além disso, instituiu o Edito de Milão, no qual reconheceu a religião cristã, transformando-a na mais importante de Roma. Ainda no século IV, os bárbaros iniciaram as invasões em busca de terras férteis. Em 378, os visigodos investiram contra o Império Romano, vencendo-o na batalha de Adrianópolis.

Teodósio foi o último imperador uno, instituiindo o Edito de Tessalônica, em 330, pelo qual a religião cristã tornava-se oficial do Império.

Por ocasião da morte de Teodósio (395), o Império foi divido em Ocidente, governado por Honório, e Oriente, governado por Arcádio – ambos filhos do Imperador.

O Império Romano decaiu em 476, invadido pelos hunos.

O CRISTIANISMO

O surgimento e expansão do cristianismo estiveram ligados diretamente ao Império Romano. A princípio, os romanos tinham uma religião politeísta dividida entre doméstica e oficial. Na doméstica, as famílias consideravam seus antepassados protetores e os cultuavam. Todas as casas possuíam um altar onde eram realizados os cultos.

Os romanos cultuavam diversas divindades herdadas dos gregos como Júpiter, Vênus, Diana, Baco, Minerva, Netuno e outros.

O cristianismo surgiu na Palestina, uma província romana e, progressivamente, difundiu-se por todo o Império Romano. É uma religião monoteísta, messiânica e profética. Jesus Cristo ensinou o amor a um único Deus, ao próximo, assim como pregou a humildade e a fraternidade.

Os princípios do cristianismo são: a crença na Trindade, crença em anjos, no juízo final, na ressurreição da carne e na vida eterna. A Boa Nova dos cristãos foi pregada pelos apóstolos, no Oriente, e chegou até Roma, posterior a morte de Cristo.

Inicialmente, essa religião foi muito perseguida pelo Estado romano. Mas, após sua oficialização por Teodósio, constituiu-se como a religião universal e a mais importante do Ocidente.

CULTURA

A cultura romana foi influenciada pela cultura grega. Após sua expansão pelo Mediterrâneo Oriental, essa influência intensificou-se, na medida em que os romanos entraram em contato direto com a cultura helenística.

O Direito romano foi um dos aspectos mais importantes que os romanos deixaram para outros povos. Ele surgiu como resultado de um processo histórico lento, fruto de lutas sociais distintas entre patrícios e plebeus.

A igualdade civil conseguida entre as duas camadas sociais possibilitou o aprimoramento do jus civili romano. Por outro lado, a conquista de outros povos exigiu um tratamento especial para os mesmos, originando o jus gentium. É de suma importância a introdução dos princípios de um direito natural, como por exemplo, o direito à vida.

Na literatura, destaque para Cícero, orador; os poetas Horácio, Ovídio e Virgílio; e como historiador, Tito Lívio, autor de História de Roma.

A Arquitetura foi a arte mais desenvolvida, marcada pela grandiosidade de suas construções: muralhas, estradas, teatros, anfiteatros, templos, aquedutos, termas e outros.



Este tópico possui questões. Clique para respondê-las.


Video relacionadoVoltar Imprimir Indicar Fórum de História Bate-papo Dúvidas? Fale com o Professor. Escolha uma opção: Corrigir este conteúdo ou Acrescentar informação.


Compartilhe esse conteúdo twitter MySpace facebook delicious Windows Live Google digg

Fórum de DiscussãoFórum de História

Conteúdo RelacionadoA Roma
Patrícios e Plebeus

Mais matérias de História GeralManifestações Tenentistas
Movimento criado para acabar com a influência ...
Revolução de 1930
Golpe de estado que aniquilou o grupo oligárquico dominado pela elite cafeeira...
Suchomimo
O Suchomimo (
Guerra dos Canudos
Revolta ocorrida no Sertão da Bahia, no governo de Prudente de Morais. Estava ligada às...
Camarassauro
Viveu no período jurássico na América...
Guerra Irã-Iraque
Desde o principio do conflito o Iraque...
Revolta Paieira
Participação do Partido da Praia, formado por políticos ...
Reforma Protestante
Não eram apenas os fiéis que estavam insatisfeitos...
Tagsalca cristianismo cultura dominato guerra imperialismo império romano partilha da ásia revolução industrial absolutismo capitalismo monopolista civil contra-reforma origem do homem religião renascimento século das luzes área livre de comércio das américas alca apartheid cristianismo cultura dominato guerra imperialismo império romano iraque onu partilha da ásia política de alianças revolução francesa revolução industrial absolutismo capitalismo monopolista civil contra-reforma espanhola. grega mitologia origem do homem patrícios plebeus reforma religião renascimento revolução inglesa século das luzes área livre de comércio das américas
História GeralAbsolutismo
ALCA
Alta Idade Média: Império Bizantino e Islão
Anarquismo
Antigo Sistema Colonial Apartheid
Árabes e o Islão
Baixa Idade Média: as tranformações do Feudalismo
Baixa Idade Média: Cruzadas e Renascimento Comercial Baixa Idade Média: o Renascimento Urbano
Brasil Contemporâneo (1946-95)
Civilização Romana
Colonização Portuguesa no Brasil
Conflito árabe-israelense
Crise de 1929 e Totalitarismo
Crise do Antigo Sistema Colonial
Cristianismo
Dadaísmo
Dinossauros
Ditadura Militar
Egito Antigo Estado português no Brasil
Estados Unidos e a América Latina (Séculos XIX e XX)
EUA
Expansão Mercantil Européia
Fatores da descolonização
Formação dos Reinos Bárbaros Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos Grécia
Guerra dos Cem Anos
Guerras
Hebreus e Fenícios
História Antiga, Medieval e Moderna
História Contemporânea História integrada: Brasil e América I
História Integrada: Brasil e América II
Idade Antiga
Idade dos Metais
Idade Média
Idade Moderna
Idéias e Movimentos Sociais e Políticos do Século XIX
Igreja e o Sacro Império
Iluminismo
Ilustração e Despotismo Esclarecido Imperialismo
Indepêndencia dos Estados Unidos Introdução ao estudo da História Mercantilismo
Mercantilismo e Sistema Colonial
Mesopotâmia e Pérsia
Monopólio
Movimento da Indepêndencia
Mundo do Pós-Guerra
Mundo Grego
Neocolonialismo ONU - Organizações das Nações Unidas
Organização do Estado Nacional
Povos Mesopotâmicos
Pré-História
Primeira Guerra Mundial
Primórdios da Colonização Portugueza
Reforma Religiosa
Renascimento e Reforma República Velha (1889-1930)
Revolução de 1930 e a Era de Vargas (1930-1945)
Revolução Francesa
Revolução Francesa e Era Napoleônica Revolução Industrial
Roma
A Roma
O Império Romano
Patrícios e Plebeus
Segunda Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial Segundo Reinado - Governo de D. Pedro (1840-1889)
Segundo Reinado - Governos Regenciais (1831-40)
Sistema Colonialista Sistema Feudal URSS

Sobre o site Cadastro Professores Termos de uso Fale conosco
© Copyright 2001-2010 Grupo iPED. Todos os direitos reservados.
Permitida a reprodução total ou parcial, desde que informada a fonte da página em formato de link e sem fins comerciais.

COPYRIGHT DEVIDO A GRUPO IPED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas