sábado, 5 de junho de 2010

501 - ERRO CRASSO

História
> Notícias > Educação > Você sabia? > História
notícias por e-mail fale conosco rss terra celular Você sabia?
Últimas dúvidas
Astronomia
Biologia
Corpo humano
Física
Geografia
História
Mundo animal
Química
Educação
Últimas notícias
Downloads
Enem
Intercâmbio
Livros online
Pós e MBA
Vestibular
Você sabia?
História

Qual a origem do termo "erro crasso"?

Em 59 a.C, o poder em Roma foi dividido entre três figuras: Júlio César, Pompeu Magnus e Marco Licinius Crasso. Enquanto os dois primeiros eram notáveis generais, que ampliaram os domínios romanos, Crasso era mais conhecido pela sua riqueza do que por seu talento militar: César conquistou a Gália (França), Pompeu dominou a Hispânia (Península Ibérica) e Jerusalém, por exemplo. Crasso tinha, assim, uma idéia fixa: conquistar os Partos, um povo persa cujo império ocupava, na época, boa parte do Oriente Médio - Irã, Iraque, Armênia e outros, conta o professor de Letras da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Robert Levonian.
» De onde vem a expressão "rodar a baiana"?
» Quem inventou o vestido de noiva?
» Veja outras curiosidades de História

À frente de sete legiões, ou 50 mil soldados, confiou demais na superioridade numérica de suas tropas. Abandonou as táticas militares romanas e tentou atacar simplesmente - na ânsia de chegar logo ao inimigo, cortou caminho por um vale estreito, de pouca visibilidade. As saídas do vale, então, foram ocupadas pelos partos e o exército romano foi dizimado - quase todos os 50 mil morreram, incluindo Crasso.

A bobagem feita por Crasso, virou, em várias línguas, sinônimo de estupidez. Levonian explica que a expressão "erro crasso" é parente de outras, como "calcanhar de aquiles" ou "vitória de pirro", ambas que remetem a histórias da antiguidade. "Elas se disseminaram principalmente no século XIX e no início do século passado. Estudar Grécia e Roma era comum, e esses acontecimentos acabavam se transformando em expressões na boca de quem queria demonstrar certa erudição", comenta o professor da Ulbra.

O pior é que, em latim, crassus também é um adjetivo e significa graxo, ou gordo. Segundo Levonian, nenhuma relação com a expressão: um erro crasso é chamado assim por causa da burrice militar de Marco Licinius, eternizado na fala de vários povos.

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.

Redação Terra

O que é isto?Compartilhe esta notícia
del.icio.us Facebook Technorati

My Yahoo! Menéame Fresqui


Divulga Fácil TerraAnuncie aqui »
E Leal Contabilidade
contabilidade, folha de pagamento, IRPF. abertura empresas e plano estrategico.
www.elealcontabilidade.com.br
Prhemier Informatica Ltda
NoteBook´s /Desktop´s Switch´s Router Assistencia técnica manutenção
www.prhemier.com.br
MAR BRIZZOTTI
Advocacia Advogados
www.marbrizzotti.com.brGetty Images

Confira a origem do termo "erro crasso" e qual a sua relação com a antiguidade?
Busca
Busque outras notícias no Terra:





COPYRIGHT MARBRIZZOTI.COM.BRGETTY IMAGES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas