sábado, 5 de junho de 2010

408 - OS ROMANOS

--------------------------------------------------------------------------------

>> OPINIÃO COLUNAS

Home

Acontece

Comunidade

CPLP

Cultura

Economia

Esporte

Galeria de Imagens

Gastronomia

Política

Turismo


Opinião

Artigos/Colunas

Blog do Editor

Espaço Leitor


Serviços

Agenda

Entidades

Horóscopo

Links Úteis


Comercial

Anuncie

Assinatura

Central do Assinante

Fale Conosco




AUMENTAR FONTE
F
F
F
F


Por Adriano da Costa Filho*


--------------------------------------------------------------------------------

Quinta - feria | 11 FEV 10

Coluna Luso-Descendente
Braga - Portugal: Bracara Augusta da Era dos Romanos, na Lusitânia

A cidade de Braga, ao norte de Portugal, tem uma história espetacular, uma vez que essa região dominada pelos Celtas e imediatamente após a invasão dos romanos, foi fundada por eles com o nome de “Bracara Augusta”, tornando-se um centro administrativo dos mais eficientes. Ela é a mais antiga cidade portuguesa e uma das mais antigas cidades cristãs, e também o maior centro religioso em Portugal, com suas igrejas barrocas.

Braga pertence ao Distrito de Braga e da antiga província do Minho, contendo uma população em torno de 200 mil pessoas e naturalmente foi um elo do futuro nascimento de Portugal.

Os romanos chegaram na Lusitânia no século terceiro antes de Cristo e ficaram até o ano de 711, quando foram expulsos pelos “mouros” e no ano 411 de nossa era, grandes bandos de álanos, vândalos e suevos invadiram a região, uma vez que tinham sido expulsos de suas terras pelos hunos e ficaram passando por várias regiões da Europa, até que chegaram na Lusitânia e o presbítero de Braga “Paulo Orósio”, deixou escrito algo sobre esses povos, que logo aderiram ao local e o suevos organizaram politicamente a região, sendo que, nessa região do Douro, poderia ser a raiz da formação da nacionalidade portuguesa.

Além desses povos conquistadores, invadiram também os Visigodos, sendo que, já no século XI, o Rei D. Afonso III fez a reconquista cristã e no fim desse século é construída a Sé Catedral, e em torno dessa magistral catedral começou a aumentar a população local, o que faz com que a cidade de Braga torne-se a sede do episcopado português.
Braga tornou-se com o tempo um verdadeiro repositório da beleza cultural de Portugal, com a construção de edifícios religiosos, tais como, igrejas e a Sé Catedral é o mais importante monumento, e hoje em dia Braga é considerada a terceira cidade de Portugal.

Podemos considerar centenas de lugares majestosos que existem em Braga, todos eles lindamente estruturados pelas maravilhosas populações lusitanas do passado e da maravilhosa população dos últimos séculos, como seja:

a) Torre de Menagem, é uma única construção que restou do seu castelo.
b) Capela do Salvador, do século 17.
c) Palácio do Raio, que foi construído em 1754, em estilo barroco.
d) Fonte do Idola, esta fonte provavelmente data da pré-história e da era romana.
e) Casa dos Coimbras, que foi uma construção provável de 1471, e que serviu de residência para D.Martim Anes, meu ancestral, pois minha mãe de Bragança era Maria Anunciação Anes.
f) Palácio dos Biscainhos, da metade do século XVII.
Os mais importantes monumentos de era histórica medieval, são:
a) Antigo Paço Arquiepiscopal Barcarense, um conjunto composto de 3 construções, em estilo gótico do século XVI (Jardim de Sta. Bárbara) em uma ala, em estilo barroco e século XVI outra ala e a ala Sul (Largo do Paço do século XVIII).
b) Santuário do Bom Jesus do Monte, também em estilo barroco, do século XIX.
c) Sé Catedral, são de vários estilos e épocas, vem desde o românico, o gótico e o barroco, com inúmeras capelas, sendo que as reformas e obras chegaram até o século XVIII e encontra-se na característica manuelina, bem como, a Igreja da Misericórdia que foi feita em 1562 e teve sua reconstrução no século XVIII, tem como fachada o estilo renascentista.

Como vemos, Braga é um exemplo de beleza incomensurável, bem ao estilo dos grandes artistas da época da Lusitânia e dos novos tempos do Portugal maravilhoso.

Portanto, a imerredoura cidade de BRAGA, a antiga e famosa BRACARA AUGUSTA, do tempo dos romanos e companheira da também maravilhosa OLISIPO (Lisboa), deixaram para as novas gerações portuguesas a beleza dessas cidades maravilhosas, e que todos nós portugueses e luso-descendentes podemos ter uma visão fantástica do que esse povo maravilhoso fez para a honra e glória do nosso querido e eterno PORTUGAL.

Adriano da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.


SEU COMENTÁRIO

Comente este artigo

»» Envie sua opinião, mande sua mensagem, para o Mundo Lusíada


--------------------------------------------------------------------------------

COLUNAS RECENTES

11/02/10 • “Braga - Portugal: Bracara Augusta da Era dos Romanos, na Lusitânia”

01/02/10 • “Angola - Um maravilhoso país de Língua Portuguesa”

15/01/10 • “A Evolução da Língua Portuguesa no Brasil”

18/12/09 • “Movimento Poético Nacional - 33º Ano de Fundação”


--------------------------------------------------------------------------------

----ÍNDICE GERAL---- Política Economia Comunidade Cultura Esporte Acontece CPLP


© 2003-2008 Jornal Mundo Lusíada - Todos os direitos reservados.

Artigos assinados não exprimem propriamente a opinião do Mundo Lusíada Online.
Colunas e textos de opinião com assinatura são de responsabilidade de seus autores.


copyright devido ao autor do texto, jornal mundo lusíada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas