sábado, 5 de junho de 2010

404 - OS ROMANOS

Introdução

História de Málaga

Informação útil

Mapas de Málaga

O tempo em Málaga

Meios de transporte

Jornais de Málaga


Monumentos de Málaga

Museus de Málaga


Vida noturna em Málaga

Praias de Málaga

Restaurantes de Málaga

Spanisch Lernen Spanien









Málaga


A arqueologia nos diz que o homem do neardenthal viveu num complexo labirinto de cavernas cerca de Málaga há milhares de anos atrás Com o passar do tempo a população aumentava, e com o começo da idade do bronze a presença humana se estendeu por toda o litoral. A Málaga de hoje precisou de mais tempo para surgir.

Málaga, sob o nome de 'Malaka' (barraca de peixe salgado), foi fundada pelos fenícios por volta do ano 800 A.C., e foi usada como centro comercial, seguindo com a colonização que havia iniciado em 1100 A.C. com a fundação de Gadiz (Cádiz).

No século VI A.C, os fenícios foram substituídos pelos gregos, que ocuparam a cidade durante 70 anos até ser conquistada pelos cartagineses. Estes participaram nas guerras púnicas, até que em 202 A.C., foram expulsos de Málaga pelos romanos, e finalmente de toda a península ibérica (Espanha). Málaga foi então chamada Flavia Malacita pelos romanos e mais adiante convertida num ponto de passagem importante, já que estava conectada a outras cidades romanas da península e portos do mar mediterrâneo. O teatro romano, aos pés da fortaleza árabe de 'A Alcazaba', data desta época, e apesar de suas pequenas dimensões, é um dos mais antigos de toda a Hispania.

Depois da queda do império romano, Málaga foi alvo de grandes migrações e colonizações de tribos de origem germânica, em particular os vândalos silingos, os quais introduziram o credo ariano desde o oriente. No princípio do século VIII, a decadência da monarquia gótica já era evidente, e desde a costa norte de África, os árabes invadiram a península ibérica.

Málaga caiu sob domínio árabe no ano 743. Málaga se converteu numa cidade florescente, rodeada por uma muralha com 5 enormes portas. Numerosos subúrbios compunham a cidade de Málaga com uma rota que os percorria de Leste a Oeste conectando o porto e a alcazaba com toda a zona interior à muralha. Os subúrbios foram ocupados por mercadores genoveses e judeus que se estabeleceram de maneira independente ao resto da cidade. Abderramán III construiu a Porta de Atarazanas (foto acima) no século XIII (atualmente, esta é a porta de acesso ao mercado central). Ainda que a primeira tentativa de conquista tenha ocorrido no século XIV, não foi até o século XV, aproximadamente, quando os Reis Católicos finalmente tomaram Málaga.

Málaga foi conquistada em 19 de Agosto de 1487 (a última cidade em ser conquistada foi Granada em 1492). Junto com a conquista, as comunidades religiosas foram fundamentais no desenvolvimento urbano, já que promoveram a integração dos subúrbios da periferia. Pela primeira vez, construiu-se uma grande praça em Málaga, praça principal, (hoje Praça da Constituição), e se fundaram os conventos da Vitória e de La trinidad.

Depois de um período de grande prosperidade, uma época de ruína abrangeu as grandes fortunas de Málaga. Os séculos XVI e XVII foram repletos de epidemias e más colheitas nos campos, além de uma grave crise econômica, resultado da expulsão dos mouros.

No século XVII, foi construído o porto, que foi ampliado mais tarde. Apesar dos trabalhos para a construção da Catedral haverem começado em 1528, a Catedral de Málaga não foi terminada até o século XVIII, quando o estilo barroco já se encontrava num estado avançado de desenvolvimento. Nesta mesma época, outra extensão do porto se foi realizada, reerguendo a economia de Málaga.

No século XIX, iniciou-se um importante plano de desenvolvimento urbanístico em Málaga, marcando uma clara diferença entre as áreas industriais e residenciais, com grandes vilas e hotéis. As ruas principais, Calle Marqués de Larios e Alameda Principal foram inauguradas. Por outro lado, os episódios negativos do século XIX foram: A crise econômica e o impacto político que gerou a tirania do Rei Fernando VII (o qual autorizou o assassinato ilegal do general Torrijos e seus homens). Levantou-se um monumento (foto da direita) em memória ao general Torrijos e seus homens na Praça da Graça, que ainda hoje segue sendo o centro das atividades culturais e festas populares de Málaga. As primeiras décadas do século XX não foram tão prósperas, contudo a partir dos anos 60 o boom turístico na Espanha transformou por completo a cidade. Milhões de pessoas elegeram Málaga como a cidade para desfrutar nas férias, e outros muitos milhões como lugar de residência ideal. Málaga chegou a ser a quinta cidade espanhola em ordem de importância e é uma das mais modernas capitais da Europa, enriquecida por sua diversidade internacional e sua mistura de diferentes culturas. Desde 1992, Málaga desfruta de magníficas infra-estruturas tanto no trajeto urbano de suas ruas e amplas avenidas quanto por sua magnífica conexão nacional de auto-estradas, além de seu aeroporto, um dos mais importantes da Europa.

voltar acima


seguinte


Termos de Responsabilidade: Tentamos fazer com que as informações contidas nessa página web seja mais precisa possível, mas é administrada “como está” e não assumimos nenhuma responsabilidade por alguma perda, dano ou inconveniência sofrida por alguém como resultado desta informação.



Curso de espanhol na Espanha



Ampliar imagem










Introdução | História de Málaga | Informação útil | Mapas de Málaga | O tempo em Málaga | Meios de transporte | Jornais de Málaga
Monumentos de Málaga | Museus de Málaga | Vida noturna em Málaga | Praias de Málaga | Restaurantes de Málaga | Language school in Spain






COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas