sexta-feira, 4 de junho de 2010

373 - OS ROMANOS

Ajude-nos a melhorar a Wikipédia fazendo uma doação.República Romana
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Março de 2009)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Google — news, books, scholar, Scirus

Nota: Para outros significados de República Romana, veja República Romana (desambiguação).

Res publica romana
República Romana



509 a.C. – 31 a.C. →




Bandeira

Lema nacional
Senatus Populusque Romanus (O Senado e o Povo de Roma)

Continente Europa, Ásia e África
Capital Roma
Língua oficial Latim
Governo República
Cônsul Cônsules de Roma
História
• 509 a.C. Tarquínio, o Soberbo deposto no Concelho dos Anciãos
• 498 a.C. I Guerra Latina
• 440 a.C. II Guerra Latina
• 264 a.C. Guerras Púnicas
• 31 a.C. Batalha de Áccio
A República Romana (do latim res publica, "coisa pública") é o termo utilizado por convenção para definir o Estado romano e suas províncias desde o fim do Reino de Roma em 509 a.C. (quando o último rei foi deposto)[1] ao estabelecimento do Império Romano em 27 a.C..

Índice [esconder]
1 Conquistas territoriais
1.1 Conquista da Península Itálica
1.2 Expansão externa
1.2.1 Guerras Púnicas
1.2.2 A expansão para o Oriente
2 A crise da República romana
3 Primeiro triunvirato
4 A ditadura de Júlio César
5 Segundo triunvirato
6 O governo de Otávio
7 Ver também
8 Referências


[editar] Conquistas territoriais
Durante o período republicano, Roma transformou-se de simples cidade-estado em um grande império, voltando-se inicialmente para a conquista da Península Itálica e mais tarde para todo o mundo da orla do Mar Mediterrâneo.

Como a expansão romana provocou profundas transformações na vida econômica, social e política de Roma, dividiremos esse período em duas fases: a primeira, que se estende até o século III a.C., identificada com a conquista da Península Itálica; e a segunda, que corresponde à formação do poderoso império mediterrâneo.

[editar] Conquista da Península Itálica
Ver artigo principal: Guerras Latinas
Durante a monarquia romana, Roma havia imposto o seu domínio no Lácio, conquistando Alba Longa e estendendo o seu território até a foz do Rio Tibre.

No início do século V a.C., o objetivo fundamental da aristocracia romana era manter sua hegemonia na região do Lácio, o que preocupava as cidades etruscas.

Depois da queda da supremacia dos etruscos, na Península Itálica em fins do período monárquico e início da República, as cidades latinas formaram uma liga contra Roma para fazer frente a suas pretensões expansionistas. Denominou-se Liga Latina.

Em 493 a.C., na batalha do Lago Regillus, Roma celebrou tratado de paz com a Liga (que se chamou Foedus Cassianum), ficando ambas as partes em situação de igualdade.


O crescimento do poder de Roma na Península Itálica.No entanto, pouco a pouco, foi-se afirmando a supremacia de Roma até que esta, em 338 a.C., rompeu o tratado e dissolveu a Liga Latina. O território de algumas das cidades que a integravam foi incorporado a Roma, que as organizou sob a forma de tribos rurais. Com outras cidades foram firmados tratados (foedera), pelos quais, embora essas cidades mantivessem sua autonomia administrativa, não tinham elas o direito de declarar guerra ou fazer paz (ius belli et pacis). Outras cidades mais próximas também foram incorporadas e organizadas em forma de tribos. Daí que, além das quatro tribos urbanas criadas por Sérvio Túlio no final da Realeza (Suburana, Esquilina, Palatina e Colina), surgiram várias outras tribos rurais (31, ao final do século III a.C.). O número final de 35 não mais se alterou, e as incorporações posteriores ao final do século III foram para uma das 35 tribos já existentes.

Os volscos, montanheses do Sul do Lácio, foram derrotados por Gaio Márcio, apelidado Coriolano por ter tomado Coriolos, capital dos vencidos. Coriolano, mais tarde foi condenado ao exílio e se refugiou entre os volscos, chegando a sitiar Roma. Porém, não atacou a cidade porque sua mãe, em prantos, suplicou-lhe para desistir do intento. Disse Coriolano: "Oh mãe, salvas a pátria, mas perdes teu filho".

A Guerra contra os équos foi ganha por Cincinato.

Em 395 a.C., os romanos, sob o comando de Camilo, venceram a cidade etrusca de Veios, numa luta iniciada pelo controle da foz do Rio Tibre. Após essa vitória, seguiu-se uma derrota, por volta de 390 a.C., imposta pelos gauleses em expedições de saques às regiões do Sul da Etrúria. Mas, em 340 a.C., Roma recuperou-se e submeteu os povos mais próximos.

De 327 a 290 a.C., Roma guerreou três vezes contra os Samnitas pelo domínio da fértil região da Campânia. Na terceira guerra, os romanos enfrentaram e venceram uma coligação de samnitas, galos, etruscos e latinos. A maior parte dos samnitas acabou se aliando aos romanos. Em 326 a.C., o governo da cidade grega de Neapolis (atual Nápolis) expulsou sua guarnição samnita e chamos os romanos em sua ajuda. Iniciou-se assim o contato formal de Roma com a Magna Grécia.[1]

Posteriormente, Roma controlou o norte da Etrúria, cujos domínios compreendiam a Itália central e parte da Itália setentrional. Quando a supremacia romana se estendeu ao Sul da Itália, algumas cidades gregas, como Nápoles, aliaram-se a Roma, enquanto outras, como Tarento (atual Taranto), declararam-lhe guerra.


Charge do século XIX retratando a chegada de Pirro e suas tropas à Itália.
A Rota de Pirro.Para conquistar essa região, os romanos atacaram a rica cidade de Taranto próspera na indústria e no comércio. Os tarentinos pediram ajuda de Pirro, rei do Épiro (região da atual Albânia). Esse chegou à Península Itálica, em 280 a.C., com um poderoso exército de 25 000 soldados e 20 elefantes de combate.[1] Apesar de ter derrotado duas vezes os romanos (em Heracleia e Ásculo), Pirro sofreu pesadas baixas, perdendo quase todo o exército, e teria exclamado: "Uma vitória mais como esta e fico sem soldados". Daí provém a expressão: "Vitória de Pirro" (para designar uma batalha em que o vencedor sai quase tão esgotado quanto o vencido).

Mais tarde, os romanos reorganizam suas forças e liquidam o exército de Pirro durante a Batalha de Benevento. Em 272 a.C., o Sul da Itália, incluindo Taranto, rendeu-se a Roma. Assim, toda a península Apenina, exceto o vale do rio Pó, passou para o domínio romano.

Ao conquistarem uma região italiana, pelo menos um terço do território ocupado era apropriado pelo Estado, transformado em ager publicus (terras públicas) e depois distribuído aos cidadãos romanos, para várias finalidades: instalação de colônias, distribuição de lotes individuais ou ocupação pela aristocracia, que tinha os meios disponíveis para seu aproveitamento.

Graças ao enorme potencial humano e ao vasto império que dominava, Roma havia se convertido numa enorme potência. Sua influência viu-se fortalecida com a fundação de colônias estratégicas na Itália ligadas por uma rede de estradas. Estas colônias eram formadas por cidadãos romanos ou por latinos; os primeiros faziam parte do Estado Romano, enquanto os demais eram seus aliados, independentes, porém com privilégios.

[editar] Expansão externa
[editar] Guerras Púnicas
Ver artigo principal: Guerras Púnicas

Cartago antes da Primeira Guerra Púnica.A expansão fora do território da Península Itálica teve início com as Guerras Púnicas contra Cartago, cidade-estado fenícia localizada no Norte da África, que por volta do século III a.C. dominava o comércio do Mediterrâneo. Os ricos comerciantes cartagineses possuíam diversas colônias na Sicília, Sardenha, Córsega, Península Ibérica e em toda costa setentrional da África.

Os conflitos entre Roma e Cartago iniciaram-se a partir da expansão romana pelo sul da Península Itálica. O motivo da guerra foi o choque entre o expansionismo romano e o cartaginês. Quando Roma anexou os portos do Sul da península e os interesses de Nápoles e Tarento (atual Taranto) (colônias gregas rivais de Cartago) tornaram-se interesses romanos, a guerra passou a ser inevitável. Era quase certo que Roma, como líder dos gregos ocidentais, iria intervir na luta secular entre sicilianos e cartagineses.

A maior parte da Ilha da Sicília era habitada por cartagineses, em luta constante com as colônias gregas ali existentes. Os romanos intervieram e uma de suas legiões, com o apoio de Siracusa, ocupou a cidade de Messina. Os cartagineses declararam guerra a Roma.

As forças das duas potências eram bastante equilibradas, pois o poderio de ambas era sustentado por uma comunidade de cidadãos e um poderoso exército, fortalecido por aliados em caso de guerra.

Nas três Guerras Púnicas (264 a 146 a.C.), os romanos venceram os cartagineses. Dominaram a Sicília, a Córsega e a Sardenha, além da Península Ibérica, que foi totalmente submetida a Roma após a total submissão dos celtiberos, habitantes da península, em 133 a.C. A Lusitânia foi dominada em 140 a.C., quando os lusitanos, liderados pelo pastor Viriato (que foi morto à traição), foram vencidos pelas tropas romanas. Parte do Norte da África também foi subjugado pelos Romanos, a partir da queda e destruição de Cartago, em 146 a.C. Todo o mediterrâneo ocidental passou para o domínio romano.

Ao mesmo tempo que estava envolvida com as guerras púnicas, Roma voltou sua atenção para o Mediterrâneo oriental, onde o império formado por Alexandre Magno havia se desagregado.

Filipe V da Macedônia, aliado a Cartago na Segunda Guerra Púnica, apoiou Antíoco III,rei da Síria, contra Ptolomeu V Epifânio, rei do Egipto e protegido de Roma. O cônsul Tito Quíncio Flamínio o derrotou na batalha de Cinocéfalo em 197 a.C.. A Macedônia tornou-se protetorado romano. Mais tarde, seu filho, Perseu, reiniciou a luta contra os romanos (revolta dos macedônios). Foi derrotado por Paulo Emílio Pidna (168 a.C.). Roma transformou a região em uma província romana.

[editar] A expansão para o Oriente

O crescimento do poder político de Roma na Ásia Menor.O rei da Bitínia submeteu-se a Roma. O monarca selêucida da Síria, Antíoco III, foi vencido em 189 a.C. na Magnésia, ao sudoeste da Ásia Menor.

Os romanos conquistaram a Grécia em 146 a.C. Os gregos revoltaram-se contra o domínio romano. O cônsul Lúcio Múmio os derrotou e incendiou Corinto. A Grécia tornou-se província romana em 129 a.C. com o nome de Acaia. Seguiu-se o estabelecimento de um protetorado romano no Egito. Em seguida, no ano de 133 a.C., Roma obteve como herança, após a morte do rei Átalo, de Pérgamo, a cobiçada província da Ásia. No mesmo ano, Numância, cidade do curso superior do Douro, foi conquistada por Cipião Emiliano. Os numantinos foram reduzidos à fome e o suicídio coletivo.

A partir do final do século II a.C., Roma já era o império mais poderoso do mundo, que se estendia por 4 mil km, da Espanha até a Asia menor, e dominava uma população estimada em 30 milhões de pessoas.

Com a conquista da Gália Transalpina, efetivada por Júlio César (52 a.C.), a Roma republicana transformou-se no maior império que já tinha existido até então, sua população foi estimada em 55 milhões, ou quase de 25% da população mundial.

Durante longos anos estas conquistas foram tratadas só como fonte de valiosos butins. Os governos provinciais romanos não eram exatores (fiscalistas), em outras palavras - depois da campanha da Macedônia -, a riqueza vinda das províncias conquistadas (junto com os lucros da exploração estatal das minas) permitiu suprimir totalmente os impostos diretos aos habitantes da Italia.

Segundo o historiador Keith Hopkins, a população dominada por Roma aumentou de 4 milhões em 225 a.C. para 60 milhões após a queda da republica.

[editar] A crise da República romana

Roma durante a república.A crise da República romana teve início quando o Senado romano passou a ter seu poder desafiado pelo poderio militar de alguns generais.

A partir de 238 a.C., Roma passou a ter províncias, sendo a primeira delas Córsega e Sardenha, seguida pela Sicília, em 241 a.C. Além disso, o aumento do território e da duração temporal das guerras de conquista obrigou o Senado romano a criar o pro-rogatio, que era a prorrogação do tempo do mandato do pró-cônsul ou do pró-pretor provincial, que era o funcionário da administração central incumbido de governar a nova província.

Com isso, a influência e o poder se concentraram nas mãos de alguns generais, o que lhes permite desafiar a tradicional classe senatorial.

Um dos melhores exemplos deste tipo de processo foi o general Caio Mário, que mesmo sendo rejeitado pelo Senado para comandar a expedição ao norte da África com o intuito de solucionar a guerra contra Jugurta, foi enviado com o aval que a decisão popular lhe deu. Isso ilustra um exemplo de como os generais poderiam aliciar militantes a seu favor, mesmo quando Senado decide contra si.

Pode-se afirmar que um dos momentos mais críticos da República Romana até o primeiro triunvirato teria sido a ditadura de Sila, o qual chegou a marchar com seu exército sobre Roma. Desde o fim das Guerras Púnicas, o cargo de ditador romano havía abolido por ser considerado perigoso conceder a um único homem tanto poder. Porém, o cargo foi reintroduzido em 81 a.C. por Sila, no fim da guerra civil com a facção de Gaius Marius.

Neste período turbulento floresceu um dos mais importantes filósofos e políticos de toda a História de Roma: Marco Túlio Cícero. Cícero foi um dos grandes defensores da República e escreveu tanto tratados políticos quanto filosóficos.

Além da reimplantação da ditadura em Roma, houve outros motivos para o colapso da República romana, entre eles o fracasso dos irmãos Graco ao tentar realizar uma reforma agrária; guerras civis e revoltas populares; movimentos separatistas e insurreições de escravos. Podemos salientar também, que a estrutura política da República era inadequada ao Império.

[editar] Primeiro triunvirato
Ver artigo principal: Primeiro triunvirato
Em 60 a.C., os três mais poderosos generais de Roma, Júlio César (o favorito da plebe), Pompeu (que triunfara na Hispânia) e Crasso (o homem mais rico de Roma), firmaram um acordo tácito denominado triunvirato (governo de três pessoas), para dividir o governo. A palavra triunvirato originou-se a partir de dois radicais do latim: trium- (três) e vir (homem). Assim, o nome é bem conveniente ao que realmente representou o triunvirato.


Mapa das incursões de César pela Gália.
Vercingétorix, chefe dos gauleses, se rende à Júlio César.Com a ajuda de Crasso e Pompeu, César elegeu-se cônsul e tornou-se encarregado da execução das medidas propostas pelos três. Distribuiu terras da Campânia para os soldados de Pompeu; apoiou os partidários de Crasso na expulsão de Cícero, senador inimigo de Crasso e contrário às reformas político-sociais em Roma. Também fez com que as soluções administrativas adotadas por Pompeu em suas conquistas no Oriente fossem confirmadas pela Assembleia Popular. Para si, garantiu o domínio das Gálias Cisalpina e Transalpina, onde iria buscar glória militar na luta contra as tribos rebeladas e riquezas para pagar seus credores em Roma e sustentar suas ambições políticas.

As Guerras da Gália duraram quase oito anos. Vercingetórix, herói gaulês que resistiu a César, foi preso e enviado a Roma; depois de definhar na prisão Mamertina, foi degolado. Toda a Gália foi subjugada na campanha da Gália, graças às vitórias e pilhagens, César conquistou a reputação militar, fortuna e glória que lhe faltavam para igualar-se a Crasso e Pompeu.

Crasso, célebre pela luta na Terceira Guerra Servil contra Espártaco e pela fabulosa fortuna que acumulou, foi nomeado governador da Síria. Logo após a vitória contra Espártaco, numa entrevista com o general dos Partos, que ele deveria combater, foi assassinado.

Nessa fase de acirrada disputa política, os soldados mantinham-se fiéis a seus generais, em função dos interesses clientelísticos que estes pudessem lhes garantir. Durante as Guerras Gálicas, César procurou manter o triunvirato. Após a morte de Crasso, César e Pompeu passaram a disputar o poder único.


Pompeu.O Senado, temendo as ambições de César e seu controle absoluto sobre o experiente exército da Gália, procurou se aproximar de Pompeu, julgado mais cordato aos interesses dos senadores. Pompeu, grande general, considerado o mais ilustre cidadão de Roma desde a morte de Sila, em 54 a.C., exigiu de César o licensiamento do exército e a demissão do governo das Gálias.

A candidatura de César ao consulado é barrada pelo Senado. A tradição romana não permitia que um general vitorioso entrasse na cidade acompanhado de seu exército, o que era uma forma de impedir que os militares pudessem sobrepor-se ao poder senatorial. Quando se dirigiam para a capital, os generais dispersavam suas tropas.

César, no entanto, desconfiava das intenções do Senado e sabia que se licenciasse suas tropas perderia seu poder de barganha e teria suas pretensões políticas frustradas. Em 49 a.C., atravessou com suas legiões o rio Rubicão (que separava a Itália da Gália Cisalpina), limite de sua jurisdição, e disse a famosa frase: Allae Jacta est ("a sorte está lançada"). Quando soube que César havia atravessado o Rubicão com as tropas, Pompeu abandonou Roma. César invadiu a Itália e marchou sobre Roma.

Tempos depois, as tropas de César venceram Pompeu na Farsália. Vencido, Pompeu fugiu para o Egito, onde foi assassinado pelos ministros do faraó Ptolomeu XII. César desembarcou no Egito, onde havia uma disputa pelo poder, e recebeu a cabeça de Pompeu. Conquistou o país e depôs Ptolomeu, colocando em seu lugar Cleópatra (que era irmã do faraó). Incendiou a Biblioteca de Alexandria. César permaneceu nove meses ao lado da rainha Cleópatra antes de deixar o Egito, em 47 a.C.

Em 47 a.C., César dominou regiões da Ásia que se mantinham fiéis aos seguidores de Pompeu. Ao vencer os Farnaces perto de Zela, anunciou sua fácil vitória com a célebre frase: veni, vidi, vici! ("vim, vi e venci!").

Em Tapso, na África, César derrota os partidários de Pompeu. É nomeado ditador por dez anos.

Em Munda, na Espanha, César desbarata os filhos de Pompeu. É nomeado ditador vitalício.

[editar] A ditadura de Júlio César
Ver artigo principal: Júlio César

Júlio César.Júlio César, finalmente instaurado no poder exclusivamente, reformou o Senado romano, aumentando o número de senadores que são de sua orientação política. Além disso, aumentou o número de magistraturas, assentou seus veteranos de guerra em colônias fundadas por ele próprio.

O Senado, agora todo a seu favor, o elegeu pontífice máximo, áugure e pai da pátria. Além disso, para obter o apoio popular, César deu parte do espólio das novas conquistas para serem divididas entre os plebeus.

No entanto, o grupo opositor de César o assassinou durante sessão do Senado, nas próprias escadarias do edifício. Logo após o assassinato, o Senado extinguiu a ditadura do grupo de magistraturas romanas. Marco Antônio, um dos aliados de César agitou manifestações populares durante seu funeral, o que assustou os opositores de César.

Com isso, mesmo com a morte de César, o Senado foi obrigado a ratificar as medidas implementadas pelo ditador e Marco Antônio se tornou um dos mais influentes senadores, dado o seu poder junto ao povo, tendo o Senado que aprovar todas as medidas por ele propostas.

[editar] Segundo triunvirato
Ver artigo principal: Segundo triunvirato

Marco Antônio.O segundo triunvirato consistiu num acordo menos tácito do que o primeiro, já que os três generais dividiam oficialmente o território romano, cada qual com a parte sob sua jurisdição. O segundo triunvirato foi composto por Marco Antônio, Augusto (ou Otávio) e Lépido.

Quando César morreu, deixou um testamento no qual prometeu a distribuição de terras à plebe e aos veteranos de guerra. Além disso, no testamento continha o seu sucessor, seu sobrinho Caius Otavianus (ou Caio Otaviano). Como o Senado havia permitido a César utilizar o nome Imperator antes de seu próprio nome e sendo este título hereditário, Otaviano foi a Roma reivindicar sua herança com o nome de Imperator Caesar Caius Otavianus. O jovem Otávio organizou legiões e entrou para o Senado como pretor.

No Senado, Otávio se uniu a Marco Antônio e a Lépido (o então Pontífice Máximo) a fim de vingar a morte do tio, caçando todos os conspiradores da morte de César, tais como Brutus e Pompeu Crasso. Todas as guerras empreendidas por Otávio foram muito bem narradas por Suetônio em sua obra Vida dos doze Césares.

O território romano foi dividido entre os três senadores, mas a parte correspondente a Lépido foi logo anexada por Otávio.

A Marco Antônio competia a parte oriental da República , bem como as províncias do Oriente Médio. No entanto, Marco Antônio redigiu, no Egito, para onde se mudou, um testamento no qual deixaria as províncias a seus filhos com Cleópatra quando morresse.

Este testamento foi usado por Otávio para acusá-lo perante o Senado de ter sido manipulado por Cleópatra a deixar parte do território nas mãos do império egípcio. O Senado, por sua vez, deu carta verde a Otávio para perseguir Marco Antônio, que se suicidou juntamente com Cleópatra, em 30 a.C. Desta forma, Otávio se consolidou sozinho no poder e transformou o Egito em mais uma província romana.

[editar] O governo de Otávio

Otávio Augusto.Em 27 a.C., Otávio recebeu o título de Augusto e o de Pontífice Máximo em 12 a.C. Otávio declarou o fim das guerras civis e devolveu o poder ao Senado. No entanto, Augusto recebeu o título de princeps, ou seja, de primeiro cidadão.

Mesmo depois de ter recebido várias recusas de títulos por parte de Augusto, tais como o de ditador e o de cônsul vitalício, o Senado concedeu-lhe o poder de imperium vitalício. Este último cedia a Augusto o controle sobre todas as tropas (legiões) existentes na República, elevando-o ao posto de imperador, apesar de as instituições republicanas romanas continuarem existindo.

Desta forma, Augusto tornou-se o homem mais poderoso do Império, mas o Senado figurava como depositário deste poder por ele foi concedido é renovado todos os anos.

Com o poder todo concentrado em suas mãos, Augusto deu início a um novo período da História de Roma conhecido como Império Romano, em 27 a.C. Augusto se manteve como imperador de Roma até sua morte em 14 d.C.

[editar] Ver também
Lista de cônsules republicanos
Saudação romana
Referências
↑ a b c Grandes Impérios e Civilizações: Roma - Legado de um império. 1.ed. Madri: Ediciones del Prado, 1996. pp.112 p.. 2 v. v. 1 ISBN 84-7838-740-4
[Esconder]v • eRoma Antiga
História Fundação de Roma · História de Roma · Cronologia da Roma Antiga · Reino de Roma · Liga Latina · República Romana · Primeiro triunvirato · Segundo triunvirato · Principado · Dominato · Império Romano · Grande incêndio de Roma · Ano dos quatro imperadores · Cinco bons imperadores · Crise do terceiro século · Império das Gálias · Tetrarquia · Império Romano do Ocidente · Invasões Bárbaras · Queda do Império Romano · Reis bárbaros de Roma · Império Bizantino · Queda de Constantinopla
História militar Organização Legião romana · Legionário · Guarda pretoriana · Dux bellorum · Magister militum · Tropas auxiliares romanas · Limes
Guerras Batalhas · Liga Latina · Guerras Latinas · Guerras Samnitas · Guerras Púnicas · Guerras Servis · Guerras judaico-romanas · Guerra Social · Segunda Guerra Civil da República de Roma · Guerras pírricas · Invasão romana da península Ibérica · Guerras Cantábricas · Guerras Mitridáticas · Guerra dos Piratas · Guerras da Gália · Invasões da Britânia por Júlio César · Conquista romana da Britânia

Governo Instituições SPQR · Senado · Assembleias romanas · Cursus honorum · Imperador romano · Legatus · Dux · Vicarius · Lictor · Magister militum · Imperator · Princeps senatus · Pontifex Maximus · Augusto · César · César (tetrarquia) · Tetrarca · Província romana · Optimates · Populares · Liberatores
Governantes Reis de Roma · Cônsules republicanos · Imperadores
Locais Cúria Romana · Fórum ·

Magistratura Ordinária Cursus honorum · Tribuno · Quaestor · Edil · Praetor · Cônsul · Censor · Promagistrado · Governador
Extraordinária Dictator · Magister Equitum · Triunvirato · Decenvirato

Lei Lei das Doze Tábuas · Corpus juris civilis · Cidadania romana · Imperium · Lex Licinia Sextia · Édito de Caracala · Édito de Constantino · Lex Hortensia · Édito de Milão · Lex Canuleia · Ius gentium · Leges Barbarorum
Cultura Arte · Arquitetura · Escultura · Pintura · Literatura · Calendário romano · Moeda romana · Convenção romana de nomes · Gastronomia · Vestuário · Calendário juliano · Romanização · Saudação romana · Festivais romanos · Historiadores · Legado romano · Tópicos sobre a Roma Antiga
Religião Mitologia · Culto imperial · Rex sacrorum · Flâmine · Flamen Dialis · Vestal
Sociedade Patrícios · Plebeus · Clientes · Escravos
Língua Latim • Latim antigo • Latim clássico • Latim vulgar • Línguas românicas • Literatura latina
Geografia Sete colinas de Roma · Rio Tibre · Rio Pó · Rio Metauro · Rio Rubicão · Mar Mediterrâneo · Alpes · Península Itálica
Engenharia Romana Estradas · Cloaca Máxima · Catacumbas · Termas · Teatro · Vila romana · Templos · Aquedutos · Fontes · Igrejas · Obeliscos · Pontes · Praças · Muralha de Adriano · Muralha de Antonino



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Romana"
Categoria: República Romana
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de fontes desde Março de 2009 | !Artigos bons em w:enVistasArtigo Discussão Editar Histórico Ferramentas pessoaisExperimente o Beta Entrar / criar conta Busca
Navegação
Página principal
Conteúdo destacado
Eventos atuais
Esplanada
Página aleatória
Portais
colaboração
Boas-vindas
Ajuda
Página de testes
Portal comunitário
Mudanças recentes
Estaleiro
Criar página
Páginas novas
Contato
Donativos
Imprimir/exportar
Criar um livro
Descarregar como PDF
Versão para impressão
Ferramentas
Páginas afluentes
Alterações relacionadas
Carregar ficheiro
Páginas especiais
Link permanente
Citar esta página
Noutras línguas
Afrikaans
العربية
مصرى
Български
Brezhoneg
Bosanski
Català
Cebuano
Cymraeg
Dansk
Deutsch
Ελληνικά
English
Esperanto
Español
Euskara
فارسی
Suomi
Français
贛語
Galego
עברית
Hrvatski
Magyar
Interlingua
Bahasa Indonesia
Íslenska
Italiano
日本語
ქართული
한국어
Latina
Lietuvių
Latviešu
Македонски
മലയാളം
Bahasa Melayu
Nederlands
‪Norsk (nynorsk)‬
‪Norsk (bokmål)‬
Иронау
Polski
Română
Русский
Sicilianu
Srpskohrvatski / Српскохрватски
Simple English
Slovenčina
Slovenščina
Српски / Srpski
Svenska
தமிழ்
ไทย
Tagalog
Türkçe
Українська
Tiếng Việt
Yorùbá
中文

Esta página foi modificada pela última vez às 12h57min de 30 de abril de 2010. Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes. Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WILKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas