sexta-feira, 4 de junho de 2010

336 - HISTÓRIA DE ROMA

skip to main | skip to sidebar
Linkbar
Início Fórum HD Conteúdos Resumos Multi (mídia) Vídeos Novo Enem Outros Recursos Sobre


Home » Resumos » Resumo: Roma Antiga

quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Resumo: Roma Antiga
Nos resumos estão contidos alguns dos principais pontos de discussão nas minhas aulas de História. O contéudo está disponível de duas formas - apresentação de slides e áudio(mp3) - para que você possa aprofundar o seu estudo utilizando várias linguagens.

O assunto de hoje é Roma Antiga .

Você também pode fazer o download deste material para ler e ouvir onde bem desejar. Moleza :-)

>>> Não deixe de conferir:
Como estudar História (Primeira Parte)

Resumo




Podcast


Para fazer o download deste podcast, clique aqui.

Tópicos


Resumo sobre a Civilização Romana

1. Características Gerais I
* Os romanos deixaram uma herança rica na literatura, arquitetura, direito, escultura, na atividade militar, entre outras.
* A cultura romana teve forte influência dos gregos, em especial na arte, na literatura, na ciência, na filosofia, além dos aspectos religiosos.
* Há várias versões sobre a origem de Roma, que, a partir de uma aldeia se transformou em um grande império.

>>> Não deixe de conferir:
Questão (Enem-2000): Roma Clássica

2. Características Gerais II
* Um destas versões, considerada lendária, conta que a cidade foi fundada pelos gêmeos Rômulo e Remo , provenientes das tribos latinas da Europa Central.
* Outra versão, embasada em documentos e arqueologia, diz que a região foi povoada por várias tribos, como úmbrios, samnitas, sabinos e, posteriormente, dominada pelos etruscos .
* A história da Roma Antiga se divide em três períodos: Monarquia, República e Império.

>>> Não deixe de conferir:
- Atlas Histórico: Itália Antiga
- Atlas Histórico: Colonização Grega, Fenícia e Etrusca

3. Período Monárquico
* O Período Monárquico ocorreu entre 753 a.C. e 509 a.C., aproximadamente.
* Durante este período, Roma foi dominada pelos etruscos. Sob os reis etruscos, foram realizadas obras públicas, como drenagem de pântanos, construção de esgotos, templos, etc.
* Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco Tarquínio, o Soberbo, e fundaram uma república.

>>> Não deixe de conferir:
Vídeo: O mundo Romano-da monarquia a República

4. Sociedade
* A sociedade , neste período, se dividia em classes:
o Patrícios: grandes proprietários de terras.
o Clientes: grupo de pessoas, geralmente plebeus ou estrangeiros, que estavam ligados aos patrícios.
o Plebeus: formavam a maioria da população, constituindo-se de pequenos agricultores, comerciantes, pastores e artesãos.
o Escravos: não tinham direitos políticos, não sendo considerados cidadãos. Muitos escravos se tornavam gladiadores em Roma.

5. Os Gladiadores
* Gladiadores eram guerreiros que lutavam em arenas. Seu nome deriva do gládio, espada utilizada por soldados. Sua função era entreter o público. Costuma ser dito que a estratégia das elites em desviar a atenção do povo através de comida e diversão era denominada “ Política do Pão e Circo ”
* Entre os principais tipos de gladiadores, estavam o trácio, o murmillo, o hoplomaco, o retiário, entre outros. Cada um utilizava armas e armaduras específicas.
* Haviam vários tipos de lutas nas arenas romanas, como Ludus Magnus, lutas de gladiadores contra gladiadores; Venatium : lutas envolvendo animais; Naumachias : lutas com embarcações de grande ou pequeno porte; Equitarium : lutas envolvendo corridas de cavalo ou desafios de bigas.
* Algumas destas lutas deixavam evidente a tecnologia de arenas como o Coliseu, que foi construído entre os anos 70 e 90. Esta arena tinha uma aprimorada estrutura interna, engrenagens que permitiam inundações em lutas aquáticas, assim como cobertura externa.

>>> Não deixe de conferir:
- Game: Gladiadores Romanos
- Top 5 gladiadores que lutavam nas arenas romanas

6. Período Republicano I
* O Período Republicano ocorreu entre 509 a.C. e 23 a.C., aproximadamente.
* Neste período, Roma foi governada por dois cônsules. Estes eram auxiliados por senadores, responsáveis pelas finanças, assuntos externos e criação de leis.
* Durante períodos de guerras, a cidade podia ser governada por um ditador.
* República é uma palavra de origem latina que significa “coisa do povo”.Porém, as instituições eram comandadas pelos patrícios, tendo os plebeus pouca ou nenhuma participação política.

7. Período Republicano II
* Esta situação se inverteu com uma luta entre patrícios e plebeus, que se estendeu por quase dois séculos, e que resultou na conquista de alguns direitos por parte da plebe.
* Dentre estes direitos , podemos destacar a Lei das Doze Tábuas, que definia direitos e deveres dos plebeus. Estas leis viraram referência no estudo do Direito.
* Foi criada a Lei da Canuléia, que permitia o casamento entre patrícios e plebeus. Estes conquistaram, também, o direito de exercer cargos sacerdotais e políticos.
* Além disso, surgiram os Tribunos da Plebe, que representavam os interesses dos plebeus no senado.

8. Expansão Romana
* A partir da República, Roma iniciou o processo de maior expansão territorial, conquistando toda a península itálica. A ambição dos romanos, porém, estava no além-mar.
* Na disputa pelo Mar Mediterrâneo, Roma entrou em conflito com Cartago, nas chamadas Guerras Púnicas , de 264 a.C. a 146 a.C. Puni era o nome latino dado a Cartago, antiga colônia fenícia.
* Houve três guerras, todas com vitória romana. Na primeira Guerra Púnica, Roma conquistou a ilha de Sicília, ao sul da Itália. Na segunda Guerra Púnica, um dos generais cartagineses, Aníbal, tentou atacar Roma por terra, com um grande exército. Foi derrotado em 202 a.C.
* Na terceira Guerra Púnica, Cartago foi completamente destruída. Assim, o Mar Mediterrâneo passou a ser controlado pelos romanos.
* A partir de então, outras conquistas posteriores consolidaram Roma como um dos maiores impérios da antiguidade. Estas conquistas refletiram em crescimento econômico, maior número de escravos e forte concentração de terras.

>>> Não deixe de conferir:
Atlas Histórico: Império Romano

9. Crise na República
* A abundância de escravos, nas mãos de grandes proprietários de terras, gerou um desequilíbrio econômico e social.
* As lutas políticas fez surgir dois partidos rivais: o partido aristocrático, que defendia o interesse dos mais ricos; e o popular, que desejava redistribuição de terras.
* Nesta luta política se destacaram Tibério e Caio Graco, irmãos que tentaram um projeto de reforma agrária entre 133 a.C. e 121 a.C. Ambos foram assassinados.
* Algumas guerras civis deram origens a ditaduras militares, cujos governantes utilizavam o exército para se manter no poder. De 107 a.C. a 79 a.C. Mário e Sila assumiram o governo.
* Por volta de 72 a.C., o gladiador Espártaco comandou uma revolta de 70 mil escravos. Após algumas vitórias, Espártaco e seus seguidores foram esmagados pelo general Pompeu.

>>> Não deixe de conferir:
Vídeo: Da Crise da República ao Fim do Império Romano

10. Os Triunviratos
* Os Triunviratos foram governos de três pessoas. Porém, desde o início o sistema mostrou-se falho, havendo disputas internas pelo poder. Por volta de 60 a.C., foi criado o Primeiro Triunvirato, composto por Crasso, Pompeu e Júlio César.
* Com a morte de Crasso, Pompeu e Júlio César disputaram o poder. Com a vitória de César, este se tornou ditador perpétuo de Roma, realizando reformas e diminuindo o poder do senado.
* Em 44 a.C., Júlio César foi assassinado em um conspiração no senado, encabeçada por Bruto, que César considerava um filho.
* Com a morte de César, foi criado o Segundo Triunvirato, composto por Lépido, Otávio e Marco Antônio. Na luta que se seguiu, Lépido foi afastado e Otávio venceu Marco Antônio.
* Com o poder nas mãos, Otávio foi proclamado imperador de Roma. Acaba, assim, a República e inicia o Império,que ocorreu entre 27 a.C. e 476 d.C. O Período Imperial , por sua vez, se divide em Alto Império e Baixo Império.

11. Alto Império
* O Alto Império ocorreu entre 27 a.C. e estendeu-se até o século III, aproximadamente. Os imperadores tinham poder quase total e geralmente eram considerados divinos.
* O primeiro imperador foi Otávio, denominado Augusto, que governou durante 41 anos. Este período ficou caracterizado pela hegemonia e prosperidade, denominado Pax Romana, que durou até o século III.
* Outros imperadores, que se destacaram, por bem ou por mal, foram Calígula, Nero, Tito, Marco Aurélio, Sétimo Severo, entre outros.
* Os cristãos, grupo de seguidores das idéias de Jesus Cristo, foram fortemente perseguidos em Roma, em parte porque recusavam-se a adorar os deuses oficiais, assim como não prestavam culto ao imperador, por serem monoteístas.
* Apesar das perseguições, em 313, através do Édito de Milão, o imperador Constantino concedeu liberdade de culto aos cristãos. Mais tarde, o então imperador Teodósio proibiu cultos pagãos, medida que tornaria o cristianismo a religião oficial de Roma.

>>> Não deixe de conferir:
- O novo olhar de Constantino
- Top 5 imperadores mais loucos de Roma

12. Baixo Império
* O Baixo Império ocorreu do século III até 476, aproximadamente. Este período representou o declínio do Império Romano.
* Sufocado por uma crise militar e econômica, o Império foi dividido em dois: Ocidental, com sede em Roma; e Oriental, com sede em Constantinopla.
* Entre os fatores que causaram a queda da parte ocidental, podemos destacar o custo em manter os exércitos nas fronteiras; a perda de controle de regiões, devido ao tamanho do império; aumento dos impostos e corrupção, entre outros.
* A dificuldade em sustentar o exército, possibilitou o recrutamento de povos além das fronteiras de Roma, denominados bárbaros. A perda de controle das fronteiras também permitiu a migração cada vez maior destes povos.
* Assim, em 476, invasões violentas de povos bárbaros consolidaram a queda do Império Romano do Ocidente. O Império Romano do Oriente, porém, sobreviveu por mais alguns séculos.

>>> Não deixe de conferir:
Atlas Histórico: Migrações e Invasões dos Povos Bárbaros

Veja Também

Para ler e ouvir outros resumos e podcasts de história, clique aqui

Dê uma nota e faça um comentário: O que você aprendeu com este resumo? Existem outras questões que devem ser acrescentadas?
Fique ligado! Assine nosso Feed ou cadastre seu email para receber todas as atualizações do blog.

Related Posts with thumbnails for bloggerblogger widgets
Recomendo que leia também:

Game: Atirador de Elite [Sniper]
Resumo: Reforma Protestante
Vídeo: O Predomínio Ibérico
Game: Hoplita
Resumo: Renascimento Cultural
Postado por Prof_Michel às 12:05 AM

Marcadores: Civilização Romana, História Geral, Idade Antiga, Podcasts, Resumos


Share | 44 Comentários:
GUILHERME disse...
Dai Michel, gostei da postagem. Tu conpletasse nosso estudo, e o pessoal vai vir no teu blog estudar. A tua idea de botar os conteudos das aulas no blog para o pessoal estudar é muito legal.Obrigado.

1:06 PM
Igor Fontana disse...
O Resumo que ta ali em Slide já é o correto Michel ?

1:58 PM
Prof_Michel disse...
Já, mas demora um pouco para adaptar. O podcast, todavia, não vai estar disponível por enquanto.

4:10 PM
Igor Fontana disse...
Mais o PodCast eu nem vo usar ;)
Demora quanto tempo + ou - , dai vou ver se vou tomar banho primeiro .

PS : Vo toma banho já , porque vo no jogo ':)

4:14 PM
Ana Carolina disse...
eu faltei na aula mas pelo resumo consegui entender bem o conteúdo, o resumo ficou bem completo :D

4:30 PM
Maria Carolina M. disse...
o resumo ficou bem completo, ele vai nos ajudar bastante na prova :)

6:36 PM
Eduardo disse...
Michel precisa saber como os Gladiadores se vestiam, qual era o mais forte, quem lutava com quem ?

8:43 PM
clayton disse...
Muito bom o resumo, ajudou bastante pra estudar.

11:07 PM
Sonia Regly disse...
Michel,
Tudo bem explicadinho,bem definido. Está fácil para estudar,acho que os alunos se darão bem,vc caprichou!!!Beijão e muito obrigada pela visitinha.

3:19 PM
Sonia Regly disse...
Acho que vou selecionar alguns conteúdos para divulgar lá no Compartilhando as Letras.Assim meus leitores vão ficar expert em História.Que tal???

3:21 PM
Prof_Michel disse...
Pode selecionar, Sonia. Quando estiver pronto, me avise. Um beijão

5:44 PM
GUILHERME disse...
Dai Michel. A prova tava muito facio(exeto as objetivas), ate estranhei, e pensei nao pode ser o Michel que fez essa prova. Se eu achei facio é porque logicamente, eu estudei para a prova, e se estudei claro que seu blog me ajudou muito. Obrigado.

8:46 PM
Prof_Michel disse...
Aiaiai, quando vcs dizem que a prova foi fácil, não sei se é motivo prá rir ou prá chorar, hehehe.

9:26 PM
Giuliana Rossa disse...
Michel o resumo ficou muito bom, ajudou bastante na hora da prova!

3:03 PM
douglas teixeira disse...
haha o resumo ta certinhu(eu axo) ta me ajudando porque eu to lendo toda noite pa n eskeçe.valeu michel

8:56 PM
Manuela Dalla disse...
Michel na "Política do Pão e Circo" foi usada a estratégia de deixar o povo desviar toda a sua atenção na comida e na diversão.Qual era o objetivo de desviar a atenção do povo?

9:17 PM
Larissa de Souza disse...
Michel cada resumo que você faz ajuda bastante,continua assim que vai longe.Parabéns, esse resumo ficou ótimo.

10:22 PM
Prof_Michel disse...
Manuela, o argumento padrão é que a comida e o entretenimento desviam a atenção do povo de questões sociais. O time de futebol Metropol, de Criciúma, foi criado para diminuir as greves dos mineiros.

Larissa, muito obrigado :)

10:59 AM
Igor Fontana disse...
Dai surgiram os gladiadores o/

3:15 PM
Manuela Dalla disse...
Michel minha mãe pediu para mim te parabenizar pelo blog, pois ela tinha umas questões de história para ser resolvida e conseguiu resolver graças aos recursos do blog.Parabéns.

4:04 PM
Prof_Michel disse...
Manuela, que bom que sua mãe gostou. Fala para ela deixar um comentário no blog, para registrar a visita. Um abraço

4:43 PM
Igor Fontana disse...
Michel todo mundo gosta do seu Blog =D
Ta muito bom mesmo , tudo organizado
Continua assim que ele vai crescer ainda mais

11:07 PM
Prof_Michel disse...
Que bom, Igor.

10:38 AM
Manuela Dalla disse...
Avisei a minha mãe Michel ela disse que qualquer hora ela passa para deixar um recado.

9:24 PM
gregory marim disse...
esses resumos ajudam mesmo muito na prova valeu michel

2:43 PM
Prof_Michel disse...
Manuela, estou esperando, então.
Gregory, é isso aí.

5:38 PM
Igor Fontana disse...
Michel , vai ter que saber tudo isso ? Vo pergunta no outro tbm :/

3:21 PM
Prof_Michel disse...
Não, apenas a última parte: alto império e baixo império, que constituem o período imperial da história de Roma. É isso aí!

3:25 PM
Ricardo de Bem disse...
comentario bombando né..uahuahauhau
valeu pela forca pra prova ai,vou estudar os resumos e vo ve se ficaram bons...minha opiniao vale muito..uahuahua

5:56 PM
Prof_Michel disse...
Pois é, o número de comentários neste post é impressionante. Comentários são como encontro em família: quanto mais melhor.

6:05 PM
Igor Fontana disse...
EAUIEUAIEUIAUEAIEAIEUAIEUA
Vamo enche de comentários :D

6:07 PM
Igor Fontana disse...
Porque Otávio era denominado Augusto ?

6:32 PM
Prof_Michel disse...
Augusto significa glorioso. Ocorre que os imperadores eram considerados representantes dos deuses, portanto o termo ajudava a convencer bem a população da divindade do governante. Capisce?

6:38 PM
Igor Fontana disse...
Capisce :D

6:42 PM
Igor Fontana disse...
Tinha algum muro que separava Roma Ocidental e Roma Oriental ?

6:46 PM
Prof_Michel disse...
Não tinha nenhum muro, porque não foi a cidade de Roma que foi dividida, e sim o império romano. E, mesmo assim, a divisão foi apenas para facilitar a administração, e não por diferenças políticas ou ideológicas.

6:51 PM
Igor Fontana disse...
Ok

6:51 PM
Lucca Zacheu disse...
o resumo me ajudou muito a estudar.
mas é muita coisa !!!
SHAUSH

8:51 PM
maria julia remor disse...
Michel,que bom que colocasse esses resumos,prefiro estudar por aqui,nao eh grande o conteudo e bem mais declarado..=)

9:07 PM
Manuela Dalla disse...
Na primeira vez eu só escutei o áudio, mas não prestei muita atenção, realmente ficou bem bom o resumo.

9:12 PM
Prof_Michel disse...
Lucca, estude só o que foi pedido. Não precisa ler tudo.
Maria Júlia, o que seria conteúdo declarado? hehe

10:26 PM
Leonardo Correia disse...
Ei michel, estava ate agora estudando.. ja sao 11 horas da noite e estou aqui ainda hahahah. Me ajudou muito esse resumo para estudar, com certeza vou tirar uma nota muito boa na sua prova =)

11:11 PM
Prof_Michel disse...
Leonardo, tenho certeza que o seu desempenho na prova vai ser além da expectativa. Sucesso e parabéns pela dedicação.

11:28 PM
Sabia disse...
Essa é a parte mais dificilzinha da prova, sei la, é legal estudar isso...

Tou pronto para a prova :x
Só falta revisar os bárbaros...

12:13 AM

Postar um comentário


Deixe sua opinião em forma de comentários. Sua contribuição é importante. Faça elogios, críticas ou sugestões =D

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

Prof_Michel recomenda:

- Capriche no português.
- Comentários "anônimos" não serão aceitos.
- Evite palavrões ou palavras de duplo sentido.
- Seu comentário deve ter relação com o conteúdo do post.



Links para esta postagem
Criar um link

<< Postagem mais recente Postagem mais antiga >> Início
Assinar: Postar comentários (Atom)

Me siga no Twitter


Siga o @profmichel!!!
Submarino.com.br

Assine meus Feeds

Digite seu e-mail e receba as atualizações:




Divulgue o História Digital!



Divulgue o História Digital ;)

Indexadores








Este blog possui:
283 Comentários em 351 Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Me encontre em qualquer lugar. Clica aí!!

Top Comentaristas
José Paulo Dal Toé Pozzobon (51)
Murilo Patricio (37)
Vitor Guglielmi (28)
Gabriel (22)
Gabriel Biz (18)
Gabriel Pacheco (16)
Igor Fontana (14)
Clayton Machado Magaldi (13)
joaorossoneto (10)
Eduardo Cabral (10)
widget UsuárioCompulsivo

Seguidores

Marcadores-Diversos
Atlas Histórico (38) Atualidades (3) Cinema (5) Conteúdos Programáticos (4) Curiosidades (10) Dicas (7) Educação (15) Games (24) História (31) Infográficos (3) Jogos Operatórios (8) Listas (26) Mapas (3) Meio-Ambiente (2) Música (6) Novo Enem (13) Piadas (2) Podcasts (32) Projetos (3) Quadrinhos (4) Questões do Enem (73) Resumos (26) RPG (2) Sugestões (14) Tecnologias (11) Visitas Virtuais (2) Vídeos (56)
Marcadores-História Geral
Absolutismo (3) América Colonial (5) América Pré-Colonial (2) Civilização Chinesa (1) Civilização Egípcia (5) Civilização Fenícia (4) Civilização Grega (7) Civilização Hebraica (4) Civilização Inca (1) Civilização Japonesa (1) Civilização Mesopotâmica (4) Civilização Muçulmana (2) Civilização Persa (1) Civilização Romana (13) Entre-Guerras (5) Expansão Marítima (6) Feudalismo (3) Guerra de Secessão (2) Guerra Fria (6) História da América (10) História da África (3) História das Mulheres (5) Idade Antiga (30) Idade Contemporânea (26) Idade Moderna (25) Idade Média (20) Igreja Medieval (5) Iluminismo (5) Imperialismo (6) Independência dos EUA (1) Mercantilismo (2) Período Napoleônico (3) Primeira Guerra Mundial (3) Pré-História (9) Reforma Protestante (3) Reinos Bárbaros (4) Renascimento (7) Revolução Francesa (5) Revolução Industrial (2) Revolução Russa (1) Segunda Guerra Mundial (6) Teoria da História (7) África Colonial (1) África Pré-Colonial (2) Marcadores-História do Brasil
Brasil Colonial (12) Brasil Império (17) Brasil Pré-Colonial (2) Brasil República (25) Ditadura Militar (4) Era Vargas (8) Inconfidência Mineira (1) Nova República (5) Período Democrático (8) Período Regencial (2) Primeira Guerra Mundial (3) Primeiro Reinado (5) República Velha (8) Segundo Reinado (9) Vinda da Família Real (1)
HISTÓRIA DIGITAL
Copyright © 2010. Alguns direitos reservados.
Contato | Parceiros| Política de Privacidade
Desde 20/08/2009. ©Template by Dicas Blogger.
TOPO


TODOS OS DIREITOS DE COPYRIGHT RESERVADOS `HISTÓRIA DIGITAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas