quinta-feira, 24 de junho de 2010

1163 - LISTA DE UNIVERSIDADES ASIÁTICAS

Conteúdo
Navegação
Mais conteúdo
Cabeçalho
Busca
Selecione dentre 30 idiomas

--------------------------------------------------------------------------------
A Empresa
Imprensa
B2B
DW-Akademie
DW-STORE
Expediente
Ajuda
Parcerias
Mapa do Site
Arquivo
BuscaProcurar por Buscar Busca Avançada
Do centro da EuropaChoose from 30 LanguagesChoose from 30 Languages Choose from 30 Languages English German Chinese Spanish Portuguese for Brazil Arabic Russian Persian Albanian Amharic Bengali Bosnian B/H/S Bulgarian Croatian Dari French Greek Hausa Hindi Indonesian Kiswahili Macedonian Pashto Polish Portuguese Romanian Serbian Turkish Ukrainian Urdu Choose from 30 Languages 25.06.2010
--------------------------------------------------------------------------------
PÁGINA INICIALFATOS EM DESTAQUE
Alemanha
Brasil
Europa & MundoAmérica Latina
Cultura
Ciência e Tecnologia
Economia
Meio Ambiente
Esportes
Calendário Histórico
CONHEÇA A ALEMANHA
Faces da Alemanha Cidades & Roteiros
Estudar na Alemanha
História
Dados Geográficos
Estrutura Política
Estrutura Econômica
Vida Cultural
Vida Social
Alemanha na Rede
Mapas
Tempo
CURSOS DE ALEMÃO
Aprender alemão
Deutsch unterrichten
Deutsch XXL
DW-RADIO
Programa
Áudio
Contraste
Learning by Ear
Frequências
DW-TV
Em Inglês
INTERATIVIDADE
Newsletter
Podcasting
RSS & Serviços
DW no Celular
Sua Opinião

Mundo | 09.10.2009
Ranking de melhores universidades do mundo favorece Reino Unido e EUA

Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Cambridge, no Reino Unido, é a segunda colocada no rankingTabelas das melhores universidades do mundo, como a do jornal londrino "The Times", favorecem as instituições de ensino superior de língua inglesa e levam União Europeia a propor alternativa.

As instituições de ensino superior dos Estados Unidos e do Reino Unido dominam o ranking das 200 melhores universidades do mundo publicado nesta quinta-feira (08/10) pelo jornal londrino The Times. Entre as 20 melhores, apenas uma não fica em um desses dois países.

O ranking do Higher Education, suplemento do jornal, basicamente repetiu o top 10 de 2008. Harvard veio em primeiro lugar, como nos últimos seis anos, enquanto a inglesa Cambridge University ultrapassou Yale e ocupa agora o segundo lugar.

A Universidade Nacional Australiana, a Universidade McGill, do Canadá, e o Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique, são as únicas instituições fora dos dois países a integrar o top 20 – uma situação desconfortável para universidades que não têm o inglês como idioma padrão e lutam por reconhecimento internacional.

"Na verdade o resultado não é nenhuma surpresa", disse Petra Giebisch, do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior (CHE), na Alemanha. Ela lidera um projeto que propõe um sistema melhor de classificação, que não favoreça as instituições de língua inglesa. "Essa é uma das ideias por trás do nosso projeto piloto", conta.

A Alemanha teve pouco a mostrar sobre seus esforços recentes em estabelecer centros de ensino de elite. A melhor universidade alemã foi a Universidade Técnica de Munique, que ocupou a posição 55 no ranking, duas à frente da Universidade de Heidelberg.

As outras duas únicas que entraram na lista das 100 melhores foram a Universidade Livre de Berlim (94º lugar) e a Universidade Ludwig-Maximilian (98º lugar), de Munique. O Brasil não teve nenhuma representante no ranking deste ano.

Inglês em vantagem

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Universidade Técnica de Munique é a melhor alemãO novo ranking registra uma ligeira melhora para universidades europeias e particularmente asiáticas em relação às norte-americanas. Instituições de ensino na Suíça, na Holanda, no Japão, em Hong Kong, na Coréia do Sul e na Malásia mostraram melhores resultados do que nos anos anteriores.

No entanto, os Estados Unidos continuam sendo de longe a nação que mais aparece no ranking, com 54 representantes entre as 200 melhores universidades, e a lista reabriu o debate sobre o favorecimento e a efetividade dos sistemas internacionais de classificação de universidades.

Como a maioria dos rankings internacionais, a lista do Times – publicada em parceria com a empresa de serviços em ensino superior Quacquarelli Symonds – favorece fortemente as instituições de língua inglesa.

Isso porque um dos critérios de classificação é o desempenho da pesquisa no centro de ensino, medido pelo número de artigos científicos publicados em jornais acadêmicos. Como a maioria das publicações científicas no mundo é em inglês, as universidades de língua inglesa levam vantagem.

O Higher Education inclusive admitiu isso no artigo que acompanhou os resultados de 2008: "Reconhecemos que todos esses dados têm alguma tendência inerente, especialmente a favor de quem publica em inglês."

Na avaliação dos resultados neste ano, o Times também sugeriu que o maior número de publicações em inglês melhorou a pontuação das universidades asiáticas: "Essas universidades também reforçaram a importância de seus professores publicarem artigos em jornais internacionais, o que sem dúvida elevou a visibilidade de sua pesquisa".

O número de citações científicas compõe 20% da pontuação final. Os outros critérios são peer review (revisão por pares), que corresponde a 40%, recruiter review (10 %), abertura para professores de renome internacional (5 %) e para estudantes internacionais (5 %) e a relação entre instituição e alunos (20%).

A ênfase no peer review levou alguns críticos a sugerir que o questionário do Times, que neste ano foi respondido por mais de 9,3 mil pesquisadores e 3,2 mil funcionários, conduz a análises pouco objetivas.

UE encabeça classificação com novos critérios

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Classificação do CHE busca agrupar universidades de acordo com fatores comunsO sistema de classificação que está em fase de desenvolvimento desde junho deste ano pelo CHE, do qual a União Europeia está encarregada, é apenas em parte uma reação ao favorecimento às instituições de língua inglesa em tabelas como a do Times.

Muitos especialistas criticam, antes de mais nada, a utilidade de tais tabelas de classificação. "Nós queremos desenvolver um novo conceito para uma comparação internacional entre universidades", diz Giebisch.

Esse conceito não será baseado em uma tabela monolítica que compara cada instituição com outra em todos os aspectos, mas vai agrupar universidades por fatores individuais e comparar critérios individuais.

"A ideia é descobrir se podemos desenvolver indicadores apropriados para saber se as comparações são possíveis entre determinados tipos de centros de educação superior", explica Giebisch.

No momento, o projeto piloto está limitado a duas áreas – economia e engenharia – e a selecionar universidades em todo o mundo. Os primeiros resultados devem estar disponíveis em junho de 2011.

O CHE espera que o novo método leve a uma ferramenta interativa que dê aos estudantes uma ideia mais flexível – e mais voltada às suas necessidades – de qual universidade escolher do que a ajuda que pode ser dada por uma simples tabela.

Autor: Ben Knight (ff)
Revisão: Alexandre Schossler




Comentário » | Enviar para alguém » | Imprimir »

Mais artigos sobre o tema

Divulgue este artigo
O que é social bookmarking?
DW-WORLD.DE
Dupla titulação beneficiará doutorandos brasileiros na Alemanha

Convênio para o reconhecimento automático do título de doutor no Brasil e na Alemanha é assinado entre a Capes e o DAAD. Universidades têm autonomia para regulamentar a dupla titulação. (24.10.2008)

1948: Fundação da Universidade Livre de Berlim

No dia 4 de dezembro de 1948, poucos anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, Berlim ganhou uma segunda universidade, que foi produto da Guerra Fria e da divisão da capital alemã. (04.12.2007)

Ensino superior alemão ganha mais seis universidades de elite

Instituições de Aachen, Freiburg, Göttingen, Heidelberg e Constança e a Universidade Livre de Berlim também serão fomentadas pelo programa de incentivo à pesquisa, o qual disponibilizará 1,9 bilhão de euros até 2011. (19.10.2007)
Comentário
Você acha correto o critério de classificação internacional das universidades? Dê sua opinião!

--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

Página Inicial
UE vai defender reforma dos mercados financeiros na cúpula do G20

Brasil será convidado especial da Feira de Frankfurt em 2013

Festival c/o pop 2010 procura interligar setores da indústria criativa

Claude Chabrol, crítico da burguesia e expoente da Nouvelle Vague, faz 80 anos

Corrida pelo novo iPhone esgota estoque na Alemanha

Brasil e Portugal decidem liderança no "Grupo da Morte"

Alemanha vence Gana e avança na Copa do Mundo

Vitória sobre Gana ainda não convence a imprensa alemã

Imprensa europeia vê Brasil entre "espetáculo" e "dever cumprido"

Nosso continente

Leia mais (em alemão)




Mundo Lusófono


Portugal aposta em laços comerciais com ex-colônias para contornar a crise

Lula diz em Lisboa que Brasil pode alavancar economia portuguesa

Agências publicitárias brasileiras conquistam mercado em Portugal

Brasil leva tecnologia e experiência em censo demográfico para a África

Brasil amplia presença nos países africanos de língua portuguesa

América Latina


Uribe deixa governo com popularidade em alta e triste balanço para os direitos humanos

Antanas Mockus: fenômeno eleitoral da internet na Colômbia

Bolivianos na Argentina: pesadelo na "terra prometida"

Brasil atrai grande número de imigrantes bolivianos

"América Latina não precisa de porta-vozes estrangeiros", diz historiador

Indígenas ficaram de fora dos movimentos de independência na América Latina

Especial

Os Europeus
Historiador Matthias von Hellfeld traça os caminhos desde a Antiguidade até a Europa unida.
© DW 2010
A Deutsche Welle não se responsabiliza pelo conteúdo de links externos.
English German Chinese Spanish Portuguese for Brazil Arabic Russian Persian Albanian Amharic Bengali Bosnian B/H/S Bulgarian Croatian Dari French Greek Hausa Hindi Indonesian Kiswahili Macedonian Pashto Polish Portuguese Romanian Serbian Turkish Ukrainian Urdu


COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas