quarta-feira, 23 de junho de 2010

1148 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

EsconderWikipedia está a mudar de aparência.Ajude-nos a encontrar problemas e a completar as traduções da interface de utilizador.
Universidade de Coimbra
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde junho de 2009)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Google — news, books, scholar, Scirus
[[Imagem:|220px|center]]
UC
Universidade de Coimbra

Lema '
Lema em Português '
Fundação 1290
Tipo de instituição Pública
Orçamento anual €
Valor da Propina € c. 996,85 euros
Funcionários
Docentes
Total de Estudantes 20.271
Estudantes 20.271
Estudantes de Licenciatura 18.228
Estudantes de Pós-Graduação e Mestrados 551 + 1.102
Reitor(a) Fernando Jorge Rama Seabra Santos
Vice-reitores António José Avelãs Nunes, Cristina Maria Silva Robalo Cordeiro, António Manuel de Oliveira Gomes Martins, Pedro Andrade Saraiva
Localização Coimbra
Campus
Página oficial http://www.uc.pt
Contacto Universidade de Coimbra, Paço das Escolas, 3004-531 Coimbra
e-mail: info@ci.uc.pt
Universidades de Portugal
A Universidade de Coimbra, sediada na cidade de Coimbra, é a mais antiga universidade portuguesa. A instituição, uma das maiores do país, remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que foi criada no século XIII, em 1290, mais especificamente a 1 de Março, quando foi assinado em Leiria, por D. Dinis, o documento Scientiae thesaurus mirabilis, que criou a própria Universidade e pediu ao Papa a confirmação.

Índice [esconder]
1 História
2 Faculdades
3 Estudantes e professores notáveis
3.1 Cientistas
3.2 Desportistas
3.3 Estrangeiros
3.4 Diplomatas
3.5 Escritores
3.6 Humanistas
3.7 Juristas
3.8 Historiadores
3.9 Músicos
3.10 Políticos
3.11 Prelados
3.12 Presidentes da República Portuguesa
3.13 Primeiros-ministros
4 Referências
5 Ver também
6 Ligações externas


[editar] História
A bula do Papa Nicolau IV, datada de 9 de Agosto de 1290, reconheceu o Estudo Geral, com as faculdades de Artes, Direito Canónico, Direito Civil e Medicina. Teologia foi reservada aos conventos Dominicanos e Franciscanos.

A universidade, inicialmente instalada na zona do actual Largo do Carmo,em Lisboa, foi transferida para Coimbra, para o Paço Real da Alcáçova, em 1308.

Em 1338 voltou para Lisboa, onde permaneceu até 1354, ano em que regressou para Coimbra. Ficou nesta cidade até 1377 e voltou de novo para Lisboa neste ano.

Até 1537 permaneceu em Lisboa, data em que foi transferida definitivamente para Coimbra, por ordem de D. João III.

A Universidade recebeu os seus primeiros estatutos em 1309, com o nome Charta magna privilegiorum.

Os segundos estatutos foram outorgados no ano de 1431 (reinado de D. João I), com disposições sobre a frequência, exames, graus, propinas e ainda sobre o traje académico.

Já no reinado de D. Manuel I, em 1503, a Universidade recebeu os seus terceiros estatutos, desta vez com considerações sobre o reitor, disciplinas, salários dos mestres, provas académicas e cerimónia do acto solene de doutoramento.

Desde o reinado de D. Manuel I que todos os Reis de Portugal passaram a ter o título de «Protectores» da Universidade, podendo nomear os professores e emitir estatutos.

O poder real (bastante mais centralizado a partir de D. João II) criava uma dependência da Universidade em relação ao Estado e à Política, pelo que a preponderância dos Estudos Jurídicos se estabeleceu em Portugal.

A 27 de Dezembro de 1559 (reinado de D. Sebastião), Baltazar de Faria fez a entrega dos Quartos Estatutos, nos quais se determinou que o reitor fosse eleito pelo Claustro, disposição essa nem sempre cumprida pelo poder régio. Nesse mesmo ano, a 1 de Novembro, tinha sido solenemente aberta a Universidade de Évora, entregue aos Jesuítas.

Em 1591, de Madrid, vieram os Sextos Estatutos (os quintos foram deixados de lado, nunca tendo entrado em vigor) e foram apresentados em Claustro no ano seguinte. Determinava-se que a Universidade indicasse três nomes para o cargo reitoral, escolhendo o rei um deles.

No Reinado de D.João V, João Frederico Ludovice terá feito o risco para a Torre da Universidade de Coimbra e portal da Biblioteca . Xavier da Costa ao citar os monumentos da era joanina, falando da Biblioteca (1716 - 1725 ), e da Torre ( 1728 - 1733 ), diz que não será injustificado atribuírem-se os seus projectos a Ludovice . Aludindo o parentesco que encontramos entre o Pórtico da mesma Biblioteca e o Portal da Capela Octogonal do Senhor das Barrocas em Aveiro . As mísulas laterais em que se apoiam os arcos, as colunas jónicas, os frisos têm um ar de parentesco nos dois pórticos, muito diferentes, porem no coroamento, pois o de Aveiro, com os seus frontões, um entrecortado outro partido, reúne uma decoração escultórica que prova grande influencia dos artistas entalhadores e dos lavrantes da pedra e ourivesaria. Não será despropositado lembrar também o nome ou a influência de Ludovice, ao citar a porta do Antigo colégio de São Jerónimo, em Coimbra, de frontão muito ondulado e partido, apoiado sobre “ gaines” - uma espécie de scabellum ou de pedestais esguios que substituem as colunas - esteios que Borromini já empregara e que o arquitecto de Mafra também aplicou na janela central do segundo andar do seu palácio de Lisboa em S.Pedro de Alcântara, concluído em 1747 . ( História de Portugal - Edição Monumental da Portucalense Editora, - Damião Peres - de Eleutério Cerdeira ) .

A Torre da Universidade de Coimbra, tem 33,5 metros de altura, constitui o emblema tradicional de Coimbra . Começou a construir-se em 1728 e foi terminada em 1733 . No topo sobre o relógio, abre-se um miradouro do qual se desfruta uma panorâmica esplendorosa da cidade e do vale do Mondego . Nesta Torre está colocada, entre outros sinos, a célebre « cabra », que marcava as horas do despertar e do recolher dos estudantes .

No reinado de D. José I, a Universidade sofreu uma profunda alteração. Em 28 de Junho de 1772 o rei ratifica os novos estatutos (Estatutos Pombalinos), que marcam o início da Reforma. Esta manifestava, sobretudo, um grande interesse pelas ciências da natureza e pelas ciências do rigor, que tão afastadas se encontravam do ensino universitário.

Em 1836 dá-se a fusão da Faculdade de Cânones e de Leis na Faculdade de Direito, e que veio a contribuir fortemente para a construção do novo aparelho legal liberalista.

Em 1911, a Universidade recebe novos estatutos com o objectivo de criar uma certa autonomia administrativa e financeira e criava também um sistema de bolsas para fazer aumentar o número de alunos no ensino superior.

Foi criada a Faculdade de Letras, que herdou as instalações da extinta Faculdade de Teologia, enquanto as Faculdades de Matemática e de Filosofia (criadas na Reforma Pombalina) eram convertidas na Faculdade de Ciências.

Com o 25 de Abril de 1974 inicia-se um novo período da vida portuguesa e universitária, que foi alvo de várias reformas para acompanhar a nova dinâmico política. Em 1989 são publicados os estatutos que estão actualmente em vigor.

Durante os seus mais de sete séculos de existência, a Universidade, hoje uma instituição de referência, foi crescendo, primeiro por toda a Alta de Coimbra e depois um pouco por toda a cidade, encontrando-se actualmente ligada a gestação de ciência e tecnologia e à difusão de cultura portuguesa no mundo.

Continuando a manter o renome de outros tempos, é, de um modo geral, indiscutível a qualidade do ensino na Universidade de Coimbra dentro do muito fragmentado panorama nacional de ensino superior. No que toca, por exemplo à Faculdade de direito (FDUC), é de notar o relatório de avaliação externa das Faculdades de Direito Portuguesas, tendo a FDUC ficado no mais alto lugar do pódium no que toca ao ensino das leis (ex-equo com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa). Todas as 8 faculdades têm cursos e departamentos geralmente considerados de excelência a nível nacional, e nalguns casos internacional. A UC tem consistentemente ficado classificada entre as 3 melhores universidades de língua portuguesa.

[editar] Faculdades

Torre da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, da autoria de Antonio Canevari.Hoje, a Universidade de Coimbra conta com oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física) e cerca de 22 mil alunos.

Actualmente, a Universidade espalha-se por três grandes pólos:

A alta universitária, Pólo I, onde se situam a reitoria e os serviços administrativos, partilhando o edifício histórico da Universidade com a Faculdade de Direito. Ainda na Alta Universitária, situam-se as Faculdades de Letras e de Psicologia, bem como os Departamentos de Ciências da Vida, Química, Física, Geologia e Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC). Completam o conjunto o edifício da Biblioteca Geral e Arquivo.
O Pólo II, ou Pólo de Engenharia, onde se situam os departamentos de engenharia da FCTUC.
Departamentos:
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Departamento de Engenharia Informática
Departamento de Engenharia Civil
Departamento de Engenharia Química
Departamento de Engenharia Mecânica
O Pólo III, ou Pólo de Ciências da Saúde, onde se situam os cursos da área médica, assim como alguns laboratórios de investigação associados.
A Faculdade de Economia, situada num palacete da Avenida Dias da Silva, está afastada dos outros 3 pólos, e foi criada em 1972.

[editar] Estudantes e professores notáveis
[editar] Cientistas
Avelar Brotero
Daniel de Matos
Aureliano de Mira Fernandes
Mário Silva
Marques Esparteiro
Ruy Luís Gomes
Egas Moniz — prémio Nobel da Medicina
Elísio de Moura
Pedro Nunes
Pedro da Fonseca (filósofo)
Christopher Clavius
José Veiga Simão
Vítor Crespo
Francisco José de Lacerda e Almeida [1759-1798]
[editar] Desportistas
Artur Jorge
Toni
[editar] Estrangeiros
Cristóvão Borri
Xanana Gusmão
Agostinho Neto
José Bonifácio de Andrada e Silva
[editar] Diplomatas
Aristides Sousa Mendes
[editar] Escritores
Eça de Queirós
Antero de Quental
Camilo Pessanha
António Nobre
Luís Vaz de Camões
Almeida Garrett
Miguel Torga
Mário de Sá Carneiro
Vergílio Ferreira
Eugénio de Andrade
Eugénio de Castro
Fernando Namora
Vieira de Castro
José Régio
[editar] Humanistas
André de Resende
Jerónimo Osório
Diogo de Teive
António Ferreira
Joaquim de Carvalho
Eduardo Lourenço
[editar] Juristas
José F. Marnoco e Sousa
Manuel de Andrade
José Alberto dos Reis
Manuel Paulo Merêa
Luís Cabral de Moncada
José Joaquim Teixeira Ribeiro
António Castanheira Neves
Orlando de Carvalho
António Ferrer Correia
João Antunes Varela
Rogério Ehrhardt Soares
Carlos Alberto da Mota Pinto
Rui Alarcão
Jorge de Figueiredo Dias
José Joaquim Gomes Canotilho
Vital Martins Moreira
João Pedro Ludovice
José Frederico Ludovice
[editar] Historiadores
António de Vasconcelos
Damião Peres
Mário Brandão
Manuel Lopes de Almeida
Torquato de Sousa Soares
Salvador Dias Arnaut
Avelino de Jesus da Costa
José Sebastião da Silva Dias
Luís Ferrand de Almeida
António de Oliveira
Jorge de Alarcão
Manuel Augusto Rodrigues
Maria Helena da Cruz Coelho
Fernando Catroga
[editar] Músicos
António Menano[1]
Edmundo de Bettencourt
Lucas Junot
Augusto Camacho Vieira
Fernando Rolim
Fernando Machado Soares
António Sutil Roque
José Cid
Adriano Correia de Oliveira
José (Zeca) Afonso
Luís Goes
João Bagão
António Brojo
António Portugal
Jorge Godinho
Jorge Moutinho
Aurélio Reis
Jorge Tuna
Eduardo de Melo
Ernesto de Melo
António Andias
Hermínio Menino
António Ralha
Paulo Alão
Durval Moreirinhas
Rui Pato
Paradela de Oliveira
José Miguel Baptista
Octávio Sérgio
Francisco Filipe Martins
Nuno Guimarães
Manuel Borralho
José Ferraz de Oliveira
José Mesquita
António Bernardino
Fernando Gomes Alves
José Manuel Santos
Jorge Cravo
Paulo Soares (Jó Jó)
[editar] Políticos
Fernando Nogueira
José Relvas
António de Oliveira Salazar
Barbosa de Melo
Alberto João Jardim
Manuel Alegre
Juvenal de Araújo
[editar] Prelados
Afonso Furtado de Mendonça
António da Ressurreição
Dom André de Almada
Bernardo Rodrigues Nogueira
Caetano Brandão
João Maria Pereira de Amaral e Pimentel
Luís de Figueiredo e Lemos
Manuel Nicolau de Almeida
Dom Frei Manuel da Cruz
Manuel Gonçalves Cerejeira
Dom Manoel de Meneses
Pedro de Castilho
[editar] Presidentes da República Portuguesa
sendo seis dos nove presidentes portugueses não militares
Manuel de Arriaga
Teófilo de Braga
Bernardino Machado
Sidónio Pais
António José de Almeida
Manuel Teixeira Gomes
[editar] Primeiros-ministros
Sebastião José de Carvalho e Mello, Marquês de Pombal
Carlos Mota Pinto
Ernesto Hintze Ribeiro
António de Oliveira Salazar
Referências
↑ António Menano: Um “Rouxinol do Mondego” na 1.ª Década de Oiro do Fado/Canção de Coimbra
[editar] Ver também
O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Universidade de CoimbraTraje académico
Universidades mais antigas do mundo
Jardim Botânico
Coro Misto da Universidade de Coimbra
Quantunna - Tuna Mista da Faculdade de Ciências e Tecnlogias da Universidade de Coimbra
Museu da Ciência
Greve Académica de 1907
[editar] Ligações externas
Universidade de Coimbra



[Expandir]v • eGrupo Coimbra
- Århus
- Barcelona - Bergen - Bolonha - Bristol - Budapeste - Cambridge - Coimbra - Dublin - Edimburgo - Galway - Genebra - Göttingen - Granada - Graz - Groningen - Heidelberg - Iaşi - Jena - Cracóvia - Leiden - Lovaina (nl) - Lovaina (fr) - Lyon - Montpellier - Oxford - Pádua - Pavia - Poitiers - Praga - Salamanca - Siena - Tartu - Salônica - Turku I - Turku II - Uppsala

- Würzburg

[Esconder]v • eInstituições de ensino superior
[Expandir] Públicas

Universitário Universidade Aberta • Universidade dos Açores • Universidade do Algarve • Universidade de Aveiro • Universidade da Beira Interior • Universidade de Coimbra • Universidade de Évora • ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa • Universidade de Lisboa • Universidade Nova de Lisboa • Universidade Técnica de Lisboa • Universidade da Madeira • Universidade do Minho • Universidade do Porto • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Politécnico Escola Superior de Enfermagem de Coimbra • Escola Superior de Enfermagem de Lisboa • Escola Superior de Enfermagem do Porto • Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril • Instituto Politécnico da Guarda • Instituto Politécnico de Beja • Instituto Politécnico de Bragança • Instituto Politécnico de Castelo Branco • Instituto Politécnico de Coimbra • Instituto Politécnico de Leiria • Instituto Politécnico de Lisboa • Instituto Politécnico de Portalegre • Instituto Politécnico de Santarém • Instituto Politécnico de Setúbal • Instituto Politécnico de Tomar • Instituto Politécnico de Viana do Castelo • Instituto Politécnico de Viseu • Instituto Politécnico do Cávado e do Ave • Instituto Politécnico do Porto
Militar e policial Academia da Força Aérea • Academia Militar • Escola Naval • Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna


[Expandir] Privadas

Particular Escola Superior Artística do Porto • Escola Superior de Actividades Imobiliárias • Escola Superior de Educação João de Deus • Escola Superior Gallaecia • Escola Universitária das Artes de Coimbra • Escola Universitária Vasco da Gama • Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing • Instituto Piaget • Instituto Superior Bissaya Barreto • Instituto Superior D. Afonso III • Instituto Superior da Maia • Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte • Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz • Instituto Superior de Comunicação Empresarial • Instituto Superior de Educação e Trabalho • Instituto Superior de Gestão • Instituto Superior de Informática e Gestão • Instituto Superior de Línguas e Administração • Instituto Superior de Novas Profissões • Instituto Superior de Psicologia Aplicada • Instituto Superior de Serviço Social do Porto • Instituto Superior Miguel Torga • Universidade Atlântica • Universidade Autónoma de Lisboa • Universidade Fernando Pessoa • Universidade Internacional • Universidade Lusíada de Lisboa • Universidade Lusófona • Universidade Portucalense
 Concordatário Universidade Católica Portuguesa



Portal Educação
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_de_Coimbra"
Categoria: Universidade de Coimbra
Categoria oculta: !Artigos que carecem de fontes desde Junho de 2009
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca

PesquisaNavegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Català Česky Deutsch English Español Euskara Suomi Français עברית Italiano 日本語 한국어 Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Svenska Türkçe Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 19h02min de 15 de junho de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT DEVIDO À WIKIPÉDIA.






EsconderWikipedia está a mudar de aparência.Ajude-nos a encontrar problemas e a completar as traduções da interface de utilizador.
Universidade Federal de Mato Grosso
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 15º 36' 31" S, 56º 03' 49" O
UFMT
Universidade Federal de Mato Grosso
[[Imagem:|170px|center]]
Lema Virtus et sapientia
Fundação 10 de dezembro de 1970
Tipo de instituição Pública
Mantenedora {{{mantenedora}}}
Orçamento anual R$ 196,97 mi (2005)
Funcionários 1 758 (2004)
Docentes 922 (2004)
Total de estudantes 19 195(2004)
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Ensino Médio integrado ao Técnico
Ensino Técnico de nível médio
Graduação 15 746 (2004)
Pós-graduação 3 449 (2004)
Reitor(a) Maria Lucia Cavalli Neder
Vice-reitor(a) Francisco José Dutra Souto
Diretor(a)
Vice-diretor(a)
Localização Cuiabá (sede), Rondonópolis, Pontal do Araguaia e Sinop
Mato Grosso
Cores
Afiliações CRUB, RENEX
Nomes anteriores
Página oficial www.ufmt.br
Contato +55 (65) 3615-8000


Instituições de ensino superior do Brasil
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é uma universidade pública federal criada em 1970 e vinculada ao Ministério da Educação (Brasil), com campi em Cuiabá, Rondonópolis, Pontal do Araguaia e Sinop no estado de Mato Grosso, Brasil. As atividades de ensino, pesquisa e extensão estão concentradas em 69 cursos de graduação (incluídas as habilitações) e 60 de especialização sustentados em núcleos de investigação e extensão, onde quase 20 000 estudantes realizam seus estudos. A reitora atual é Maria Lucia Cavalli Neder.

Índice [esconder]
1 História
2 Estrutura
3 Estatísticas
4 Administração
5 Ensino
6 Ônibus
7 Ligações externas


[editar] História
A universidade foi criada em 10 de dezembro de 1970, pela Lei n° 5647, a partir da fusão da Faculdade de Direito de Cuiabá (que foi criada em 1952) e do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá. Nesse ano foram abertos os 11 primeiros cursos, oferecidos no campus universitário, na região do Coxipó. Foram criados os primeiros centros e iniciadas as obras de construção dos blocos.

Na década de 1980 é implantado o Hospital Universitário Júlio Müller e iniciado o processo de interiorização do ensino. São criados os campi de Rondonópolis, do Médio Araguaia e de Sinop. Começa também a oferta de turmas especiais de graduação e ensino à distância, em diversas cidades e pólos espalhados pelo estado, que não contavam até então com acesso ao ensino superior.

Durante a década de 1990 continuam os projetos de turmas especiais e graduação parcelada em todos os estados, juntamente com a expansão significativa da oferta de cursos de graduação nos campi. O início da década de 2000 é marcada pela diminuição do orçamento da instituição. Apesar disso novos cursos e turmas são criados, e a universidade investe em programas de licenciatura voltados para professores de escolas públicas e nos de graduação parcelada nos municípios do interior. Em 2006 finalmente é consolidado o campus de Sinop, com a criação de vários cursos de graduação, lá e também nos outros campi interioranos, graças ao programa de expansão universitária do Governo Federal. No total, são 11 novos cursos e 500 vagas abertas no segundo semestre, em vestibular extraordinário. Já foram contradados professores e técnicos para atender a esses cursos, e em breve começarão as obras do novo campus.

[editar] Estrutura

TeatroA UFMT é formada por 10 institutos e 9 faculdades distribuídas nos quatro campi, sendo o maior e sede das instituições administrativas o situado na capital, o Campus Universitário Gabriel Novis Neves. A cidade universitária abriga também a reitoria, as pró-reitorias, a Biblioteca Central, o Restaurante Universitário, o Teatro Universitário, a TV Universitária, o Centro de Processamento de Dados, o zoológico, o complexo esportivo, o Hospital Veterinário, a editora universitária (a EdUFMT), o centro cultural e três museus, o Museu Rondon, com artefatos indígenas, o Museu de Arte e Cultura Populare o Museu de Geologia com exposição de rochas, minerais e fósseis. Em Cuiabá também fica a fazenda experimental e a ala de Graduação.


Biblioteca CentralOs outros três campi possuem área total parecida com a da cidade universitária (cerca de 600 mil m² cada, a cidade tem 782 mil m²), mas, pela oferta menor de cursos e por todos os edifícios administrativos estarem na sede, a área construída é bem menor. Em Sinop serão construídos o campus universitário e um hospital universitário, para atender a implantação dos novos cursos.

[editar] Estatísticas
A UFMT ocupa uma área total de 4 360 hectares (contando com os 1775 ha da fazenda experimental) e 149 mil metros quadrados de área construída, distribuidos pelos campi. São ofertados em 2004 69 cursos de graduação (sendo 39 noturnos), 3 403 vagas na graduação, 60 cursos de pós-graduação (sendo 50 cursos de especialização, 19 de mestrado e 2 de doutorado). São 7 365 alunos em Cuiabá, 2 193 em Rondonópolis, 734 no Médio Araguaia e 5 454 nas turmas especiais, na graduação, e 3 449 alunos na pós-graduação. Atualmente 77% dos professores são mestres ou doutores e 86% trabalham em regime de dedicação exclusiva.

[editar] Administração
A estrutura administrativa da UFMT é formada pelos órgãos deliberativos, órgãos de assessoramento superior, órgão esxecutivos e os órgãos vinculados diretamente à reitoria e à vice-reitoria.

Órgãos Deliberativos
Conselho Diretor (CD)
Conselho Universitário (CONSUNI)
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE)
Órgãos de Assessoramento Superior
Auditoria Geral
Procuradoria Geral Federal (PGF)
Órgãos Executivos
Reitoria
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG)
Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG)
Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPEQ)
Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN)
Pró-Reitoria Administrativa (PROAD)
Pró-Reitoria de Vivência Acadêmica (PROVIVAS)
Órgãos Vinculados Diretamente à Reitoria
Coordenação de Comunicação Social (ASCOM)
Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (NIEPE)
Órgãos Vinculados Diretamente à Vice-Reitoria
Biblioteca Central
Coordenação de Assistência e Benefícios ao Servidor (CABES)
Coordenação de Cultura
Editora Universitária
Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM)
Hospital Veterinário (HOVET)
[editar] Ensino
A UFMT oferece cursos de graduação e pós-graduação, nos níveis de lato sensu e stricto sensu (mestrado e doutorado). Como apoio e incentivo aos alunos, mantém cursos de extensão e bolsas permanência, moradia, monitoria, alimentação e de iniciação científica.

Campus Universitário Gabriel Novis Neves

--------------------------------------------------------------------------------

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Administração
Ciências contábeis
Faculdade de Economia
Ciências Econômicas
Faculdade Agronomia e Medicina Veterinária
Agronomia
Medicina veterinária
Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia
Arquitetura e urbanismo
Engenharia civil
Engenharia elétrica
Engenharia sanitária-ambiental
Faculdade de Ciências Médicas
Medicina
Faculdade de Direito
Direito
Faculdade de Educação Física
Educação física
Faculdade de Enfermagem
Enfermagem
Faculdade de Engenharia Florestal
Engenharia florestal
Faculdade de Nutrição
Nutrição
Ciência e Tecnologia dos Alimentos
Instituto de Biociências
Ciências biológicas
Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Física
Geologia
Matemática
Química
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Ciências sociais
Filosofia
Geografia
História
Serviço social
Instituto de Computação
Ciência da computação
Sistemas de informação
Instituto de Educação
Pedagogia
Psicologia
Instituto de Linguagens
Comunicação social
Habilitação em jornalismo
Habilitação em radialismo e TV
Habilitação em publicidade e propaganda
Letras
Habilitação em português-francês e literaturas
Habilitação em português-inglês e literaturas
Habilitação em português-espanhol e litaraturas
Habilitação em português e literatura da língua portuguesa
Música
Instituto de Saúde Coletiva
Não oferece cursos de graduação, somente de pós-graduação. Interior
Rondonópolis

--------------------------------------------------------------------------------

Instituto de Ciências Exatas e Naturais/Rondonópolis
Biologia
Enfermagem
Engenharia agrícola e ambiental
Engenharia mecânica
Informática
Matemática
Zootecnia
Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Rondonópolis
Biblioteconomia
Ciências contábeis
Letras
Habilitação em português e literatura de língua portuguesa
História
Geografia
Pedagogia
Psicologia
Médio Araguaia

--------------------------------------------------------------------------------

Centro Universitário do Araguaia(Barra do Garças e Pontal do Araguaia)
Farmácia
Engenharia de alimentos
Ciência da computação
Enfermagem
Biomedicina
Licenciatura em Física
Licenciatura em Química
Educação Física
Agronomia
Jornalismo
Geografia
Licenciatura em Ciências Biológicas
Engenharia civil
Direito
Licenciatura em Matemática
Letras
Habilitação em português e literatura de língua portuguesa
Matemática
Sinop

--------------------------------------------------------------------------------

Instituto Universitário do Norte Mato-grossense
Agronomia
Enfermagem
Engenharia florestal
Ciências naturais e matemáticas
Habilitação em matemática
Habilitação em química
Habilitação em física
Medicina veterinária
Zootecnia
Farmácia

[editar] Ônibus
Segue aqui a lista de Ônibus Que passam pela Universidade.

103 - Cid. Verde - Centro - UFMT - Jd. Imperial

306 - Terminal do CPA III - Miguel Sutil - UFMT - Grande Terceiro

330 - Terminal do CPA III - Jardim Italia - UFMT - Shopping 3 Americas

405 - Santa Cruz - Boa Esperança - UFMT - Centro

519 - Jd. Imperial II via Resid. Maria de Lourdes - UFMT - Centro

525 - Resid. Maria de Lourdes via Santa Cruz I - UFMT - Centro

[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Universidade Federal de Mato GrossoPágina oficial da UFMT
Processo Seletivo da UFMT
Museu Rondon
Coordenação de Cultura



[Expandir]v • e Cidade de Cuiabá
[Expandir]v • e● Edificações esportivas ●
Estádio Dutrinha · Estádio Verdão · Ginásio Aecim Tocantins

[Expandir]v • e● Edifícios e monumentos ●
Edifício Fontana di Trevi

[Expandir]v • e● Eventos ●
Festival Calango · Corrida de Reis

[Expandir]v • e● Instituições privadas de ensino superior ●
UNIC · UNIRONDON · UNOPAR · Senac · Senai · ICEC

[Expandir]v • e● Instituições públicas de ensino superior ●
UFMT

[Expandir]v • e● Institutos de pesquisa ●
Academia Mato-Grossense de Letras · Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) · IPHAN · Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso

[Expandir]v • e● Logradouros ●
Avenida Fernando Corrêa da Costa · Avenida do CPA · Avenida Miguel Sutil · Praça Popular · Ponte Sérgio Motta

[Expandir]v • e● Equipes esportivas ●
Clube Esportivo Dom Bosco · Cuiabá Esporte Clube · Mixto Esporte Clube · Palmeiras Esporte Clube

[Expandir]v • e● Museus e espaços culturais ●
Museu do Rio Cuiabá · Museu Rondon · MISC

[Expandir]v • e● Parques ●
Horto Florestal · Massairo Okamura · Mãe Bonifácia · Parque Zé Bolo Flô · Parque Urbano da Vila Militar · Lagoa Encantada

[Expandir]v • e● Templos ●
Catedral · Igreja do Rosário · Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora · Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho

[Expandir]v • e● Transportes ●
Aeroporto Internacional de Cuiabá · Aeródromo Santa Rita · Metrô de Cuiabá · Terminal Rodoviário de Cuiabá · Rodoviária do Coxipó

[Expandir]v • e● Shoppings ●
Cuiabá Lar · Goiabeiras · Pantanal · Três Américas


[Expandir]v • e Universidades federais do Brasil
Região Centro-Oeste Distrito Federal: (UnB) · Goiás: (UFG) · Mato Grosso: (UFMT) · Mato Grosso do Sul: (UFGD · UFMS)
Região Nordeste Alagoas: (UFAL) · Bahia: (UFBA · UFRB) · Ceará (UFC . Unilab) · Maranhão: (UFMA) · Paraíba: (UFPB · UFCG) · Piauí: (UFPI) · Pernambuco: (UFPE · UFRPE · Univasf) · Rio Grande do Norte: (UFRN · Ufersa) · Sergipe: (UFS)
Região Norte Acre: (UFAC) · Amapá: (Unifap) · Amazonas: (UFAM) · Pará: (UFPA · UFRA . UFOPA) · Rondônia: (UNIR) · Roraima: (UFRR) · Tocantins: (UFT)
Região Sudeste Espírito Santo: (UFES) · Minas Gerais: (Unifal-MG · Unifei · UFJF · UFLA · UFMG · UFOP · UFSJ · UFU · UFV · UFTM · UFVJM) · Rio de Janeiro: (Unirio · UFRJ · UFF · UFRRJ) · São Paulo: (UFSCar · Unifesp · UFABC)
Região Sul Paraná: (UFPR · UTFPR · Unila) · Rio Grande do Sul: (FURG · UFCSPA · Unipampa · UFPel · UFRGS · UFSM) · Santa Catarina: (UFSC . UFFS)

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_de_Mato_Grosso"
Categorias: Cuiabá | Universidades federais do Brasil | Universidades de Mato Grosso | CRUB | RENEX
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca

PesquisaNavegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
English Esta página foi modificada pela última vez às 22h14min de 28 de maio de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT DEVIDO À WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas