quarta-feira, 23 de junho de 2010

1134 - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA


EsconderWikipedia está a mudar de aparência.Ajude-nos a encontrar problemas e a completar as traduções da interface de utilizador.
Universidade Federal da Paraíba
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UFPB
Universidade Federal da Paraíba

Lema Sapientia Aedificat (Sabedoria Constrói)
Fundação
Tipo de instituição Pública Federal
Mantenedora MEC - Ministério da Educação e Cultura
Orçamento anual R$ 540.620.193,06 (2007)[1]
Funcionários 3765
Docentes 1394
Total de estudantes 22.238
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Ensino Médio integrado ao Técnico
Ensino Técnico de nível médio
Graduação 18750
Pós-graduação 3488
Reitor(a) Rômulo Polari
Vice-reitor(a) Yara Matos
Diretor(a)
Vice-diretor(a)
Localização João Pessoa, Areia, Bananeiras, Rio Tinto e Mamanguape
Paraíba
Cores
Afiliações CRUB, RENEX
Nomes anteriores
Página oficial www.ufpb.br
Contato
[[Imagem:|250px]]
[[Imagem:|250px]]
Instituições de ensino superior do Brasil
A UFPB - Universidade Federal da Paraíba é uma universidade brasileira mantida pelo Governo Federal e localizada na Paraíba. Possui quatro campi: João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte (Rio Tinto e Mamanguape). O primeiro curso superior da Paraíba foi o oferecido pela Escola de Agronomia do Nordeste, na cidade de Areia, em 1934. A partir daí, foram abertos vários cursos isoladamente, por ação pricipalmente de entidades classistas. A Universidade Federal da Paraíba foi fundada por iniciativa de José Américo de Almeida, em 1955, a partir da reunião de onze cursos de nível superior que já existiam no estado. Sua criação se deu primeiramente através da Lei Estadual 1.366, de 2 de dezembro de 1955. Cinco anos depois, em 13 de dezembro, a Lei 3.835 federalizou a então chamada Universidade da Paraíba, que assumiu, enfim, sua denominação atual.

Índice [esconder]
1 Desmembramento
1.1 Números da UFPB
2 Campus e Centros
3 Ligações externas
4 Referências


[editar] Desmembramento
Em 2002, a Universidade Federal da Paraíba, então formada pelos campi de João Pessoa, Bananeiras, Areia, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Sousa, foi desmembrada para formação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Esta abrangeu, a partir de então, os campi de Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, ao passo que a UFPB ficou com os de João Pessoa, Areia e Bananeiras, sendo criado posteriormente o do Litoral Norte, nas cidades de Mamanguape e Rio Tinto.

[editar] Números da UFPB
Segundo dados do Relatório de Gestão de 2004, a universidade tem: dez centros (sendo sete em João Pessoa, um em Areia , um em Bananeiras e um no Litoral Norte), 57 departamentos acadêmicos, 63 cursos de graduação com 34 habilitações, 37 cursos de especialização, 37 cursos de mestrado, 18 cursos de doutorado, 1.394 professores, 3.765 funcionários técnico-administrativos e 22.238 alunos matriculados (sendo 18.750 na graduação e 3488 na pós-graduação).

[editar] Campus e Centros
Campus I - João Pessoa

CCHLA - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
O CCHLA abrange o Departamento de História (DH), o de Filosofia (DF), o de Psicologia (DP), o de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), o de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), o de Música (DM), o de Serviço Social (DSS), o de Ciências Sociais (DCS), o Departamento de Comunicação Social e Turismo (DECOMTUR), o Departamento de Artes Cênicas (DAC), o Departamento de Artes Visuais (DAV) e o Departamento de Educação Musical (DEM).

CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
O CCSA é composto por seis cursos sendo eles: Relações Internacionais, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração, Arquivologia, Biblioteconomia.

CE - Centro de Educação
O Centro de Educação oferece apenas um curso em nível de graduação, o de Pedagogia. No entanto, conta também com Mestrado e Doutorado. Além disso, os docentes lotados em seus departamentos são os responsáveis pelas disciplinas pedagógicas de todas as licenciaturas do Campus de João Pessoa. Localiza-se entre o CCHLA e o CCSA, em contigüidade com ambos.

CCS - Centro de Ciências da Saúde
São oferecidos no CCS os cursos de, Licenciatura em Educação Física, Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura), Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia além da escola técnica de saúde e dos cursos de pós-graduação.

CCM - Centro de Ciências Médicas
Centro recém criado que oferece o curso de Medicina.

CCJ - Centro de Ciências Jurídicas
O CCJ atualmente se localiza no Centro da cidade, em um prédio histórico vizinho ao Palácio da Redenção, sede do Governo do Estado. Oferece, em nível de graduação, o Bacharelado em Direito, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Já há algum tempo, existe a intenção de transferir o CCJ para instalações no campus I, junto com os demais cursos, o que deve se concretizar breve, com a construção, já em andamento, do prédio destinado a abrigá-lo.

CCEN - Centro de Ciências Exatas e da Natureza
Estão localizados no CCEN os cursos de graduação em Ciência da Computação, Matemática, Estatística, Física, Química, Ciências Biológicas e Geografia, além de vários cursos de pós-graduação.

CT - Centro de Tecnologia
O CT oferece os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção Plena(desde 2009), Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Mecânica e Química Industrial, além dos cursos de pós-graduação.

Campus II - Areia

Centro de Ciências Agrárias
Quatro cursos de graduação são ministrados no Centro de Ciências Agrárias: Agronomia, foi criado em 1935 sendo, portanto, hoje, o mais antigo curso superior da UFPB, Zootecnia, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), completam os cursos oferecidos pelo campus.

Campus III - Bananeiras

Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias
A história do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (Ex-Centro de Formação de Tecnológos) da Universidade Federal da Paraíba se iniciou muito antes mesmo de existir a própria UFPB. O que hoje se constitui o Campus III, sediado na cidade de Bananeiras, foi o "Patronato Agrícola Vidal de Negreiros", surgido na década de 20 e que representava a culminância de um processo iniciado, nacionalmente, ainda em 1918.

A história do ensino de Graduação, ainda com a denoninação de Centro de Formação de Tecnólogos, começa em setembro de 1976, com a criação do Curso Técnico de Nível Superior em Cooperativismo, de curta duração, hoje curso de Bacharelado em Administração, sendo um dos mais conceituados do estado.

Hoje o CFT conta com 4 cursos de graduação: Administração, Ciências Agrárias, Agroindústria e Pedagogia.

Campus IV - Litoral Norte (Rio Tinto e Mamanguape)

Centro de Ciências Aplicadas e Educação
O campus IV da UFPB foi estabelicido no ano de 2007 nas cidades vizinhas , do litoral norte paraibano, os cursos são divididos da seguinte maneira entre as cidades, Rio Tinto: Ecologia, Antropologia e Culturas Indígenas, Design, Ciências da Computação (licenciatura), Sistemas de Informação, Licenciatura em Matemática; Mamanguape: Ciências Contábeis, Secretariado Executivo Bilíngue, Hotelaria e Pedagogia.

[editar] Ligações externas
Site da Universidade Federal da Paraíba
Ata de desmembramento do departamento de Artes da UFPb
Jornalístico da Universidade Federal da Paraíba
Referências
↑ Portal da Transparência
[Expandir]v • e Universidades federais do Brasil
Região Centro-Oeste Distrito Federal: (UnB) · Goiás: (UFG) · Mato Grosso: (UFMT) · Mato Grosso do Sul: (UFGD · UFMS)
Região Nordeste Alagoas: (UFAL) · Bahia: (UFBA · UFRB) · Ceará (UFC . Unilab) · Maranhão: (UFMA) · Paraíba: (UFPB · UFCG) · Piauí: (UFPI) · Pernambuco: (UFPE · UFRPE · Univasf) · Rio Grande do Norte: (UFRN · Ufersa) · Sergipe: (UFS)
Região Norte Acre: (UFAC) · Amapá: (Unifap) · Amazonas: (UFAM) · Pará: (UFPA · UFRA . UFOPA) · Rondônia: (UNIR) · Roraima: (UFRR) · Tocantins: (UFT)
Região Sudeste Espírito Santo: (UFES) · Minas Gerais: (Unifal-MG · Unifei · UFJF · UFLA · UFMG · UFOP · UFSJ · UFU · UFV · UFTM · UFVJM) · Rio de Janeiro: (Unirio · UFRJ · UFF · UFRRJ) · São Paulo: (UFSCar · Unifesp · UFABC)
Região Sul Paraná: (UFPR · UTFPR · Unila) · Rio Grande do Sul: (FURG · UFCSPA · Unipampa · UFPel · UFRGS · UFSM) · Santa Catarina: (UFSC . UFFS)

[Expandir]v • eParaíba
Ponta do Seixas • Palácio da Redenção • Teatro Santa Rosa • Museu de Artes Assis Chateaubriand • Igreja da Misericórdia • Fortaleza de Santa Catarina • Casa da Pólvora • Igreja de Nossa Senhora da Guia • Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves • Catedral de Nossa Senhora da Luz • Catedral de Nossa Senhora da Conceição • Pedra da Boca (Paraíba) • Universidade Federal da Paraíba • Universidade Estadual da Paraíba • Estádio José Américo de Almeida Filho • Centro Cultural São Francisco • Parque Arruda Câmara • Mata do Buraquinho • Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto • Festa da Luz • Estação Cabo Branco • Manaíra Shopping • Tambiá Shopping • Picãozinho • Areia Vermelha

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_da_Para%C3%ADba"
Categorias: CRUB | RENEX | Instituições de ensino superior de João Pessoa | Universidade Federal da Paraíba
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca

PesquisaNavegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
English Esta página foi modificada pela última vez às 22h10min de 28 de maio de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT DEVIDO À WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas