quarta-feira, 23 de junho de 2010

1132 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

EsconderWikipedia está a mudar de aparência.Ajude-nos a encontrar problemas e a completar as traduções da interface de utilizador.
Universidade Federal de Sergipe
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde abril de 2010)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Google — news, books, scholar, Scirus
UFS
Universidade Federal de Sergipe

Lema Fluendo Crescit
Fundação 11 de julho de 1963
Tipo de instituição Pública
Mantenedora {{{mantenedora}}}
Orçamento anual R$ 135.110 milhões
Funcionários 1.563
Docentes 492
Total de estudantes 13301
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Ensino Médio integrado ao Técnico
Ensino Técnico de nível médio
Graduação 12.144
Pós-graduação 1.157
Reitor(a) Prof. Dr. Josué Modesto dos Passos Subrinho
Vice-reitor(a)
Diretor(a)
Vice-diretor(a)
Localização São Cristovão, Laranjeiras e Itabaiana
Sergipe
Cores
Afiliações CRUB, RENEX [1]
Nomes anteriores
Página oficial http://www.ufs.br
Contato
[[Imagem:|250px]]
[[Imagem:|250px]]
Instituições de ensino superior do Brasil
A Universidade Federal de Sergipe - UFS é uma instituição pública que se localiza no município de São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

[editar] Histórico
O Ensino Superior no Estado de Sergipe foi iniciado em 1920, vindo a funcionar em 1950 com a criação das Escolas de Ciências Econômicas e de Química, a Faculdade de Direito e a Faculdade Católica de Filosofia em 1951. Em 1954 criava-se a Escola de Serviço Social e em 1961 a Faculdade de Ciências Médicas. Com esse número de escolas superiores foi possível pleitear a criação de uma Universidade em Sergipe. Através da Lei n. 1.194 de 11 de julho de 1963, o Governo do Estado de Sergipe, autoriza a transferência dos Estabelecimentos de Ensino Superior existentes no Estado para a Fundação Universidade Federal de Sergipe, ora em organização pelo Governo Federal. Quatro anos depois, foi instituída a Fundação Universidade Federal de Sergipe, em 28 de fevereiro de 1967, pelo Decreto-Lei n. 269 e instalada em 15 de maio de 1968, com a incorporação de 06 Escolas Superiores ou Faculdades que ministravam 10 cursos administrados por 05 Faculdades e 05 Institutos. Em decorrência da Reforma Universitária Brasileira foram criados 04 Centros Acadêmicos que coordenam atualmente 26 Departamentos e 103 Cursos. Seu corpo discente evoluiu de 638, no ano da sua criação, para 10.375 até a presente data.

As Unidades Administrativas e Acadêmicas da UFS funcionam, em sua maior parte, na Cidade Universitária "Prof. José Aloísio de Campos". Integram a Cidade Universitária: a Reitoria, a Prefeitura do Campus, o Setor Esportivo, os Centros Acadêmicos (CCBS, CCET, CCSA, e CECH), a Biblioteca Central - BICEN, o Restaurante Universitário - RESUN, o Centro de Processamento de Dados - CPD, o Arquivo Central, o Centro Editorial e Audiovisual - CEAV, e o Colégio de Aplicação - CODAP. Funcionam fora da Cidade Universitária: o Campus da Saúde, o Campus Avançado do Crasto, o Campus Rural, o Campus Avançado de Xingó, o Centro de Cultura e Arte - CULTART e o Museu do Homem Sergipano, além dos novos Campus localizados nas cidades de Itabaiana e Laranjeiras.

[editar] Departamento de Medicina
A idéia da criação da Faculdade de Medicina de Sergipe, surgiu na década de 50 fruto do espírito científico que dominava o Dr. Garcia Moreno e o corpo médico do Hospital de Cirurgia, então o mais bem aparelhado Hospital do estado, sob a liderança do Dr. Augusto César Leite, a maior expressão médica da época. Em 12 de junho de 1953 foi criada a Sociedade Civil Faculdade de Medicina de Sergipe, que seria responsável pela Faculdade de Medicina e escolhidos os médicos que seriam os futuros professores. Mas o idéia inicial ficou apenas por ai. Só em 1959 é que o processo de criação do curso de Medicina teve prosseguimento e em 1960 graças ao apoio decisivo do governador Luiz Garcia e do Prof. Antônio Garcia Filho, então Secretário da Educação, Cultura e Saúde, em 21 de janeiro de 1960 foi eleita a primeira diretoria da Faculdade de Medicina de Sergipe, sendo o Prof. Antônio Garcia Filho seu primeiro Diretor. Em 11 de janeiro de 1961 o Presidente Juscelino Kubitschek assinava o decreto no 49.864 que autorizava o funcionamento do curso, tendo sido abertas inicialmente 20 vagas e em 16 de fevereiro de 1961 realizou-se o primeiro vestibular, com 54 inscritos dos quais apenas 9 foram aprovados. A Faculdade de Medicina de Sergipe, assim chamada, era de patrimônio estadual. Funcionou inicialmente nas dependências do Instituto Parreiras Horta e em 1962 foi transferido para o Hospital de Cirurgia (através de uma parceria) onde permaneceu por mais de duas décadas, quando foi transferido para o Hospital Universitário em 1989. O curso foi reconhecido em 10 de setembro de 1966 pelo decreto no 59.226. Em 28 de fevereiro de 1968 foi criada a Universidade Federal de Sergipe e o curso até então estadual foi transferido para a UFS. Em 1970, com a criação do curso de Odontologia passou a denominar-se Faculdade de Ciências Médicas da UFS. Em 1979, com a reforma administrativa, passou a compor junto com outros cursos o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Hoje o curso de Medicina é ministrado no Hospital Universitário, sede do 4o Distrito Sanitário de Aracaju.

Referências
↑ http://www.renex.org.br/proreitores.php
[Expandir]v • e Universidades federais do Brasil
Região Centro-Oeste Distrito Federal: (UnB) · Goiás: (UFG) · Mato Grosso: (UFMT) · Mato Grosso do Sul: (UFGD · UFMS)
Região Nordeste Alagoas: (UFAL) · Bahia: (UFBA · UFRB) · Ceará (UFC . Unilab) · Maranhão: (UFMA) · Paraíba: (UFPB · UFCG) · Piauí: (UFPI) · Pernambuco: (UFPE · UFRPE · Univasf) · Rio Grande do Norte: (UFRN · Ufersa) · Sergipe: (UFS)
Região Norte Acre: (UFAC) · Amapá: (Unifap) · Amazonas: (UFAM) · Pará: (UFPA · UFRA . UFOPA) · Rondônia: (UNIR) · Roraima: (UFRR) · Tocantins: (UFT)
Região Sudeste Espírito Santo: (UFES) · Minas Gerais: (Unifal-MG · Unifei · UFJF · UFLA · UFMG · UFOP · UFSJ · UFU · UFV · UFTM · UFVJM) · Rio de Janeiro: (Unirio · UFRJ · UFF · UFRRJ) · São Paulo: (UFSCar · Unifesp · UFABC)
Região Sul Paraná: (UFPR · UTFPR · Unila) · Rio Grande do Sul: (FURG · UFCSPA · Unipampa · UFPel · UFRGS · UFSM) · Santa Catarina: (UFSC . UFFS)

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_de_Sergipe"
Categorias: Universidade Federal de Sergipe | Universidades federais do Brasil | Universidades de Sergipe | CRUB | RENEX
Categoria oculta: !Artigos que carecem de fontes desde Abril de 2010
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca

PesquisaNavegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
English Esta página foi modificada pela última vez às 04h26min de 14 de junho de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT DEVIDO À UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas