segunda-feira, 14 de junho de 2010

1106 - ORIGEM DAS UNIVERSIDADES

CCJApresentação Como Chegar no CCJ CCJ Parceiros Conexões de saberes UFPE Conexões de saberes UFPE
A construção de uma nova universidade, capaz de contribuir noatendimento das demandas da maioria da população, porém sem perder suaexcelência, é o desafio prioritário a que o Conexões de Saberesresponde de modo criativo e inovador. A formação de uma redesócio-pedagógica na universidade, estabelecida por discentes dediferentes cursos e perfis acadêmicos é um caminho para acolher osjovens na vida universitária, sistematizar experiências originadas emsuas famílias e comunidades e dotá-los de instrumentos metodológicaspara compreender e contribuir para a superação das históriasdesigualdades em que vivem.
Identificar o perfil dos novos estudantes, reconhecer suascaracterísticas sócio-culturais e econômicas, incorporá-los ao mundoacadêmico de forma protagonística e principalmente estimular seuenvolvimento em ações coletivas nos seus territórios de origem sãoiniciativas que o Programa Conexões de Saberes promove.



Objetivo Geral:

Desenvolver açõesinovadoras que ampliem a troca de saberes entre as comunidadespopulares e a universidade, valorizando o protagonismo dos estudantesuniversitários de origem popular, e contribuam para a democratização doacesso e permanência no ensino superior público.

Objetivos Específicos:

Promover entre os estudantes de origem popular uma formação acadêmica ampla e plural nos campos da teoria e metodologia de pesquisa e extensão, de forma a ampliar e fortalecer seu protagonismo nas ações em comunidades populares.
Estimular a formação de novas lideranças discentes e comunitárias capazes de articular a qualidade acadêmica com compromisso social, reforçando a interação da comunidade popular com a universidade.
Construir referências para uma prática de extensão, ensino e pesquisa que inclua o mapeamento das condições econômicas, culturais, educacionais e de sociabilidade em territórios de vulnerabilidade social, especialmente as relativas a crianças, adolescentes e jovens.
Fortalecer o processo de participação dos universitários de origem popular em seus fóruns de articulação local e nacional.
Promover entre os estudantes de origem popular experiências metodológicas referentes à formulação e ao acompanhamento e avaliação de políticas públicas voltadas para comunidades populares e de ações afirmativas para o ensino superior.
Fortalecer os vínculos identitários dos jovens de origem popular com seus grupos sociais e territórios de origem, como forma de superação do desenraizamento social e cultural motivado e/ou reforçado a partir de sua experiência universitária.
Ampliar a troca de experiências e informações em relação às ações pertinentes ao Programa, fortalecendo a comunicação entre as instituições parceiras e destas com as comunidades populares.
Contribuir para o desenvolvimento de estudos sistemáticos a respeito das políticas de ações afirmativas implementadas no âmbito das IFES.
Coletar, sistematizar e analisar informações sobre a estrutura universitária e as condições de acesso e permanência dos estudantes de origem popular nas universidades públicas, em especial, nos cursos de graduação.
Estimular a criação e a institucionalização de grupos de trabalho para a proposição de políticas de ação afirmativa nas IFES onde não tenham sido implementadas.
Promover ações que articulem as instituições de ensino básico localizadas em espaços populares com a universidade, possibilitando ao estudante universitário de origem popular contribuir para a melhoria dos sistemas estaduais e municipais de educação básica.
Afirmar em cada Universidade a institucionalização do Programa através das Pró-reitorias de Extensão, envolvendo outras Pró-reitorias na execução das atividades.
Articular o conjunto de ações previstas em âmbito local e nacional com outros programas e projetos da SECAD.

Próximo >

[Voltar]

Home
Notícias
Parceiros
Eventos
Produções CCJ
Atividades
Galeria de fotos
Contato
Links
Participantes
Banco de textos
Comunicação como Direito Humano
Juventude
Informações dos Bairros



COPYRIGHT: DEVIDO AOS AUTORES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas