segunda-feira, 14 de junho de 2010

1095 - ORIGEM DAS UNIVERSIDADES: CHILE

Visita Wikilingue.comConsórcio de Universidades Estatais de Chile
Consórcio de Universidades Estatais de Chile
De Wikipedia, a enciclopedia livre
O Consórcio de Universidades Estatais de Chile é uma corporación sem fins de lucro, fundada o 13 de maio de 1993, que reúne às diesciséis Universidades Estatais ou Públicas de Chile.

Estas universidades têm sua origem nas diferentes sedes da Universidade de Chile e a desaparecida Universidade Técnica do Estado, que foram separadas de suas respectivas matrices a partir do ano 1981, durante o Regime Militar, para dar origem a universidades descentralizadas, fundamentalmente de carácter regional.

As universidades estatais são reconhecidas por ser estabelecimentos não sujeitos a interesses particulares, políticos, religiosos, económicos ou de outra índole. Isto porquanto realizam sua função básica, de busca, transmissão e renovação crítica do saber em um nível superior, bem como da promoção da criação artística e da difusión cultural, sem restrição de nenhuma natureza, como não sejam as de ordem estritamente académico, e sem adscribirse a nenhum outro marco ideológico ou religioso, que não seja o interesse geral do país e o de satisfazer as necessidades de seu desenvolvimento no nível nacional e regional.

São consideradas universidades públicas por ser de propriedade]] nacional, a diferença as restantes nove Universidades Tradicionais do Conselho de Reitores, que estão constituídas como instituições de Direito Privado]] ou bem pertencem à Igreja Católica em Chile. Ao ser instituições públicas seu trabalhadoré de planta (corpo docente e outros servidores públicos) são servidor público público|servidores públicos públicos]] e seus bens são de propriedade nacional.

Membros
Esquema da desconcentración das sedes regionais da Ou. de Chile e a UTE (Clique para expandir).O Consórcio de Universidades Estatais de Chile está conformado pelas 16 universidades estatais de Chile, todas elas pertencentes ademais ao Conselho de Reitores das Universidades Chilenas.

Universidade de Tarapacá
Universidade Arturo Prat
Universidade de Antofagasta
Universidade de Atacama
Universidade da Serena
Universidade de Valparaíso
Universidade de Praia Larga de Ciências da Educação
Universidade de Santiago de Chile
Universidade de Chile
Universidade Metropolitana de Ciências da Educação
Universidade Tecnológica Metropolitana
Universidade de Talca
Universidade do Bío-Bío
Universidade da Fronteira
Universidade dos Lagos
Universidade de Magallanes
Veja-se também
Universidade Técnica do Estado
Conselho de Reitores das Universidades Chilenas
Educação em Chile
Enlaces externos
Consórcio de Universidades Estatais de Chile
Dados e Cifras das 16 universidades Estatais
Obtido em "http://www.pt.wikilingue.com/es/Cons%C3%B3rcio_de_Universidades_Estatais_de_Chile"
Categoria: Universidades Públicas de Chile

This page is based in an article from Wikipedia (please colaborate or donate).
Reutilization of the present article (modified or copied) is encouraged with the only conditions of adding a link to this page and to keep the same license.
More Wikilingue: Català, Español, Español II, Español III, Galego, Galego, Português, Português II



COPYRIGHT: WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas