segunda-feira, 14 de junho de 2010

1093 - OXFORD X CAMBRIDGE

Entrar | Criar Blogue
gilfer

Um local em que se procura informar, mas sem saturar, sempre com novidades para um leitor discernido e atento. Com uma ênfase em aspectos culturais, histórico-sociais, particularmente britânicos e internacionais, está também aberto a sugestões e opiniões.

Calendário
Jul August 2008 Sep

S M T W T F S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6


Este Blogue
Syndication
RSS 2.0

Atom 1.0

Pesquisar

ok


Navegação
Sol

Blogues

Fóruns

Imagens

Tags
Órgãos da comunicação social em crise "Aequitecto-Mór" - Reconstrução da China A Escocia e o uisque A Espanha cobia da nova União Europeia A história do uísque A IGREJA CATÓLICA IRLANDESA MINADA PELA PEDOFILIA A INVASÃO DO IRAQUE... SEGUNDO TONY BLAIR A ODISSEIA DO REGRESSO! ou as vagarias dos vulcões islandeses A Sangrenta História Britânica A tragédia da Talidomida Achado insólito de avultada fortuna Alentejo/Montados/Cortiça/Fauna-Flora/TV Andrea Palladio -Arquitectura do século XVI Aristides Sousa Mendes o teatro em Londres Arquitectura Arte britânica contemporânea ARTE JAPONESA - KUNIYOSHI ARTE RENASCENTISTA GERMÂNICA Arte/Exposições AS CONVICÇÕES INABALÁVEIS DE TONY BLAIR As epidemias da História AS TEMIDAS AGÊNCIAS MUNDIAIS DE RISCO Babilónia - Antiga Civilização Ressuscitada Babilónia Destroçada BATALHAS (Algumas das minhas!...) I de V Crónicas BBC/GAZA BBC/GAZA 2 Bebidas - uísque Biodiversidade Charles Darwin - Comemoração Ciência Ciberterrorismo Cimeira de Copenhaga Cimeira de Copenhaga (II) Cinema Comércio Comunidada Catolica no Reino Unido/Monsenhor Vaz Pinto Comunidades Portuguesas Conheça a Commonwealth quando atinge 60 anos de idade CONVIDADO DO COMANDANTE DA NATO - DA SERIE BATALHAS (Algums das minhas...) II de V Crime maternal Crise no Futebol Inglês ...e mistério no Estádio de Wembley! Crise no Parlamento Britânico Curiosidades deste mundo Desporto Diana - Morte trágica de uma Princesa DIANA - TRÁGIMA MORTE DE UMA PRINCESA Economia global - G20 Economia global . compreender a crise Eleições - Democracia Eleições/TV Eurovisão Experiências Pessoais Falklands/Malvinas Futebol Inglês - Ronaldo G20 - Conclusão GAZA Geografia Geografia/Política: China Gripe dos Suínos -H1N1 e Historial de pestes HAITI – Hispaniola Amaldiçoada? Herança da Depressão Económica História (Martin Page e Oliveira Martins História Anglo-Portuguesa História Antiga º Rei Herodes História da II Grande Guerra História da II Grande Guerra - Importante papel desempenhado pelos animais História da Irlanda do Norte História da Rádio e da BBC História da Rádio e da BBC (II) História de Portugal História Medieval Inglesa História/Folclore Inglês Holocausto Natal na Europa Planeta Terra - Como preservá-lo PLaneta Terra - Como preservá-lo - Aquecimento Global PLaneta Terra - Como preservá-lo II PLaneta Terra - Oceaanos III POLÍCIA BRITÃNICA EM XEQUE Política Política - Reino Unido Política Britânica/JKRowling Política/Assembleia Política/Assembleia (2) Política/Assembleia/ "Emigração" Política/Assembleia-emigração PrimeirA Década do Século XXI Princípio do fim do socialismo? Margaret Thatcher Problema do Afeganistão agrava-se QUO VADIS DEMOCRACIA BRITÂNICA? Relações Internacionais Relações Internacionais/EUA Relações Internacionais/Guerra Fria Relações Internacionais-EUA Revelado o novo atacante do Parlamento Britânico Saudação e agradecimento de Ano Novo Sociedade britânica TRANSMIGRAÇÃO BRITÂNICA DE CRIANÇAS - História Universidades - História
Arquivo
June 2010 (2)

May 2010 (2)

April 2010 (8)

March 2010 (6)

February 2010 (4)

January 2010 (4)

December 2009 (6)

November 2009 (6)

October 2009 (4)

September 2009 (4)

June 2009 (4)

May 2009 (11)

April 2009 (10)

March 2009 (3)

February 2009 (6)

January 2009 (18)

December 2008 (12)

November 2008 (14)

October 2008 (7)

September 2008 (19)

August 2008 (8)

July 2008 (5)

June 2008 (6)

May 2008 (1)

March 2008 (10)

February 2008 (19)

January 2008 (15)

December 2007 (9)

November 2007 (1)

October 2007 (1)
Universidades de Oxford e Cambridge - sua origem e evolução (I)
As Universidades de Oxford e Cambridge são renomadas no mundo inteiro. As suas origens, porém, são pouco conhecidas...até agora! Comecemos, pela primeira - Oxford, finalizando com a segunda, que contrariamente ao seu inegável palmarés universitário a sua origem pode surpreender muitos admiradores!




A Inglaterra pode orgulhar-se das suas duas mais antigas instituições académicas - as universidades de Oxford e Cambridge, que desde o século XVII e até 1948, foram tratadas como círculos eleitorais, com o direito de eleger um deputado cada para a Câmara dos Comuns. (*). Oriundas de instituições monásticas, como dominicanos, franciscanos, carmelitas e agostinianos, geralmente baseadas em centros episcopais como Lincoln (centro da Inglaterra), Exeter (sudoeste) e York (Norte), mais tarde, Oxford notabilizar-se-ia como centro de ensino, dando, assim, lugar à Universidade do mesmo nome. Fundada no século XIII, existem, porém, anais de que as primeiras lições remontam ao final do século XII (+) e a de Cambridge a 1209 (1). Embora conhecidas por universidades de Oxford e de Cambridge, a sua estrutura é formada por "Colleges" independentes, a quem compete a ministração do ensino, embora os diplomas ou formaturas sejam atribuídos na base genérica de Oxford ou Cambridge. Enquanto Oxford é composta por 39 "colleges", albergando 14.500 estudantes, Cambridge conta com 31, mas mais ou menos com o mesmo número de estudantes.



Oxford (1)



A tradição académica de Oxford é pautada pelas Humanidades, a de Cambridge prima pela Ciência. Por isso, no dominio das Letras e das Artes, Oxford orgulha-se da Biblioteca Bodlleian, que rivaliza com a Biblioteca Nacional (British Library), o Museu Ashmoleum, que foi o primeiro museu público britânico (1683), é um dos mais notáveis do país em obras de arte e de arqueologia, principalmente da Europa e do Médio Oriente. Além disso, o facto de depois da Universidade (Oxford University Press) editar os primeiros livros do mundo (1478), a seguir à invenção da impressão por William Caxton (1420-1491), como o nome indica, é dali que sai o mais famoso dicionário mundial o Oxford English Dictionary (OED) (2), com a primeira edição completa em 1928, e uma constante miríade anual de obras, principalmente de carácter didáctico e académico (3). De Oxford é igualmente originária da primeira tradução da Bíblia em inglês, cuja iniciativa se ficou a dever ao então director do Balliol College (1361-1382), John Wycliff, que se baseou na versão da Vulgata (em Latim).



Outra particularidade de Oxford, é, primeiro o facto de ter sido escolhida por Carlos I (1625-1649), para capital do Reino, embora temporariamente, durante a primeira fase da guerra civil, que rebentou com o primeiro encontro, em Edgehill (nas proximidades de Banbury, condado de Warwickshire, sudoeste da Inglaterra), em 23 de Outubro de 1642, entre as forças a favor do rei e as hostes parlamentares, também chamadas Roundheads, sob o comando do então deputado Oliver Cromwell, e terminou, com vitórias dos parlamentares, em 14 de Junho de 1645, em Naseby (condado de Northampton, centro da Inglaterra). O segundo, é a origem do New College. A febre bubónica e outras pragas que se lhe seguiram, que entre 1348-49 dizimou entre um terço e metade da população inglesa, e que permaneceu endémica até ao século XVII, com graves consequências principalmente em Londres, igualmente vitimou um largo número de membros do clero, particularmente quando prestavam a extrema unção às pobres vìtimas. Os efeitos foram tais, que muitos mosteiros ficaram completamente destituídos de monges. A situação foi particularmente grave devido ao facto da acção dos prelados não se limitar apenas a actos religosos, mas também a aspectos da administração civil, por serem altamente letrados. Para tentar resolver a crise, o bispo de Winchester, William of Wykeham, também ministro das finanças, fundou tanto o New College, em 1375, como o Colégio de Winchester, ns proximidades de Southampton, no sul da Inglaterra.



A Universidade de Oxford é também pioneira dos jardins de plantas medicinais. Graças a um avultado donativo de 5000 libras para a época, iniciativa do então Conde de Danby, Henry Danvers, em 1621, foi fundado para "a glória de Deus e progresso do conhecimento".Trata-se do primeiro jardim científico exclusivamente dedicado ao estudo das propriedades medicinais das plantas. Estava-se no período áureo da botânica em que se destacava o cientista botanista, John Tradescant (1570-1638), também jardineiro oficial de Carlos I. Plantas até então desconhecidas, como a batata, oriunda do Perú, que provocou sensação, particularmente devido às suas altas qualidades nutritivas, passando a fazer parte indispensável das refeições e que, desempenharia importante papel na supressão da que ficou catalogada como a Grande Fome, na Irlanda, em 1740. O Jardim Botânico de Oxford notabilizar-se-ia, três séculos e meio depois da sua fundação,devido ao facto de a ele chegarem espécies raras de plantas dos quatro cantos do Globo.



(*) O número de deputados aumentou para 9 no século XIX e para 15 em 1918, com representação extensiva a outras universidades do país, cabendo a abolição desta concessão ao governo de Clement Atlee, na Lei Eleitoral de 1948, que entrou em vigor em 1950. Na República da Irlanda, porém, esta prática mantém-se, mas em termos de senado (Seanad), em que seis membros da Câmara Alta, três da Universidade Nacional da Irlanda e outros três da Universidade de Dublin, completam os 60 representantes

(+) O historiador Peter Ackroyd, na sua obra Thames Sacred River, pag. 101 sugere que embora as origens da Universidade sejam difíceis de identificar, afirma que o mosteiro de St. Frideswide foi o seu predecessor e o que inspirou a sua criação. Já centro de saber no século IX, teve como seu patrono o rei Alfredo (848-900) que se notabilizou como o patrono do esnino.

(1) Rivalidades entre apoiantes medievais das duas universidades reivindicavam a origem de Cambridge ao antigo príncipe espanhol

Cantaber, dando lugar ao alvará atribuído nada mais nada menos que o Rei Artur. Inconformados, os apoiantes da Universidade de

Oxford invocaram a fundação ao primeiro britânico, o exilado troiano Brutus. (Vide The History Today Companion to British

History, pág 123), editado por Juliet Gardiner & Neil Wenborn e publicado por Collins & Brown.

(2) Com actualizações regulares, a equipa editorial permanente do OED, convida o envio de novos vocábulos, que são devidamente escrutinados. Esta prática "democrática" levou a BBC a produzir o programa Balderdash & Pifflea, transmitido em 2005/2006, em que, depois de investigação intensa desafiava asserções e inclusões, cuja maioria foi tomada em conta.

(3) Esta editora dispunha, em 2008 de uma dependência em Portugal.





Publicação: Thursday, August 21, 2008 6:46 PM por gilfer
Arquivado em: Universidades - História
Comentários
Sem Comentários

Para comentar necessita de estar registado



COPPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas