Sign up
Use your Facebook login and see what your friends are reading and sharing.
Other login options
Login with Facebook
Signup
I don't have a Facebook account
email address (required)
create username (required)
password (required)
Send me the Scribd Newsletter, and occasional account related communications.
Privacy policy You will receive email notifications regarding your account activity. You can manage these notifications in your account settings. We promise to respect your privacy. Why Sign up?
Discover and connect with people of similar interests.
Publish your documents quickly and easily.
Share your reading interests on Scribd and social sites.
Already have a Scribd account?
email address or username
password
Trouble logging in?
Login Successful
Now bringing you back...
« Back to Login
Reset your password
Please enter your email address below to reset your password. We will send you an email with instructions on how to continue.
Email address:
You need to provide a login for this account as well.
Login:
Explore Community Login
Sign Up | Log In
1
/ 10
View Mode
Book
Slideshow
Scroll
Reading should be social! Post a message on your social networks to let others know what you're reading. Select the sites below and start sharing.
Login to Add a CommentShare & Embed
Link / URL: Embed Size & Settings: Width: Auto Height: (proportional to specified width) Start on page: Preview View: Scroll Book Slideshow Tiled More share options
Ads by Google
Cursos Distância
Curso a distância em diversas áreas
é no POSEAD! Conheça e matricule-se
www.posead.com.br Quer Entrar na Faculdade?
Conheça 6.800 opções de Cursos que
podem ser Financiados. Cadastre-se!
www.CreditoPraValer.com.br CordCell - 0800-772 22 00
Brasil Todo Congele Células Tronco
Cordão Umbilical, proteja seu filho
www.cordcell.com.br
Ads by Google
Cursos Distância
Curso a distância em diversas áreas
é no POSEAD! Conheça e matricule-se
www.posead.com.br
Quer Entrar na Faculdade?
Conheça 6.800 opções de Cursos que
podem ser Financiados. Cadastre-se!
www.CreditoPraValer.com.br
CordCell - 0800-772 22 00
Brasil Todo Congele Células Tronco
Cordão Umbilical, proteja seu filho
www.cordcell.com.br
ORIGEM DA UNIVERSIDADE A origem da Universidade está intimamente ligada à educação teológica. Pelo
ano 1200, alguns ambientes de catequese cristã viraram universidades. A
Universidade de Bolônia na Itália foi a primeira a surgir. A Universidade de
Paris foi a segunda, depois veio Oxford.
Naquele tempo, a Universidade de Paris chegou a ser o centro filosófico e
teológico do mundo. Mais adiante, esta chegou a ser a semente do futuro
seminário protestante. A educação superior era o âmbito do clero. O erudito
era visto como o guardião da sabedoria.
A universidade moderna surgiu porque os bispos necessitavam de um lugar
para prover treinamento clerical. A teologia era considerada a "Rainha das
Ciências" na Universidade. No período entre 1250 até 1500 foram fundadas 71
universidades na Europa. [
http://www.ptmin.org/pagan_spanish.htm#_ftn235] A teologia moderna exercitou-se nas abstrações da filosofia grega. A academia
universitária adotou o modelo do pensamento aristotélico, dirigido ao
conhecimento e à lógica racional. O instinto dominante da teologia escolástica
tendia para a assimilação e a comunicação do conhecimento. É exatamente por
isso que o pensamento ocidental sempre foi aficcionado pela formulação de
credos, declarações doutrinais e outras abstrações insonsas.
Um dos professores quem mais influiram no formato atual da teologia foi Pedro
Abelardo (1079-1142). Abelardo foi o responsável, em parte, por dar-nos a
"moderna teologia". Seu ensino pôs a mesa e preparou o menu para filósofos
escolásticos como Tomás de Aquino (1225-1274).
Graças a Abelardo a escola de Paris virou modelo para as demais universidades. Abelardo aplicou a lógica, ou logia, aristotélica da verdade revelada. [http://www.ptmin.org/pagan_spanish.htm#_ftn236]. Ele também deu à palavra "teologia" o significado que tem hoje. Antes dele, esta palavra era utilizada apenas para descrever crenças pagãs. Seguindo a norma de Aristóteles, Abelardo dominou a arte filosófica da "dialética", a discussão lógica da verdade. Ele aplicou esta arte às Escrituras. Atenas, pois, está no sangue da educação teológica cristã, que nunca mais se
recuperou da influência de Abelardo. Aristóteles, Abelardo e Aquino
acreditavam que a razão era a porta de acesso à verdade divina. Então, desde
o começo, a educação universitária ocidental resultou da fusão de elementos
pagãos com elementos cristãos.
******************************************************************************** Autonomia universitária - O Princípio e o Fim Delfim Soares A Universidade é uma instituição que, em seu modelo atual predominante, tem origem na Europa medieval. Consideramos a lembrança se seus primórdios uma forma comparativa adequada para avaliar a trajetória da sua evolução e , mesmo, de possíveis retrocessos. O que motiva esta vasculhada histórica é o projeto de emenda constitucional e de lei complementar que o MARE enviou ao Congresso Nacional, sobreautonom ia das universidades federais.
Do embrião da autonomia Naturalmente, limitar-nos-emos aos aspectos envolvidos diretamente na questão da autonomia. As universidades surgiramex- consuetudine (formadas espontaneamente) ouex- privilegio (criadas por decreto real ou bula papal). Com o tempo todas acabavam recebendo algum tipo de confirmação oficial. Isto nos leva à relação constante entre outorga e autonomia. A universidade medieval, devido às suas origens mais freqüentes em escolas clericais, ao fato de quase sempre ser consagrada por Bula papal e, ainda, porque a maior parte dos professores eram clérigos, herdou vários direitos e privilégios que eram exclusivos do clero. Mesmo quando uma universidade era criada por decreto real, como foi o caso da de Lisboa pela Scientiae Thesaurus Mirabilis de D. Dinis de 1288,(1) costumava adquirir fórum eclesiástico como ocorreu nesta universidade com a bula do papa Nicolau IV De statu regni
Portugaliae em 1290.(2) Há sempre uma certa relatividade na autonomia atribuída às universidades, quer pela autoridade real quer pela autoridade papal, pois o mesmo poder que cria a universidade costuma manter sobre ela algum tipo de ingerência, por maior que seja o grau de autocracia universitária.
Embora no apogeu da autonomia da universidade, durante os séculos XII e XIII, a academia tenha conseguido direitos e privilégios semelhantes aos de um verdadeiro Estado quase independente, sempre houve algum tipo de dependência, principalmente da autoridade eclesiástica.
Também acontecem algumas ingerências do poder real. Esta prática pode encontrar-se tanto nos modelos universitários que seguem a estrutura de Paris quanto nas universidades que imitam Bolonha, caso em que se enquadra a universidade de Coimbra/Lisboa e como se pode deduzir da seguinte ata de 6 de novembro de 1512, da Universidade de Lisboa: "Aos
bj dias do mes de nouembro de bexij nas scolas gerais do studo de lixboa...determjnando per o bacharel Ruy gonçalvez... o dicto doctor ouuese seu asento e quaesquer onrras no dicto studo por que ElRey nosso Senhor asi o auja por bem..."(3)
Em alguns casos, a autoridade manifesta claramente o propósito da viabilização material da vida universitária. A bula do papa Sixto IV de 1475, criando a Universidade de Copenhague impõe, para criação da instituição, locus insignis, in quo victualium copia haberatur (4) (local excelente, com abundância de suprimentos).
Três coisas são fundamentais para o devido enquadramento da autonomia da universidade medieval: a compreensão da situação do clero como classe social dominante, inserida na estrutura feudal, as características da estrutura organizacional intrínseca e extrínseca da universidade e o conjunto de direitos e privilégios que os universitários foram adquirindo na maior parte das universidades.
Deve-se realçar que o pano de fundo para o conjunto de privilégios ou direitos, entre eles, a autonomia, é o domínio do saber. A ciência, no sentido mais amplo, estaria, portanto na base da diferenciação social, do privilégio jurídico e da autocracia universitária. Ela pressupõe outorga do poder público/eclesiástico, conquista corporativa, competência operacional, pesquisa científica, docência e independência.
A universidade de Paris, a mais importante da Idade Média, se organiza como as demais corporações: os professores são osm es tres, os bacharéis são osofi ciais e os estudantes são osaprendizes. É neste ponto que se liga autonomia e corporação.
Há algumas variações nos modelos organizacionais das universidades medievais, mas todas elas têm uma estrutura parecida. Sua administração é exercida por reitores, chanceleres, síndicos, decanos, todos eleitos pela comunidade acadêmica. As grandes decisões são tomadas por conselhos ou congregações representativas. Os cargos são sempre temporários e, normalmente, não há nomeações externas. Estudantes participam ativamente das eleições dos cargos administrativos.
A universidade medieval inclui entre as características de sua autonomia, o direito de asilo, não podendo ser invadida pela polícia, e fórum próprio, o que transforma a universidade num mini-Estado. Por outro lado, convém não esquecer o império da Escolástica, como formatação intelectual instituída e, portanto, manter presente a distinção entre autonomia universitária e liberdade intelectual.
Alguns direitos eram inerentes às atividades acadêmicas, como o direito do magistério universal dos diplomas de Paris: "...quicunque ex Universitate vestra... examinatus et approbatus fuerit... docendi ubique locorum... liberam habeat facultatem...” (5) (...quem da vossa Universidade... for examinado e aprovado... terá o direito de ensinar em todos os lugares). E isso seria feito sem qualquer tipo de exigência ou outro exame. Os privilégios dos universitários remontam a 1158. Em 1198 O papa Celestino III determina foro eclesiástico para questões financeiras envolvendo estudantes. Em 1200, o rei Felipe Augusto transfere para o foro eclesiástico as questões envolvendo estudantes. A isenção e impostos do clero também foi herdada pelos universitários. Também eram dispensados do serviço militar. O papa Gregório IX concedeu aos mestres e estudantes o direito de greve -cessatio: "liceat vobis usque ad satisfactionem condignam suspendere
lectiones".(6) (seja-vos permitido suspender as aulas até a satisfação condigna). Amigratio ou transferência de universidade era outro direito dos estudantes. Algumas pequenas vantagens também eram usufruídas pelos universitários, como descontos em espetáculos. Alguns dos privilégios estendiam-se também aos funcionários das universidades e até aos serviçais dos universitários.
Origem Da Universidade
Reads:1,813
Uploaded:10/15/2008Category:Uncategorized. Rated:(4 Ratings)api_user_11797_si...
Ads by Google
Curso de Enfermagem
Curso 100% Online por Apenas R$50.
Receba o seu Certificado em Casa!
www.Cursos24Horas.com.br
Universidade de Odonto?
Monte seu Consultório Odontológico
com o consórcio da Porto seguro.
PortoSeguro.com.br/Consorcio
Sabe qual é...
o Banco Oficial do Planeta Terra?
Venha Descobrir!
BESA.ao
Universidade Federal -UBA
Sem Mensalidade e Sem Vestibular!
Estude em Buenos Aires - Argentina.
www.viveenbuenosaires.com
Universidade Pos Graduacao
Especialização online em Direito
Público e Privado. Matricule-se!
www.wdireito.com.br
Árvore Genealógica
Excelente Programa
Download Gratuito
www.myheritage.com.br
ERP CIGAM Gestão Completa
Maior índice de satisfação, compare
garantimos o melhor custo beneficio
www.cigam.com.br
Origens Diferentes
Descubra como as diferenças deixam
o mundo mais interessante. Acesse.
www.oqueimportaparaomundo.com.br
Reading just got better!
Welcome to Scribd's new HTML5 reading experience.
Learn more
Change your reading preferences
Share & Embed
Link / URL: Embed Size & Settings: Width: Auto Height: (proportional to specified width) Start on page: Preview View: Scroll Book Slideshow Tiled More share options
Related
88 p. Boaventura de Sousa Santos - A Uni...
Reads: 773
88 p. A Universidade Do Sec. XXI
Reads: 743
42 p. Universidade Numa Encruzilhada - C...
Reads: 131
17 p. Marilena Chauí - VENTOS DO PROGRE...
Reads: 165
24 p. CAMINHOS DA UNIVERSIDADE RUMO AO S...
Reads: 1301
15 p. Educação Universitária e Desenv...
Reads: 821
600 p. Maria Lucia A
Reads: 1120
10 p. Franklin Leopoldo e Silva - Univer...
Reads: 106
221 p. BIANCHETTI Lucídio - Trama & Text...
Reads: 904
221 p. Lucídio Bianchetti - TRAMA & TEXT...
Reads: 647
221 p. Lucídio Bianchetti - Trama & Text...
Reads: 1995
243 p. Isabel Maria Loureiro & Ricardo Mu...
Reads: 207
243 p. ler Capítulos Do Marxismo Ocident...
Reads: 1610
98 p. FREIRE, Paulo - Pedagogia - Diálo...
Reads: 235
98 p. Paulo Freire - Pedagogia Dialogo e...
Reads: 311
98 p. Pedagogia Diálogo e Conflito
Reads: 239
98 p. Pedagogia Dialogo Conflito Paulo F...
Reads: 201
98 p. pedagogia_dialogo_conflito
Reads: 160
98 p. Paulo Freire - Pedagogia Dialogo C...
Reads: 3046
98 p. pedagogia_dialogo_conflito
Reads: 187
4 p. find-best-mobile
Reads: 0
3 p. disclaimer-work
Reads: 0
50 p. 1884 MISSOURI Precinct vote for Pr...
Reads: 0
3 p. 5750c-scanner
Reads: 0
2 p. null
Reads: 0
More from this user
2 p.Evento Fuerzas Comando
From: api_user_11797_si...
Reads: 50
5 p.tga mesmo
From: api_user_11797_si...
Reads: 776
33 p.Tga Final Mesmo
From: api_user_11797_si...
Reads: 1,390
15 p.Digitalizar0002
From: api_user_11797_si...
Reads: 286
4 p.Digitalizar0001
From: api_user_11797_si...
Reads: 194
4 p.Modelo de Trabalhos Academicos ...
From: api_user_11797_si...
Reads: 716
12 p.03
From: api_user_11797_si...
Reads: 908
18 p.Organiza
From: api_user_11797_si...
Reads: 1,303
16 p.Vinhos Com Informações
From: api_user_11797_si...
Reads: 761
28 p.Banquete
From: api_user_11797_si...
Reads: 2,504
111 p.Vinhos Apresentação Final
From: api_user_11797_si...
Reads: 1,307
94 p.Vinho
From: api_user_11797_si...
Reads: 1,286
5 p.Voltaire
From: api_user_11797_si...
Reads: 729
1 p.Vitória de Samotrácia
From: api_user_11797_si...
Reads: 592
1 p.Vestibular
From: api_user_11797_si...
Reads: 193
1 p.Vestibular.ucg
From: api_user_11797_si...
Reads: 208
11 p.Universidade Da Regi o de Joinv...
From: api_user_11797_si...
Reads: 1,210
1 p.UMBRELA
From: api_user_11797_si...
Reads: 218
20 p.UFRGS
From: api_user_11797_si...
Reads: 2,448
2 p.UFG.2006.2ªFase
From: api_user_11797_si...
Reads: 152
1 p.UEG.2ªFASE
From: api_user_11797_si...
Reads: 177
1 p.Telefone
From: api_user_11797_si...
Reads: 168
2 p.Simulado 1ºano
From: api_user_11797_si...
Reads: 2,422
3 p.Sexualidade Na Igreja
From: api_user_11797_si...
Reads: 494
1 p.Senha All Music
From: api_user_11797_si...
Reads: 140
Login to Add a Comment
flavia_andrade_1 read this 2 days ago
Learn more about Readcast.flavia_andrade_1 read this 06 / 01 / 2010
Learn more about Readcast.
robsonapologista read this 06 / 01 / 2010
Learn more about Readcast.
COPYRIGHT DEVIDO A FLÁVIA ANDRADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário